Copa do Mundo e o aumento da carga tributária

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Está chegando um dos eventos mais importantes e mais celebrados do planeta: a Copa do Mundo da Fifa. Com ela também surgem os picos econômicos, as alterações tributárias e a elevação quase imediata no preço de tudo.

Não é uma novidade para ninguém que o futebol, por si só, é capaz de movimento muito o mercado econômico. No entanto, o campeonato que reúne as seleções dos países traz ainda mais mudanças e pode impactar diretamente o bolso do consumidor.

Aumento de preço na Copa do Mundo

Sim, os produtos devem subir de preço durante a Copa do Mundo. Porém, para o Brasil isso representa um grande problema, uma vez que o país sofre com inflação de 7,17% nos últimos doze meses, segundo dados divulgados pelo IBGE.

Afinal, alguns dos itens mais comprados pelos brasileiros durante esse período que antecede os jogos são as camisas oficiais e as famosas vuvuzelas.

Segundo uma pesquisa realizada pela XP Inc., uma importante empresa de gestão de investimentos, alguns produtos que fazem parte do chamado “kit torcedor” sofreram aumento de até 100% no valor com relação à Copa do Mundo de 2018.

Ou seja, o brasileiro hoje pode pagar o dobro do que pagou na última edição do campeonato. No entanto, alguns itens que são muito consumidos nessa época sofreram aumento de dois dígitos e têm seus preços elevados com frequência desde a última edição da Copa. Dentre eles podemos citar:

  • Cerveja;
  • Carnes;
  • Televisores.

Por que os preços aumentam tanto na Copa do Mundo?

Ainda que o torcedor se prepare para sofrer com a seleção e com os preços dos produtos, fica sempre aquela dúvida: mas por que a Copa, que nesse ano acontece no Catar, faz os preços subirem tanto?

A resposta para isso não é tão simples, mas existe uma justificativa.

O mundo acaba de atravessar um período complexo de crise desencadeado pela pandemia de Coronavírus. Com isso, toda a cadeia de suprimentos acabou sendo reduzida, o que foi fundamental para reduzir o contágio pela doença.

Muitos setores pararam ou reduziram drasticamente suas atividades. Outros mantiveram suas ações, mas com uma equipe muito menor. Com isso o atendimento foi precarizado e prejudicado, é claro.

Dessa forma, produtos que antes eram produzidos e vendidos com facilidade acabaram se tornando mais custosos tanto para fabricação quanto para a própria venda. Isso naturalmente fez com que o valor subisse bastante.

É o caso, por exemplo, dos televisores. É muito comum que nessa época as pessoas decidam adquirir uma TV maior para acompanharem os jogos com mais conforto. Porém, os televisores – que vinham registrando quedas de valores desde 2006 – devem estar bem mais caros esse ano.

Os custos do churrasco

Que atire a primeira pedra quem não ama acompanhar um jogo da seleção canarinha rodeado de amigos, uma cerveja gelada e uma carne de qualidade assando na brasa.

Pois bem: esse ano os churrascos devem ser bem mais humildes. Isso porque a estrela desse tipo de reunião, a carne vermelha, é um dos itens com preço mais elevado atualmente. Ainda segundo a pesquisa da XP Inc. a elevação dos itens mais procurados para churrascos apontam os seguintes números:

  • Carne 80% mais cara;
  • Cerveja 18% cara;
  • Refrigerante e água 24% mis caros.

O preço da carne sofreu impactos direto no aumento dos preços dos grãos e na crise hídrica que ocorreu entre 2020 e 2021. Isso impacta diretamente o setor agropecuário e, é claro, o consumidor sente no bolso.

Assistindo aos jogos fora de casa

Já se você é do tipo que prefere assistir aos jogos da seleção em um bar, com um telão a sua disposição e cerveja sempre trincando também há aumento de preço. Os custos para esse passeio em época de Copa do Mundo podem chegar a 15% mais caros do que em 2018.

Uniforme da seleção:

Já para torcer pela seleção devidamente uniformizado o gasto mais expressivo é com certeza com a camisa amarela. Segundo o site oficial da Nike, o valor hoje da camisa oficial é  R$ 349,99.

Esse preço representa um aumento de 40% em comparação á Copa anterior. Também é um preço muito mais alto do que a própria inflação acumulada nesse período, que é de  26,8%. Aqui vale ressaltar que o setor têxtil é um dos mais impactados pela pandemia.

Os altos preços das figurinhas da Copa do Mundo

Essa com certeza é uma má notícia pata os pais de crianças que amam colecionar as famosas figurinhas da Copa do Mundo. O álbum que é o sonho de consumo de muitos pequenos também apresenta aumentos bem expressivos em seu preço:

  • Álbum oficial tradicional: 16,5% mais caro;
  • Pacote com cinco figurinhas: 100% mais caro.

Dicas para economizar na Copa do Mundo

Nem tudo é tristeza. A Copa do Mundo com certeza é um evento de grande repercussão e que tem especial atenção no Brasil. Afinal, somos conhecidos como o país do futebol não à toa.

Sendo assim, brasileiros devem se planejar para aproveitarem o evento de forma mais consciente e, claro, sem sofrer rombos financeiros. Aqui vão algumas sugestões para lhe ajudar a curtir sem pesar demais no bolso.

Procure valores promocionais:

A melhor forma de economizar na Copa do Mundo é pesquisando bastante os preços para escolher os mais baratos. Então, faça uma busca na internet e nos melhores mercados antes de bater o martelo.

Prefira comprar bebidas no atacado:

Bebidas no atacado podem ser uma boa escolha para economizar dinheiro. Alguns supermercados, inclusive, costumam fazer promoções especiais de refrigerantes e cervejas para estimular o consumo nos dias de jogos. Aproveite.

Planeje os encontros com antecedência:

Não deixe tudo para cima da hora. Prefira se planejar com a antecedência. Faça o cálculo de quantas pessoas vão para a sua casa e estime a quantidade correta de comida e bebida para evitar desperdícios.

Divida dos gastos entre amigos:

Amigo é coisa par se guardar do lado esquerdo do peito. E também é um companheiro perfeito para rachar a conta em ias de jogos. Faça o famoso “rateio” para que todos possam assistir aos jogos comendo do bom e do melhor sem pesar para ninguém.

No mais, tenha cuidado com os gastos. A Copa do Mundo deve ser um evento prazeroso, divertido e sem gerar preocupações com cartão de crédito. O seu sofrimento nessa hora deve ser só quando a seleção verde e amarela estiver em campo.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul