Lucratividade e rentabilidade: qual a diferença e como analisar

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Para manter a saúde financeira de seu negócio é fundamental dominar alguns conceitos. Entre eles, lucratividade e rentabilidade. Afinal, esses são dois termos frequentes no mundo dos negócios – e essenciais para qualquer empresa.

Embora sejam frequentemente confundidas, essas duas palavras possuem significados diferentes. Especialmente quando falamos em universo empresarial. Por isso hoje definiremos lucratividade e rentabilidade para que você entenda quais são as particularidades de cada um.

O que significa lucratividade e rentabilidade?

Lucratividade e rentabilidade são o que chamamos de indicadores-chave relacionados ao desempenho de sua empresa. O mais importante é entendê-los individualmente.

Isso porque, quando esses conceitos se confundem, pode ser que a saúde financeira da empresa seja prejudicada. Afinal, fica mais difícil coletar dados concretos se você não sabe exatamente o quê está medindo.

O que é lucratividade?

A lucratividade revela o potencial de ganho de sua empresa. Ou seja, ela mostra quanto, efetivamente, você ganhou em dinheiro com o seu negócio. Portanto, se trata de uma análise lucro líquido.

Nesse sentido é importante entender que aquilo que você ganha pela venda de um serviço ou produto não necessariamente representa um lucro. Afinal, houve, antes disso, um gasto com a produção, impostos etc.

Sendo assim, a lucratividade considera um percentual a respeito disso, considerando somente o valor que sobra após todos os cálculos de gastos com aquela atividade ou produção serem descontados.

Você também pode encontrar conteúdos de lucratividade com o nome de ROS (Return on Sales), que é um termo em inglês. A métrica procura mostrar se o preço de venda está cobrindo os custos de produção ou serviço, além, é claro, de todas as despesas.

Para isso, utilizamos uma equação simples que é a seguinte:

  • Lucratividade = lucro líquido / receita bruta x 100

Vamos usar um exemplo para ficar mais claro.

Imagine que sua empresa teve lucro líquido de R$40.000,00. Porém, a receita total foi de R$200.000,00. Aplicando esses valores na equação, temos a seguinte fórmula de cálculo: o cálculo para a lucratividade, nessa situação, ficaria assim:

  • 40.000,00 / 200.000 x 100 = 20%

Portanto, a cada R$1,00 ganho recebido, 20 centavos, apenas, representam lucro. O restante está cobrindo os gastos que a empresa teve com insumo, mão de obra, tributos etc.

O que é rentabilidade?

Em contrapartida, a rentabilidade considera um investimento específico. Ou seja, ela analisa quanto de retorno financeiro a empresa teve depois de investir um determinado valor.

É muito comum, por exemplo, analisar a rentabilidade em um determinado período considerando o investimento inicial para o funcionamento daquele negócio.

No entanto, vale destacar que a rentabilidade também considera o lucro líquido para sua base de cálculo. A fórmula utilizada para esse indicador-chave de desempenho é:

  • Rentabilidade = lucro líquido / investimento no negócio x 100

Como exemplo, imagine que sua empresa investiuR$20.000,00 em marketing digital para vender um produto específico. Como retorno, a empresa obteve R$60.000,00 de lucro líquido nessa ação. Portanto, a fórmula é:

  • 60.000,00 / 20.000,00 x 100 = 300%

Esse resultado hipotético mostra uma rentabilidade incrível. Pois, para cada R$1,00 investido na campanha, a empresa conseguiu de volta R$3,00. Essa seria uma margem de rentabilidade muito boa.

A mesma fórmula pode ser usada para verificar o quanto o seu negócio é rentável. Nesse caso, é preciso saber quanto você investiu inicialmente em seu negócio.

Diferenças entre lucratividade e rentabilidade

Com a descrição de lucratividade e rentabilidade fica mais fácil entender que esses dois conceitos possuem significados diferentes, ainda que complementares em alguns aspectos.

No entanto, é fundamental entender essas diferenças para não confundir a finalidade de cada métrica. Esse é o ponto mais importante. Portanto, lembre-se que:

  • Lucratividade sempre compara o lucro final da empresa com o valor obtido em vendas. No entanto, consideramos apenas a atividade principal do negócio.
  • Rentabilidade é usada para comparar o lucro líquido obtido através de um investimento em especial.

Um ponto de atenção que vale destacar é que a lucratividade depende muito do preço estipulado para venda. Afinal, o que ela busca medir é justamente se esse valor está cobrindo o que é gasto para manter a atividade em funcionamento.

Já a rentabilidade depende mais do potencial da empresa em obter retorno com aquilo que é investido. Portanto, criar estratégias de investimentos mais inteligentes é ponto essencial para elevar a sua rentabilidade.

A importância da lucratividade e rentabilidade

Lucratividade e rentabilidade são conceitos essenciais para o seu negócio. Afinal, o principal motivo da existência de uma empresa é gerar lucro para seus administradores e atender a clientela seguindo seus propósitos.

Esses conceitos apontam a saúde financeira de seu negócio e são utilizados para entender se realmente a empresa está obtendo retorno. Afinal, de nada adiantar ter uma boa lucratividade se houve um grande investimento sem retorno.

Da mesma forma, não é o ideal lucrar bastante se a receita for restrita. Portanto, os conceitos devem ser pensados em parceria e precisam ser medidos corretamente para ter certeza de que sua empresa está obtendo excelentes resultados.

Tomada de decisão:

Tomar decisões também requer sempre coleta de dados. Seja para fechar uma parceria, realizar uma compra ou investir em uma ação, é essencial ter informações precisas sobre as finanças antes de dar qualquer passo.

Novamente a avaliação de lucratividade e rentabilidade aparecem como alicerce. É muito mais fácil decidir o que fazer, qual rumo seguir, quais investimentos realizar ou deixar de realizar quando você sabe exatamente qual é a margem de lucratividade e rentabilidade.

Inclusive, essas métricas são importantes não somente para agir, mas também para deixar de agir. Se um investimento não tem se mostrado rentável, talvez seja mais inteligente deixá-lo de lado e pensar em outras estratégias e ações.

Ademais, não é possível manter um negócio saudável e sustentável sem olhar para essas variáveis. Lucratividade e rentabilidade devem caminhar lado a lado para dar suporte ao sucesso empresarial.

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