Como fazer boa gestão de tráfego?

tela do celular com aplicativos de redes sociais

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Você sabe como fazer boa gestão de tráfego? Conhecer esse conceito e dominar esse assunto é importantíssimo para empresas que desejam crescer e ganhar notoriedade de mercado.

É inegável a importância da internet para os negócios. Se você almeja ter sucesso em seu nicho de atuação, ter uma boa presença na web é algo fundamental. E é justamente aqui que o tráfego aparece como dado essencial para os seus negócios.

Descubra como fazer boa gestão de tráfego e saiba como manter o seu site em alta, conquistando novos visitantes e aumentando as chances de potenciais clientes.

Entenda o que é gestão de tráfego

Para saber como fazer boa gestão de tráfego você precisa primeiro entender exatamente o que é isso. Tráfego é o termo que usamos para definir o fluxo e visitantes que um site ou perfil nas redes sociais recebe.

Ou seja, é o número de pessoas que efetivamente entram nessas páginas. Esse é um dado muito importante para o marketing digital e para o crescimento da empresa. Afinal, quanto mais internautas entram nas suas páginas, maiores são as chances de eles contratarem serviços e realizarem compras.

Portanto, o tráfego é considerado um ponto crucial para o aumento de vendas, conquista de novos clientes e até mesmo para potencializar o alcance da marca no seu nicho de atuação.

Gestão de tráfego:

Saber como fazer boa gestão de tráfego é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter um crescimento mercadológico. Afinal, é através dessa estratégia que você pode identificar os pontos fracos e fortes de seu site e tomar decisões para que mais visitantes encontrem o eu endereço na web.

Conheça os diferentes tipos e como fazer boa gestão de tráfego em cada caso

Ao todo existem pelo menos 6 diferentes tipos de tráfegos. Eles se distribuem entre os gratuitos e os pagos, e todos possuem seus pontos mais fortes, aqueles pelos quais vale a pena investir em cada um.

No entanto, antes de sair praticando todas as estratégias para aumentar o número de visitantes em seu site é interessante conhecer os tipos de tráfego e escolher aquele que mais combina com o seu negócio.

Tráfego pago

Um dos tipos mais utilizados no mercado é o tráfego pago. Como o próprio nome sugere, nele você desembolsa um valor par que seu site ou o perfil de suas redes sociais ganhe destaque através de um publicidade.

Nesse caso você não somente consegue determinar o orçamento a ser destinado, mas também consegue segmentar o público para o qual os anúncios devem ser exibidos.

Alguns dos tráfegos pagos mais conhecidos e mais utilizados na internet são Google ADS, o serviço pago do Google e o Facebook ADS, do Facebook.

Tráfego orgânico:

Quando você pesquisa sobre como fazer boa gestão de tráfego também acaba esbarrando no tráfego orgânico. Diferente do anterior, esse aqui surge de forma gratuita, sem que você invista em campanhas pagas.

O mais comum é que os internautas cheguem até sua página através de buscas pelo Google. Por isso é tão importante investir em ranqueamento, para que o seu site apareça entre os primeiros resultados de pesquisas do buscador.

Tráfego de Referência:

O internauta chega ao seu conteúdo quando sua página é citada em outro site ou perfil.

Tráfego Social:

Nesse caso as visitas ocorrem a partir das redes sociais. Ou seja, um conteúdo é compartilhado nas redes sociais que acaba levando os internautas diretamente para o site.

Tráfego direto:

O tráfego direto acontece quando o internauta digita o site da empresa na barra de navegação. Ou seja, não houve outro caminho: ele foi diretamente para o seu site.

Tráfego de e-mail marketing:

Por fim temos o tráfego que ocorre através do e-mail marketing. Isso acontece geralmente após captura de leads através de uma landing page, quando os internautas fornecem seus e-mails em troca de algum conteúdo extra e acabam recebendo mensagens diretamente na caixa de entrada.

Dicas para uma boa gestão de tráfego

Existem algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de saber como fazer boa gestão de tráfego. Portanto, veja quais são as coisas mais importantes para conseguir bons resultados com essa estratégia.

Conheça o seu público:

Tudo começa pelo mapeamento do seu público. Saber com quem você está dialogando é algo fundamental.

Por isso, faça uma pesquisa acerca de sua persona e defina o tom de voz, as características essenciais e o perfil de seu consumidor. Dessa forma fica mais fácil entender de que forma o seu cliente procura por soluções na internet.

Use métricas de dados:

Você deve apostar em métricas e dados para acompanhar os resultados de sua estratégia. Isso é fundamental na hora de considerar como fazer boa gestão de tráfego. Verifique a quantidade de cliques no link patrocinado, número de compartilhamentos e interações entre outros.

Selecione os canais de comunicação:

Existem inúmeros canais de comunicação que podem ser utilizados hoje. É justamente através deles que o seu público encontra a marca e o conteúdo. Portanto, descubra quais são os canais mais utilizados pela sua clientela.

Ademais, invista para que sua marca se torne uma referência nesses canais, ganhando mais notoriedade e consequentemente atraindo mais a atenção do público.

Aposte em marketing de conteúdo:

Marketing de conteúdo é um dos alicerces para geração de tráfego. Ele consiste em criar conteúdo de qualidade, capaz de atrair e fidelizar o público que chega até o seu site.

O marketing de conteúdo consiste na criação de textos e publicações que tenha m real valor para o seu cliente. Ou seja, não basta criar posts agressivos de vendas. Você deve cativar o público ao ensinar alguma coisa, demonstrando ser uma autoridade no tema.

Conquiste mais clientes ao fazer boa gestão de tráfego

Saber como fazer boa gestão de tráfego não é apenas importante: é fundamental. Afinal, sem essa estratégia a sua empresa não consegue a notoriedade e o sucesso que tanto almeja. Além disso, essa gestão é importante para não estagnar e aumentar sempre mais a carteira de clientes.

Agora que você já sabe como fazer boa gestão de tráfego use essas dicas para potencializar o seu negócio e conquistar ainda mais sucesso dentro de seu nicho de atuação.

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