O Brasil é reconhecido como um dos países com burocracia e impostos mais complexos para os empresários. Dito isso, fica claro que é fundamental entender o que é carga tributária e quais são as adequadas para o seu negócio.
Toda empresa gera despesas e precisa arcar com custos e tributos. No entanto, o enquadramento pode variar bastante, o que muda também os valores pagos por cada empresário. Quer entender mais sobre carga tributária? Leia esse conteúdo até o final.
O que é carga tributária
Carga tributária é o nome dado ao conjunto de impostos e tributos que recaem sobre uma determinada atividade. Pode ser tanto por pessoa física ou jurídica. Os valores são recolhidos legalmente pelo governo e compõem o que chamamos de PIB (Produto Interno Bruto).
Em teoria esses valores são destinados a obras e ações que devem promover melhorias para a população. Os tributos podem ser de cunho estadual, municipal ou federal, e não há um valor fixo para as cobranças, podendo variar muito de uma situação para a outra.
Em geral os valores devem beneficiar áreas como:
- Desenvolvimento social;
- Educação;
- Saúde;
- Segurança pública;
- Cultura;
- Transporte.
Porém, é difícil mensurar o quanto desse valor é usado corretamente. Principalmente porque no Brasil sofremos com corrupção e desvios de verbas para serviços fundamentais.
Como é feita a conta?
Para calcular a carga tributária do país é preciso realizar uma equação simples. Ela consiste na soma de todo o valor tributário arrecadado durante um ano dividido pelo PIB do mesmo período.
São considerados os tributos de cunho municipal, estadual e federal. Todos os valores entram na conta. Portanto, a conta é:
- CARGA TRIBUTÁRIA = SOMA DOS TRIBUTOS / PIB x 100
A carga tributária é acumulada em qualquer atividade. Por exemplo, quando você vai a um restaurante e consome algo, existe um valor de tributo somado a isso. O mesmo acontece quando o microempreendedor individual emite uma nota fiscal, por exemplo.
Qual é a carga tributária do Brasil atualmente?
A carga tributária do Brasil de 2021 fechou com 33,90% do PIB. Isso quer dizer que praticamente 1 terço de toda a riqueza produzida no país foi arrecadada em tributos.
O país mantém esse valor médio, variando 30 e 35% de carga tributária a cada ano. O valor é bem abaixo do que ocorre em países da Europa, por exemplo, que rondam em torno de 40 a 45%.
Porém, em países cuja carga tributária é bem elevada em comparação ao Brasil, o valor é destinado corretamente a população. É o que acontece em Itália e França, por exemplo.
Ou seja, o Brasil possui uma carga mediana, mas a qualidade de vida no país ficou entre as 30 piores do mundo segundo dados do Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES) em 2019.
Principais elementos da carga tributária
Ademais, a carga tributária no Brasil é composta por uma série de cobranças que acabam despertando algumas dúvidas nos empresários. Um dos impostos mais importantes é o ISS (Impostos sobre Serviços).
Ele é considerado o valor mais importante para as prefeituras. Significa que os prestadores de serviços que arcam com esse valor alimentam o cofre da prefeitura que por sua vez deve destinar o valor às obras e melhorias para a população.
A importância de uma boa gestão tributária
Quando falamos em carga tributária também devemos considerar a importância de uma boa gestão tributária para empresas. Afinal, sem isso fica impossível manter um controle e clareza sobre as atividades econômicas do negócio.
A gestão tributária nada mais é do que a administração correta dos tributos que são incididos diretamente ou indiretamente sobre a atividade. Isso quer dizer que é muito importante prestar atenção em todos os valores pagos e cobrados pela empresa, além de escolher corretamente o seu enquadramento, é claro.
Entenda tributações de fornecedores:
O setor que faz a gestão tributária da empresa deve conhecer e analisar meticulosamente os tributos de seus fornecedores. Afinal, o valor pago por cada parceiro impacta o preço final que a empresa paga pelo serviço ou produto.
Precificar corretamente:
Também é fundamental precificar corretamente os seus serviços/ produtos. E isso requer conhecer os custos para produção, distribuição, revenda, entrega etc.
Todos os custos que envolvem essas etapas precisam ser claros para que o valor repassado ao cliente seja justo e compense tal atividade. Por isso, atividades que possuem carga tributária mais alta são também mais caras para consumo.
Conhecer benefícios fiscais e atualizações:
Da mesma forma, algumas empresas podem se beneficiar de facilidade fiscais e atualizações na legislação que reduzem os custos do negócio. Portanto, contar com ajuda de um contador é fundamental.
Afinal, esse profissional tem potencial para analisar o melhor enquadramento e encontrar meios de abater ou reduzir os tributos, diminuindo os custos da empresa para funcionamento.
A importância da carga tributária para a sua empresa
A importância da carga tributária para a empresa é muito alta. Afinal, sem ela não é possível definir claramente o valor cobrado pelos serviços ou produtos oferecidos aos clientes.
Ademais, cobrar preços errados pode prejudicar o seu negócio e até levá-lo a falência. Claro, pois, se cobrar a menos significa que a empresa está perdendo dinheiro e se cobrar a mais pode perder espaço para a concorrência no seu nicho.
Empresas que não controlam bem a carga tributária e não fazem uma gestão adequada nesse sentido podem sentir no bolso os dissabores dessa negligência. Em geral esses negócios não conseguem se manter no mercado por muito tempo.
Entender como funciona a carga tributária e procurar meios de diminuir os custos de sua empresa de forma legal é importante. Esse pode ser o primeiro passo para uma estratégia de crescimento e ganho de mercado.
Vinicius Almeida