ROI e PAYBACK: conheça a diferença entre eles

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Métricas são parte fundamental do marketing. Sem elas é impossível gerenciar uma empresa de maneira efetiva. Portanto, entender a diferença entre ROI e Payback também é essencial para garantir os melhores resultados.

Sempre que a sua empresa coloca uma ação no ar é fundamental obter dados a respeito do retorno que isso está trazendo. No entanto, nem todo mundo sabe quais são as métricas mais indicadas, ou sequer entende as diferenças entre elas.

Continue lendo até o final e descubra sobre ROI e payback. Saiba mais sobre o conceito, aplicação e tire todas as suas dúvidas sobre dois dos indicadores mais importantes para o seu marketing.

ROI e Payback: conheça cada indicador detalhadamente

Ao gerenciar uma empresa é normal se deparar com  termos e expressões diferentes. ROI e payback estão entre as palavras mais utilizadas e mais importantes para um bom marketing.

O que é ROI?

ROI é a sigla para Return On Investiment. Em português traduzimos como “retorno sobre investimento”.

Como o próprio nome sugere, o ROI tem função de informar quanto de retorno uma determinada ação está dando de acordo com o que foi investido. No entanto, para isso é aplicada uma fórmula matemática.

O resultado considera cada 1 real investido. Ou seja, para cada 1 real gasto, quanto, de fato, você está ganhando com essa ação? É um cálculo essencial para entender se aquela estratégia está funcionando e se está trazendo o que é esperado.

O que é payback?

Payback é uma estratégia um pouco diferente. No caso, ela tem como finalidade dizer quanto tempo aquele dinheiro investido inicialmente na ação demora para ser recuperado por inteiro.

Essa é uma estratégia que tem visão de prazo maior. Ademais, ela é aplicada antes, para mensurar o tempo de retorno do dinheiro investido. Portanto, você saberá em quantos meses a ação que está no ar lhe trará de volta no valor aplicado.

Principais diferenças entre ROI e Payback

Como você pode notar existem diferenças essenciais entre ROI e Payback. A principal é essa: enquanto ROI analisa o retorno para cada real gasto, payback analisa em quanto tempo você terá de volta o montante investido.

Portanto, podemos dizer que as estratégias são usadas em momentos diferentes. O ROI determina se aquela ação está compensando e se vale continuar investindo nela.

O Payback é usado para uma ação que já está em ação. No entanto, ela antecipa o seu resultado ao decorrer do tempo.

Fórmula para calcular ROI

Para calcular ROI e payback você precisa aplicar fórmulas matemáticas. Para cada uma há um jeito diferente de obter resultados. Essa é outra diferença essencial entre elas.

Fórmula do ROI:

O Return on Investiment de sua empresa deve ser calculado considerando uma série de dados essenciais. Duas informações fundamentais são:

  • Receita que a ação analisada gerou;
  • Custos para colocar a determinada ação em voga.

Uma vez que você tenha essas informações em mãos, então é hora de aplicar os dados na fórmula que é a seguinte:

  • ROI = (receita – custo)/custo x 100

Fica mais fácil entender como fazer seguindo um exemplo. Então imagine que sua empresa apostou em uma ação com investimento total de 5 mil reais.

Após três meses, a ação trouxe uma receita de 20 mil reais para a empresa. Portanto, a sua fórmula será:

  • ROI = (20.000 – 5.000)/ 5.000 x 100
  • ROI = 15.000/ 5.000 x 100
  • ROI = 3 x 100
  • ROI = 300%.

Em tradução, o resultado mostra que para cada 1 real gasto a sua empresa obteve 3 reais de retorno, o que é um lucro bem bom para a empresa.

Fórmula do Payback

Para calcular o payback é importante contar com dados como:

  • Valor inicial do investimento;
  • Faturamento em um determinado período.

Você pode optar por prazos baseados em meses ou anos. Então aplique os valores na fórmula a seguir :

  • Payback = Investimento inicial/ ganhos em um período determinado

Suponha que houve um investimento de 40 mil reais para a campanha. A partir disso, o retorno foi de 4 mil reais ao mês e você determinou o cálculo para 12 meses. Portanto;

  • Payback = 40.000/ 4 mil

Portanto, você terá o retorno do valor total em 10 meses de campanha. Vale ressaltar que nesse caso é previsto que a campanha manterá a margem de lucro igual, sem alterações para mais ou menos.

Qual escolher entre ROI e Payback?

A sua empresa precisa de muitas métricas para funcionar. Afinal, esses medidores são fundamentais para garantir que o negócio cresça com a saúde esperada.

Ademais, você deve pensar em meios de manter os dados atualizados para que eles continuem valendo. Portanto, manter uma agenda de medições é essencial para contar com informações precisas e seguras.

Na dúvida sobre ROI e Payback você deve considerar qual é a sua prioridade atual. Quer saber quanto ação está dando de retorno, ou prever em quanto tempo terá de volta o dinheiro investido?

Afinal, como explicamos, cada fórmula traz um resultado diferente. No entanto, é possível usá-las em parceria. Você pode utilizar ambas as medições para entender melhor quais ações estão dando certo e o tempo médio para obter o valor investido.

Use ROI e Payback para tomadas de decisão

Destinar corretamente o orçamento de uma empresa é uma verdadeira missão. Porém, você só pode fazer isso seguindo orientações pautadas em métricas.

O ROI te ajuda a entender se aquela determinada ação está trazendo retorno no decorrer de sua aplicação. Já ou Payback pode mostrar em quanto tempo o valor será recuperado.

O mais importante é que elas podem apontar para ações que trazem dinheiro mais urgente ou aquelas que naturalmente demandam mais tempo para trazer os bons resultados.

Com essas informações você está munido para tomar as melhores decisões para o seu negócio. Por isso ROI e payback são métricas tão importante e devem fazer parte da agenda de medições de seu departamento de marketing.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul