Controle de fluxo de caixa tudo o que você precisa saber

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
moedas e nota de dólar

O controle de fluxo e caixa é um dos temas mais importantes para empresas que querem garantir uma boa gestão. No entanto, também pode se tornar um calcanhar de Aquiles devido as muitas dúvidas que cercam esse tema.

No entanto, esse é um assunto mais simples do que parece. Ademais, apenas algumas mudanças na forma como você gerencia o fluxo de caixa podem fazer toda a diferença no faturamento de sua empresa e na forma como as coisas são organizadas no dia a dia.

O que é o controle de fluxo de caixa?

Qualquer conteúdo que você pesquisar sobre gestão empresarial aborda esse tema: controle de fluxo de caixa. Não é para menos: se trata de um tema de imensa relevância para empresas de qualquer porte.

O fluxo de caixa se trata do hábito de controlar todo o dinheiro que entra e sai de sua empresa. Isso contribui para que a empresa consiga organizar as finanças e projetar investimentos para  o futuro, bem como reduzir gastos e direcionar corretamente o orçamento.

Diferentemente do que muita gente pensa, o controle de fluxo de caixa não se trata apenas de um protocolo empresarial. Na verdade, essa é uma importante estratégia de crescimento e um dos alicerces básicos para o crescimento de seu negócio.

Algumas empresas chamam isso de plano de contas empresarial, mas é exatamente a mesma coisa. A ideia central é registrar e apurar o dinheiro que recebe e aquele que será destinado para arcar com despesas e obrigações financeiras da empresa, ou seja, o que sai.

Objetivos de um controle de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa existe para dar mais clareza às transações empresariais e gerar relatórios sobre as movimentações. No entanto, existem muitos objetivos relacionados a essa estratégia que vão além de controlar o dinheiro.

Imprevistos:

Através de um bom controle de fluxo de caixa a empresa fica mais preparada para lidar com imprevistos. Afinal, o controle financeiro permite potencializar os investimentos e reduzir gastos. Com isso fica mais fácil fazer uma reserva para emergências.

Oportunidades:

Da mesma forma, a reserva pode servir para aproveitar oportunidades que eventualmente apareçam e que demandem algum investimento. Afinal, imagine só o quão frustrante seria perder uma grande oportunidade por falta de capital para investir.

Tomadas de decisão:

Os dois tópicos anteriores nos levam a esse terceiro objetivo: assertividade nas tomadas de decisão. Um gestor deve pautar suas decisões em estratégias que visam melhorar a empresa e estimular o seu crescimento.

Sem um controle de fluxo de caixa eficiente isso é praticamente impossível. Afinal, como você pode projetar melhorias sem saber exatamente quanto a empresa fatura ou não por mês?

Benefícios do fluxo de caixa para a empresa

mulher branca verificando controle de fluxo e caixa no computador

Manter um bom controle de fluxo de caixa traz inúmeros benefícios. Eles podem ser sentidos a médio e longo prazo, fazendo com que a empresa ganhe mais potencial no mercado. Veja os principais.

Investidores:

Quando um investidor está interessado em injetar dinheiro em um negócio a primeira coisa que ele quer saber é qual é o potencial de retorno financeiro. Ademais, isso é obtido através de relatórios de controle de fluxo e caixa.

Com essas informações fica claro quanto a empresa rende e quais são os riscos que ela corre no seu nicho de atuação. Assim é mais seguro investir, o que acaba atraindo bons interessados em ajudar sua empresa a expandir.

Transparência:

De todas as questões relacionadas ao seu negócio, o que diz respeito a contabilidade e financeiro são as que mais demandam atenção. Afinal, são nesses departamentos que põem ocorrer os erros mais arriscados e até desvios e fraudes.

O controle de fluxo de caixa ajuda a empresa a atuar de forma mais transparente. Afinal, os relatórios apontam os pontos fracos e fortes e permitem um controle mais assíduo de todas as transações.

Controle de gastos:

Será que seu negócio não está gastando mais do que precisa? Para saber isso é preciso, primeiro, entender quanto a empresa fatura e quanto ela gasta, efetivamente.

Com essas informações em mãos você consegue traçar estratégias para redução de custos, fazendo com que sobre mais dinheiro ao final de cada ciclo.

Dicas para fazer um controle de fluxo e caixa eficiente

Depois de obter informações sobre o que é o controle de fluxo de caixa é hora de partir para a ação. Ou seja, saber como efetivamente você pode fazer isso, aplicando a estratégia em se negócio.

Alguns passos são importantes e devem ser seguidos. Veja quais são eles:

Definição de despesas:

A empresa possui despesas fixas e variáveis. As primeiras são aquelas que se repetem todos os meses, como o pagamento de salário de funcionários e o aluguel.

As variáveis são aquelas que não possuem uma frequência, como a compra de insumos, despesas com reparos e aquisição de equipamentos etc.

Entender esses custos – e descriminá-los corretamente – permite que você identifique para onde está indo o dinheiro que entra no caixa.

Crie uma tabela simples e inteligível:

As informações devem ser dispostas em uma tabela simples e fácil de ser compreendida. Ademais, você pode utilizar um software de gestão para lhe ajudar nessa missão.

Registro de contas:

Tanto as contas a receber quanto as contas a pagar devem ser registradas corretamente. No entanto, isso deve ser feito sempre com auxílio de comprovantes e notas fiscais que possam assegurar o registro correto.

Invista em um bom software para controle de fluxo de caixa

Um bom software de gestão pode ajudar muito a sua empresa. Esses programas permitem uma organização mais assídua de todas as informações.

Ademais, eles centralizam os dados, fazendo com que fique mais fácil acessá-los quando necessário. No entanto, é importante treinar seus funcionários para que consigam operar de forma precisa e eficiente.

Além disso, os softwares também automatizam alguns processos. Dessa forma os erros humanos são reduzidos de maneira bastante expoente. E cá entre nós: erros no financeiro são muito preocupantes.

Terceirização do financeiro:

Para finalizar, você pode buscar auxílio de uma boa consultoria na terceirização do financeiro para garantir a qualidade do controle de fluxo de caixa. Assim, uma empresa especializada fica responsável por colher e tratar as informações.

Todas essas informações são essenciais na hora de pensar em um controle de fluxo de caixa eficiente. No entanto, o mais importante é compreender que essa estratégia é fundamental para a saúde empresarial.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul