Sempre que você paga impostos a mais para a Receita Federal tem o direito de receber esse valor de volta. Mas, como receber imposto a restituir? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm.
No Brasil, quase todas as formas de recebimento de dinheiro geram impostos. Ou seja, quando você recebe um valor, tem que pagar um percentual para a Receita Federal. Esse percentual existe para que a empresa arque com suas obrigações e também haja um controle sobre a economia do país.
Mas, apesar de ser muito esperado, muitas pessoas não sabem como receber imposto a restituir. Pensando nisso fizemos um tutorial completo explicando passo a passo para reaver qualquer valor que seja seu por direito.
O que é restituição de imposto de renda?
Antes de falarmos sobre como receber imposto a restituir é muito importante entender o que é restituição e imposto de renda. Vamos explicar detalhadamente.
A restituição do imposto de renda é a devolução de uma parte do valor pago. Ou seja, o imposto retido na fonte foi maior do que deveria.
Isso acontece porque existem regras para dedução de imposto. Ou seja, existem gastos e recebimentos que você declara, mas que não são contados na hora de pagar os impostos.
Alguns dos valores que sofrem com dedução de imposto de tenda são:
- Consultas;
- Planos de saúde;
- Internações;
- Psicólogos;
- Dentistas;
- Fisioterapia;
- Exames.
Saiba como receber imposto a restituir
Ademais, se você pagou impostos por valores que são dedutíveis – completamente ou parcialmente – então precisa saber como receber imposto a restituir. Afinal, essa é a forma de reaver o valor pago a mais para o governo.
Acesse o Portal e-CAC
A primeira coisa a fazer se você quer saber como receber imposto a restituir é entrar diretamente portal e-CAC clicando aqui. Entre usando seus dados de acesso – você pode logar com informações que usa para acessar o site do Governo.
Solicite a restituição
Na página inicial você pode ver a informação “Solicitar Restituição Não Resgatada Na Rede Bancária”. Clique para dar continuidade.
Forneça seus dados bancários
Agora é hora de fornecer os seus dados bancários. Afinal, o valor de restituição e importo de renda será depositado em sua conta.
Mas, atenção: a conta precisa estar no nome do contribuinte que está solicitando a restituição. Depois disso é só esperar que o valor será enviado para a sua conta seguindo o cronograma de pagamentos que explicaremos mais abaixo.
Como receber imposto a restituir pelo app?
Visando facilitar ainda mais a vida dos contribuintes, é possível fazer esse passo a passo também pelo celular. Nesse caso, porém, você deve antes baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda no seu dispositivo móvel.
O App está disponível tanto na Apple Store quanto Google Play. Portanto, ele pode ser instalado tanto em Android quanto Iphone.
Ademais, o passo a passo após a instalação é exatamente o mesmo: basta procurar pela opção de Solicitar Restituição” e fornecer os seus dados conforme o sistema orienta.
Aprenda a ver extrato do Imposto de Renda
Tão importa te quanto saber como receber imposto a restituir é saber exatamente como você pode descobrir o seu saldo no IRPF. Portanto, você deve verificar antes se realmente tem algum valor a receber.
- Clique aqui para acessar o site;
- Preencha os campos com seu CPF e data de nascimento;
- Preencha o campo que solicita o código de verificação;
Depois disso abrirá uma página com informações sobre os valores disponíveis e outros dados sobre como receber imposto a restituir.
Entenda o cronograma e como receber imposto a restituir
Uma vez que sua solicitação foi enviada é preciso aguardar. Afinal, o valor não cairá na sua conta imediatamente. Para organizar o pagamento da restituição de imposto de renda o governo utiliza uma tabela, um cronograma.
Em 2022 o cronograma foi o seguinte:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 29 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
No entanto, essas informações podem mudar todos os anos. Portanto, o ideal é aguardar a divulgação oficial feita pelo governo para saber quando e como receber imposto a restituir.
Como receber imposto a restituir na conta salário
Essa é uma dúvida bastante comum. A verdade é que não é possível receber a sua restituição de imposto e renda 2023 através de conta salário.
O valor será depositado somente em conta corrente ou poupança. Além disso, você pode enviar os dados para depósito na própria declaração anual, quando estiver preenchendo as informações.
Prazo para resgate:
O valor da restituição IRPF fica disponível na sua conta por um ano. Se você não fizer o resgate nesse período, então será necessária uma nova solicitação para que o valor seja liberado.
Além disso, vale destacar que existe um prazo máximo de 5 anos para acessar esse valor. Os anos são contados a partir da data em que ele é depositado na conta do contribuinte a primeira vez.
Como receber imposto a restituir pelo PIX
Uma novidade que agradou bastante os contribuintes em 2022 é que agora tem como receber imposto a restituir pelo PIX. Nesse caso, basta informar a chave PIX no ato da declaração ou incluir isso após, através de uma retificação.
Por enquanto só é possível fazer isso usando uma chave CPF. Veja o passo a passo de como receber imposto a restituir pelo PIX.
- Acesse o sistema de declaração do Imposto de Renda;
- Preencha todos os dados de sua declaração;
- Ao final abrirá uma página pedindo para você incluir dados bancários para receber alguma eventual restituição. Selecione PIX e inclua sua chave CPF.
Apesar de o PIX ser um meio e pagamento e recebimento mais rápido, isso não muda nada no cronograma a ser praticado pela Receita federal. Portanto, você deve aguardar sair o cronograma de recebimento.
Essas são as formas de como receber imposto a restituir. Como você pode ver, existem diferentes opções, o que facilita muito para o contribuinte. Escolha aquela que acha mais fácil e preencha os dados corretamente para evitar divergências.