Abrir uma empresa requer estudo e preparo. Você precisa entender o que significam algumas siglas e métricas, como, por exemplo, o ROI.
ROI é uma métrica muito utilizada e que pode ajudar a conduzir os seus investimentos de forma mais correta. Através dos dados obtidos por essa pesquisa fica mais fácil entender quanto, de fato, seus investimentos rendem.
Quer saber o que é e como calcular ROI? Leia até o final e tire as suas dúvidas sobre uma das métricas mais importantes para o pequeno e médio investidor.
ROI – Retorno sobre Investimento
ROI é a sigla que abrevia o termo em inglês “Return Over Investment”. Em tradução livre, significa “Retorno sobre Investimento”. O seu significado é literal: o ROI calcula quanto de retorno financeiro ocorreu sobre determinado investimento.
Essa métrica é aplicada especialmente sobre os efeitos do marketing. Ou seja, ela ajuda a entender quanto uma determinada ação ou campanha trouxe de retorno para a empresa considerando o valor que foi investido.
Esse é um dado importantíssimo e que faz do marketing digital uma ferramenta muito eficiente. Afinal, antigamente os departamentos de marketing dependiam de achismos e dados muito abstratos para medir o sucesso de uma campanha.
Com a digitalização e a possibilidade de obter informações mais concretas isso mudou. Hoje você consegue saber exatamente qual é o retorno sobre investimento calculando o ROI corretamente.
Fórmula para calcular ROI
Para calcular ROI – Returno Over Investiment – basta seguir uma fórmula a seguinte fórmula:
- ROI = (receita gerada – custos) / custos
Para ficar mais fácil , veja uma situação com valores sugeridos para a fórmula:
Vamos supor que você investiu 20 mil reais em uma determinada campanha com finalidade de obter novos clientes. Ao final, houve um ganho de 200 mil reais. Ao aplicar a fórmula de ROI temos, portanto:
- ROI = (R$ 200.000,00 – R$ 20.000,00) / R$ 20.000,00
- ROI = 9
O resultado indica que você teve um retorno 9 vezes maior do que o investimento inicial. Se você preferir obter os números em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. Portanto:
- 9 x 100 = 900%
Sendo assim, a empresa obteve um retorno sobre investimento de 900%, o que é surpreendente e aponta um grande sucesso nessa ação.
Mas afinal, o que é uma receita?
Calcular ROI corretamente requer que você saiba exatamente qual é a receita. Nesse caso, deve ser considerado todo o valor que entrou na empresa em decorrência do investimento inicial.
Também é importante considerar que a receita deve vir do objetivo da campanha. No caso do exemplo que demos, o objetivo era obter novos clientes. Sendo assim, só consideramos os valores ganhos com novos clientes vindos da campanha em questão.
Custos:
O ROI representa uma correlação entre o lucro e o custo daquela ação em que se investiu. Portanto, devemos considerar todo valor gasto com a campanha e investido nela depois que já está no ar.
Para que serve o ROI?
Entender como calcular ROI é importante desde que você saiba exatamente o que fazer com esses dados depois que o cálculo é realizado. Então, é importante entender para que serve o ROI.
O ROI é usado para saber quanto aquele investimento rendeu, de fato, para a empresa. Ou seja, foi aplicado um valor inicial e com o ROI descobrimos se valeu a pena investir ou não nessa campanha.
Com isso você consegue direcionar melhor as suas ações. Ao perceber que uma determinada ação gerou bastante lucro, teve um ROI alto, você sabe que vale a pena repetir ou manter isso.
Já se o ROI é baixo ou negativo, temos um resultado pouco favorável para a empresa. Nesse caso, vale a pena reestruturar a campanha ou pensar em outra estratégia para alcançar o objetivo esperado.
4 benefícios do ROI que podem ajudar o pequeno empreendedor
Para pequenas e médias empresas é muito difícil contar com suporte financeiro profissional. Nesse caso, a métrica pode ajudar a entender melhor se os investimentos estão trazendo resultados legais. Alguns dos benefícios são:
Estruturar ações:
Como dito anteriormente, o ROI determina se a ação teve ou não teve sucesso. Assim fica mais fácil entender quis são os melhores investimentos e aqueles que não obtiveram um resultado interessante.
Aumentar o lucro gastando menos:
Analisando corretamente os seus investimentos, fica mais fácil também determinar quais ações merecem continuar em atividade e quais não geram lucro. Portanto, você para de investir naquilo que não traz retorno e passa a lucrar mais gastando menos com campanhas inúteis.
Evolução da empresa:
É difícil entender se a sua empresa está crescendo, não é mesmo? Com as métricas isso é possível. O ROI, em especial, dá uma visão ampla sobre esse ponto. Você pode inclusive calcular considerando o investimento geral da empresa.
Ao abrir uma nova empresa ou uma filial, por exemplo, esse cálculo deve começar baixo e aumentar gradativamente. Se perceber que ele está estagnado ou caindo, há um indício de que os investimentos não trouxeram resultados.
Esforço x resultado:
O resumo do ROI é esse: uma análise em dados sobre o esforço x o resultado. Você basicamente vai entender se o que está dedicando de dinheiro para a sua empresa é bem gasto ou não.
O ROI nas tomadas de decisões
Tomar decisões a frente de um negócio é algo que depende muito da captação de dados. Afinal, não devemos agir sobre achismos. Isso pode dificultar muito as tomadas de decisões.
O ROI permite que suas decisões sejam pautadas em informações mais precisas, aumentando as chances de sucesso do negócio. Ainda que o potencial intuitivo do empresário seja fundamental, os números são seus grandes aliados.
Quando o percentual é alto, sabemos que a empresa está indo bem e que as escolhas de investimentos estão boas. Isso merece não só a manutenção, mas talvez até ampliação dessas ações.
Dessa forma fica mais fácil identificar as prioridades e conduzir corretamente o seu negócio. É por isso que entender sobre ROI e dominar essa métrica é uma das lições mais importantes para quem tem ou quer ter uma empresa de sucesso.