Métricas de desempenho: como definir os KPI´s para o seu negócio?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você sonha com uma empresa de sucesso é fundamental contar com a ajuda das métricas de desempenho. Afinal, sem elas é impossível identificar os pontos fortes e fracos de seu negócio e tomar decisões que sejam verdadeiramente certeiras.

No entanto, para muitos empresários essa não é uma escolha óbvia. Quais indicadores são realmente importantes? Como escolher os melhores para cada tipo de negócio?

Acredite: essas são dúvidas comuns. Portanto, vamos explicar a seguir como escolher os melhores KPIs e optar pelas métricas de desempenho que mais ajudam a sua empresa a crescer.

O que são as métricas de desempenho?

Métricas de desempenho são registros que permitem acompanhar o desempenho do seu negócio. Ademais, elas também conhecidas como KPI´s, sigla para o termo em inglês Key Performance Indicators, ou, Indicadores-Chave de desempenho.

Esses são valores quantitativos que medem o desempenho de diversos processos de uma empresa. Portanto, as métricas de desempenho precisam ser mensuráveis e devem gerar resultados pontuais e precisos.

As métricas permitem analisar o desempenho prático da empresa. Com isso é possível tomar decisões mais certeiras, sem se basear em achismos, mas sim em dados concretos e seguros sobre seu negócio.

Conheça as melhores métricas de desempenho

Existem inúmeras métricas de desempenho. Elas são estabelecidas para medir diversos  fatores de sua empresa e podem mostrar como o negócio está se desenvolvendo em seus muitos processos. Algumas das principais são:

Taxa de churn:

A taxa de churn é uma métrica capaz de medir o número de cancelamentos de clientes. Ou seja, quantos deles deixam de fazer parte de sua base de contatos, ou simplesmente deixam de consumir com sua empresa.

Uma taxa de churn eficiente ajuda a sua empresa a entender melhor quais são os pontos fracos da empresa, entender em que momentos os clientes deixam de se interessar pelos serviços prestados e aponta para soluções ideais para conter o problema.

CAC:

O Custo por Aquisição de Cliente (CAC) mede quanto a empresa gasta para conquistar um novo cliente. Por isso é uma das métricas de desempenho mais importantes do mercado.

Afinal, sabemos que conquistar um novo cliente é bem mais caro do que manter aqueles que você já tem. Pensando nisso, vale a pena ficar de olho nesse dado e definir estratégias para fidelizar a sua clientela.

NPS:

O Net Promoter Score é uma pesquisa simples que ajuda a entender a satisfação do seu cliente. Basta fazer perguntas simples com escala de respostas. Por exemplo, “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa?”.

Com isso é possível entender se os clientes estão gostando da experiência, se pretendem advogar pela empresa e se pretende repetir compras com a sua marca.

O NPS permite identificar 3 diferentes tipos de clientes. São eles:

  • Detratores: aqueles que dão notas entre 0 e 6. São clientes que demonstram insatisfação com a empresa.
  • Neutros: Eles avaliam entre 7 ou 8. Não demonstram uma opinião muito firme sobre o serviço presatdo.
  • Promotores: os promotores estão absolutamente satisfeitos. Suas notas são de 9 ou 10. Eles com certeza indicam a sua empresa para outras pessoas.

ROI:

Return On Investiment é a métrica que analisa o quanto uma determinada ação ou campanha de marketing está gerando de receita pata o seu negócio. Isso é feito através de uma fórmula que aponta quanto a empresa ganha para cada R$ 1,00 investido na campanha.

KPI’s e métricas de desempenho

Embora sejam constantemente citados como sinônimos, existem algumas diferenças importantes entre KPI’s e métricas de desempenho.

Ademais, vale saber que todos as métricas podem, sim, se tornar KPI’s para o seu negócio.

Os Key Performance Indicators são medidores que ajudam a guiar a sua empresa para um objetivo principal. Se uma métrica assume esse papel e se torna essencial para a sua estratégia, então ela é um KPI.

No entanto, algumas métricas servem apenas para a geração de relatórios, não atuam diretamente na estratégia empresarial, mas cumprem um papel importante como termômetro de sucesso.

Dicas para definir as melhores métricas de desempenho

O maior desafio com relação às métricas de desempenho é justamente definir quais delas são essenciais para o seu negócio. Não existe uma receita de bolo com relação a isso, mas existem algumas dicas que podem ajudar.

Estudo de mercado:

A primeira coisa importante a fazer para definir as melhores métricas de desempenho é estudar o mercado em que sua empresa está inserida. Isso ajudará a entender quais medidores realmente são úteis para o seu negócio.

Uma forma de fazer isso é descobrindo quais indicadores são utilizados pelos seus concorrentes e quem sabe adaptar para que sejam utilizados em sua própria empresa.

Conheça a sua empresa:

Também é fundamental conhecer o seu negócio a fundo. Caso contrário, você acabará gastando tempo com medições que não são verdadeiramente úteis para a sua atividade.

Mantenha uma frequência:

As métricas não devem ser aplicadas apenas uma vez. Afinal, a sua empresa muda, os números se alteram e os dados precisam ser atualizados. Portanto, defina uma periodicidade para que as métricas de desempenho sejam postas em prática.

Treine a sua equipe:

Não é possível executar essas métricas sem treinamento. A sua equipe precisa entender a importância desses relatórios e principalmente saber como usá-los a favor da empresa.

Nesse contexto bons treinamentos põem ser determinantes para que as métricas de fato funcionem e tragam luz aos pontos passiveis de melhoria em seu negócio.

Vale ressaltar aqui que profissionais com perfil analítico podem ajudar bastante na hora de analisar os dados coletados e definir quais são as ações mais importantes a serem tomadas a partir disso.

Planejamento estratégico:

Não importa quanto tempo de estrada  sua empresa acumula: se você ainda não tem um planejamento estratégico, provavelmente está perdendo tempo e dinheiro.

Ademais, um bom planejamento é fundamental para identificar quais são as métricas de desempenho mais importantes, aquelas que realmente podem ajudar o seu negócio a crescer e se desenvolver no mercado.

As métricas de desempenho são muito importantes e podem fazer toda a diferença para o seu negócio. Portanto, não deixe de estudar e definir as melhores para que sua empresa se desenvolva com saúde.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul