BPO financeiro: entenda tudo

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

BPO financeiro: entenda tudo

Por acaso você sabe o que é BPO financeiro? Trata-se de uma técnica que vem se popularizando nos últimos tempos e conquistando diversos gestores, independentemente do seu ramo de atuação no mercado.

Muitos afirmam que a prática veio para auxiliar no processo de evolução dos negócios. Isso se dá por meio de uma série de análises precisas. Mas por acaso você sabe o que é BPO financeiro?

O que é BPO financeiro?


BPO financeiro é uma prática que busca terceirizar os processos financeiros de uma empresa com o intuito de economizar o máximo possível de recursos e contar com especialistas para cuidar de áreas específicas de seu negócio.

Basicamente, ao realizar o BPO financeiro você pode contar com a expertise de uma empresa especializada para orientar nas suas decisões relacionadas ao financeiro do negócio, como os profissionais do IBGEM.

Tal questão é ainda mais importante quando pensamos no período de crise existente no país e que quase metade das empresas abertas no Brasil fecham com menos de dois anos por má administração.

Vale a pena investir no BPO pois essa técnica auxilia sua empresa, exercendo boas práticas de gestão financeira e reduzindo os custos trabalhistas do seu negócio de forma drástica.

Os benefícios do BPO financeiro


Agora falaremos sobre os benefícios do BPO financeiro de maneira mais detalhada. Nota que ao terceirizar o setor financeiro de seu negócio você já obtém o benefício de poder focar em outras áreas da empresa. Além disso, outros benefícios são:

Controlar contas a pagar, a receber e liberar recursos de giro de forma dinâmica;

Reduzir a inadimplência dos seus clientes;

Diminuir consideravelmente os custos trabalhistas do seu negócio;

Evitar burocracia em processos de contratação de funcionários.

Elaborar processos e práticas estruturadas desde o início da empresa sem precisar contratar um funcionário expert;

Garantir mão de obra qualificada para essa operação.

Quais as principais atividades realizadas pelo BPO financeiro?


Cada empresa é única, apresentando assim demandas diferentes. Por isso não é possível dizer com exatidão quais são as principais atividades efetuadas pelo BPO financeiro.

Simultaneamente, é preciso destacar que uma parte importantíssima do trabalho de um BPO financeiro é exatamente identificar quais são as principais necessidades de cada negócio.

Assim é necessário que ele concilie diariamente todas as entradas e saídas do negócio, gerencie pagamentos de fornecedores, o que inclui lançar contas a pagar na plataforma de gestão financeira.

Ele pode e deve ter acesso ao banco, e tem que ter liberdade para agendar pagamentos, sendo estes autorizados pelo empreendedor.

Além disso, outras funções importantes do BPO financeiro são:

Elaboração do fluxo de caixa;

Gestão de indicadores;

Análise de crédito;

Gestão de documentos.

Qual a diferença entre BPO, Consultoria e Assessoria?


É necessário compreender que o BPO impacta na terceirização do modelo de negócio e também na estrutura financeira, física e cultural.

É preciso destacar que a cultura tende a mudar quando o BPO é desempenhado e geralmente a empresa se torna mais disciplinada.

Por outro lado, na consultoria, a maioria das ações está atrelada ao aconselhamento na solução de problemas ou decisões a serem tomadas.

Em outras palavras, o consultor é como se fosse a bússola da empresa, norteando o empresário. Mas cabe ao gestor decidir o caminho que irá seguir.

Já quando falamos da assessoria, podemos dizer que trata-se de um auxílio técnico que normalmente acompanha um projeto específico da implementação até a conclusão, agindo dentro do projeto, porém, sem grandes responsabilidades na tomada de decisão.

O BPO está diretamente relacionado à gestão tributária de um negócio


Como pudemos observar, o BPO financeiro está diretamente relacionado à gestão tributária de uma empresa. Mas pode acaso você sabe o que é gestão tributária? Apesar de já destacarmos o tema inúmeras vezes em nosso blog, é sempre bom recapitular o assunto.

A gestão tributária consiste em administrar todos os processos da empresa que envolvem os tributos e o planejamento estratégico do negócio. Desse modo, ela vai muito além da escolha correta do regime tributário da empresa no momento de sua abertura.

Também é importante precificar corretamente, entender a tributação dos fornecedores, benefícios fiscais de produtos vendidos e serviços executados e suas atualizações ao longo do tempo, entre outros fatores. Entre os principais objetivos da gestão tributária, podemos citar:

Corrigir possíveis erros de interpretação e execução no cumprimento das obrigações e rotinas fiscais na empresa;

Evitar contingências fiscais (multas e sanções), bem como o pagamento indevido de tributos;

Implementar formas lícitas de economia tributária.

Também é importante falar sobre as principais vantagens da gestão tributária, que são:

Evitar qualquer tipo de gasto tributário desnecessário;

Auxílio na hora da tomada de decisões estratégicas;

Como já colocado, a gestão também deixa seu negócio bem longe de multas e outras penalidades.

Assim fica ainda mais evidente a ligação entre esse tipo de gestão e o BPO financeiro. Lembre-se que é muito importante a realização de ambos os processos. Eles certamente trarão uma série de benefícios para o seu negócio, fazendo com que ele se diferencia dos demais e se destaque no mercado.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

BPO Financeiro

LTV: Aprenda o que é, e como calcular

Existem muitas estratégias que são essenciais para ajudar na boa administração empresarial. Dentre elas, o Lifetime Value se destaca como uma das ações essenciais para

BPO Financeiro

O que é orçamento empresarial? Entenda tudo!

O orçamento empresarial é uma ferramenta fundamental de gestão financeira utilizada por organizações de todos os portes e setores. Ele consiste em um plano detalhado

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul