Índice de lucratividade: o que é e como calcular

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Será que a sua empresa está obtendo bons resultados no que diz respeito ao lucro? Para saber disso não basta analisar o quanto ela ganha, mas é preciso entender também o que é e como calcular o índice de lucratividade.

Esse é sem dúvidas um dos termômetros mais importantes para analisar a saúde de seu negócio. Afinal, se trata de uma métrica que compara a lucratividade obtida com o trabalho desempenhado. Ou seja: quanto a empresa ganha a partir de suas atividades principais.

Para chegar a esse resultado existem algumas regras importantes. Hoje vamos falar sobre índice de lucratividade. Aprenda a calcular e entenda o que, exatamente, é possível medir com esse relatório.

Afinal, o que é índice de lucratividade?

Muito se fala dentro das empresas sobre o lucro. Ele representa o valor que efetivamente sobra no caixa ao final de cada ciclo. Porém, é importante pensar que para chegar até esse ponto ocorreram gastos – e muitas vezes bem expressivos.

Portanto, o dinheiro que sobra no caixa não necessariamente representa um lucro. Às vezes (muitas vezes!) ele apenas repõe um gasto que a empresa teve no passado para desempenhar sua atividade.

Esse gasto pode ter sido para conseguir manter a atividade, impulsionar vendas, prospectar clientes e toda uma força-tarefa em prol de bons resultados.  

O índice de lucratividade é uma métrica que se propõe justamente a medir toda essa cadeia operacional. Ele é um dos indicadores mais importantes do mercado para compreender o estado financeiro de um negócio.

O índice de lucratividade compara o lucro obtido com o esforço gasto para obter resultados. É uma forma inteligente e segura de validar as operações e ver se a empresa está indo pelo caminho certo.

Com isso temos um percentual de rentabilidade de vendas e serviços, descobrindo o potencial da marca em gerar lucro a cada negociação.

Como obter o índice de lucratividade

Obter o índice de lucratividade não é uma tarefa muito difícil. Porém, esse é um resultado que só pode ser encontrado quando você tem em mãos outros índices já identificados. Precisamos, portanto, saber dois valores essenciais:

Receita Bruta:

A receita bruta mostra todo o valor que entrou na empresa em um determinado período. Portanto, não é uma métrica capaz de apontar se houve lucro ou prejuízo, já que ela não considera fatores como investimentos, custos fixos e variáveis, descontos concedidos etc.

Então, é contabilizado todo valor obtido através de venda de produtos e/ ou serviços, mas sem considerar as deduções. A Receita Bruta é descrita em um relatório chamado de demonstração de resultado do exercício (DRE).

Lucro Líquido:

Lucro Líquido é como chamamos o valor obtido pela empresa por vendas de produtos/ serviços após a dedução de impostos sobre vendas, descontos dados aos clientes, abatimentos e devoluções etc.

Com esses dois valores em mãos conseguimos saber qual é o índice de lucratividade e uma empresa. Portanto, saberemos em percentual quanto de lucro a empresa obtém com cada venda. Assim fica fácil descobrir se o negócio está mesmo dando bons resultados.

Fórmula de cálculo

Para obter o resultado referente ao índice de lucratividade, portanto, precisamos aplicar os valores de um determinado período na seguinte fórmula:

  • Índice de lucratividade = (lucro líquido anual/receita total do ano) X 100

Lembre-se que:

  • Lucro líquido: o valor que sobra para a empresa após dedução de todos os impostos, descontos etc.
  • Receita total: o valor integral obtido no período sem contabilizar as deduções.

Vamos então imaginar que uma empresa obteve de receita bruta 250 mil reais em um ano. Desse valor ela abateu 70 mil em tributos e afins. O lucro líquido, portanto, é de 180 mil. Apliquemos esses valores à fórmula.

Lucratividade = (180.000/250.000) x 100

= (0,72) x 100

72%

Portanto, 72% é o potencial da empresa em gerar lucro por sua atividade principal, seja ela de venda de produtos ou serviços. Nesse caso hipotético temos um índice excelente que aponta para uma empresa altamente lucrativa.

A importância do índice de lucratividade para a sua empresa

Diferentemente do que você imagina, o índice de lucratividade não é importante somente para questões financeiras de seu negócio. Na verdade, esse indicador pode ajudar a empresa em muitos aspectos.

O principal deles é a tomada de decisão.

Tomar decisões às escuras, sem procurar dados concretos que norteiem as ações é um risco incalculável. Pensando nisso é fundamental se basear em fatos antes de bater o martelo diante de uma nova ação ou uma estratégia de crescimento.

Através do índice de lucratividade fica mais fácil tomar essas decisões. Afinal, o resultado aponta para o sucesso de sua estratégia de venda e números importantes sobre o desempenho da empresa. Com ele você pode entender:

  • Quais ações estão dando certo;
  • Mudanças necessárias para a empresa;
  • Análise de prejuízo e lucro;
  • Monitoramento de resultados;
  • Antecipação de problemas.

Ou seja, o índice de lucratividade permite uma visão muito mais ampla, realista e estratégia de seu negócio. Com isso é possível adotar uma gestão mais lucrativa e eficiente.

Rentabilidade x lucratividade

Esses são dois termos que são frequentemente confundidos. Porém, para entender vem o índice de lucratividade é fundamental compreender as suas diferenças com relação à rentabilidade.

A lucratividade está diretamente relacionada ao lucro, ou seja, o valor obtido pela empresa a partir de suas atividades principais. Já a rentabilidade diz respeito a aportes financeiros que geraram renda através de diferentes investimentos.

Ambos os conceitos podem – e devem – ser medidos. Afinal, a rentabilidade mostra, por exemplo, se determinado investimento compensa e vale a pena ser mantido ou é melhor pausar.

No entanto, a lucratividade está relacionada ao valor obtido pelas vendas sou serviços. É, portanto, um índice diferente e essencial para a saúde financeira de qualquer empresa. Leia mais sobre os dois conceitos clicando aqui.

Existem muitos indicadores que são fundamentais para a sobrevivência de uma marca. Sem dúvidas o índice de lucratividade está entre os mais importantes e representa um termômetro fundamental para o seu sucesso.

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