Quais são os impostos para loja virtual?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Antes de começar o seu empreendimento é fundamental saber quais são os impostos para loja virtual. Afinal, são custos que fazem parte da rotina financeira de um e-commerce, e impactam diretamente a sua atuação.

As vendas virtuais cresceram abruptamente nos últimos anos. Com a pandemia de Covid 19 isso aumentou muito, pois, as pessoas passaram a priorizar as compras à distância.

Então, se você almeja iniciar um e-commerce esse conteúdo é para você. Fique conosco até o final e tire todas as suas dúvidas sobre quais são os impostos para loja virtual.

Afinal, quais são os impostos para loja virtual?

Os impostos estão presentes na maioria das atividades comerciais. Ou seja, sempre que há uma transação de compra e venda há também um valor a ser pago para o governo.

Em geral, esses valores são destinados ao cofre público do estado, prefeitura ou de cunho federal. Eles devem ser usados para melhorias de serviços para a população, pagamento de salários de agentes públicos ou outros financiamentos importantes.

Nós já falamos em outro momento sobre impostos do Brasil. Mas hoje vamos focar em quais são os impostos para loja virtual. Os principais são:

ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços:

Como o próprio nome sugere, o ICMS ocorre quando existem operações relacionadas à circulação de mercadorias ou prestação de serviços no país. Portanto, é um valor pago para atividades que envolvam transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

Esse é um dos valores cobrados mais antigos. O ICMS existe desde 1988, no entanto, o valor cobrado depende de cada estado. Além disso, ele incide sobre diferentes tipos de serviços e produtos.

Uma das caracteristicas mais importantes é esse é um imposto para e-commerce que considera a emissão de nota fiscal como algo fundamental. É justamente nela que é descrito o valor a ser pago.

ST: Substituição Tributária:

Em alguns casos o ICMS pode ser pago pelo que chamamos de Substituição Tributária. Nesse caso, o valor é pago por outro contribuinte que não aquele que vendeu, efetivamente. Isso pode acontecer de três diferentes formas:

  • Simples: A substituição simples ocorre quando uma outra pessoa que participa do processo do negócio efetua o pagamento integral do imposto;
  • Substituição para frente: quando isso acontece somente o primeiro envolvido em toda a movimentação é que pagará o imposto. Portanto, ele deve arrecadar o valor das demais partes.
  • Substituição para trás: o mesmo que o anterior, mas com a tributação acontecendo na última etapa.

DAS: Documento de Arrecadação do Simples Nacional

Não podemos falar sobre quais são os impostos para loja virtual sem comentarmos da DAS. A DAS é uma guia que o MEI – Microempreendedor Individual – deve emitir todos os meses para arrecadação.

Ele se aplica ao sistema do Simples Nacional, que, como sugere o nome, é uma forma simplificada de tributar pequenos negócios. Portanto, ao pagar a DAS o empreendedor está arcando com:

  • ICMS, já mencionado anteriormente;
  • IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • CPP (Contribuição Patronal Previdenciária);
  • Contribuição para o PIS/Pasep.

Quais são os impostos para loja virtual de acordo com sistema de tributação

A verdade é que quando você pesquisa sobre quais são os impostos para loja virtual acaba encontrando informações sobre diferentes modelos de tributação. No Brasil existem três:

Lucro Real:

Considerado o modelo mais complexo, o Lucro Real considera o lucro líquido de uma empresa para realizar os cálculos de seus tributos devidos.

Lucro Presumido

Empresas que faturam até R$ 78 milhões de reais podem optar por esse modelo. Ele considera o percentual da receita total ou bruta. Além disso, o percentual de cálculo de impostos varia de 1,6% até 32% dependendo do segmento do negócio.

Simples Nacional

O Simples Nacional, como explicamos antes, é o modelo mais simples de tributação. Os impostos são concentrados em uma guia para pagamento que facilita bastante a gestão.

Penalidades para não pagamento

Além de saber sobre quais são os impostos para loja virtual é fundamental saber que o não pagamento desses valores podem levar a diferentes tipos de penalidades.

O maior risco é que a empresa pode ser enquadrada por sonegação de impostos, que é um crime. Isso acontece quando informações são omitidas ou alteradas para que a empresa pague menos do que deve por sua atuação.

Porém, também pode acontecer de a pessoa simplesmente esquecer um pagamento, o que não é feito de maneira mal-intencionada. Porém, isso também pode desencadear multas e sanções, impedindo o seu negócio de crescer e se desenvolver no mercado.

Por isso é tão importante ter um contador ao seu dispor para lhe ajudar com esses trâmites e até mesmo entender melhor quais são os impostos ata loja virtual. Afinal, esse é um profissional que entende da legislação e pode orientar a sua empresa para evitar erros.

Como cuidar dos impostos de uma loja virtual?

Lojas virtuais possuem grande potencial comercial. No entanto, também podem ser negócios mais frágeis quando falamos de questões burocráticas e fiscais. Afinal, nem sempre esses empreendimentos depõem de muito dinheiro, e qualquer problema pode causar verdadeiros rombos.

Analise o modelo de tributação:

Uma dica importante é verificar com atenção quais são os impostos para loja virtual. Nesse contexto é fundamental enquadrar corretamente a sua loja para não pagar mais impostos do que deveria.

Controle contábil:

Um bom controle contábil ajuda a evitar multas por atrasos e problemas com não pagamento de impostos. Organizar as suas obrigações fiscais é também uma estratégia de crescimento, pois ajuda a empresa a ter mais crédito no mercado para expandir sua atuação.

Tecnologia e BPO financeiro:

Contar com a tecnologia como sua aliada pode ajudar muito. Um BPO financeiro é a terceirização do seu financeiro. Entregar esses cuidados a uma equipe especializada permite que você tenha mais tempo livre para outras ações enquanto todos os assuntos contábeis são controlados por especialistas.

Agora você já sabe quais são os impostos para loja virtual. Aproveite essas informações para manter sua empresa sempre dentro das conformidades, evitando multas por atraso e não pagamento de impostos.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul