Recuperação de Tributos pagos indevidamente

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
notas de dinheiro

Também conhecida como Recuperação Tributária, a recuperação de tributos pagos indevidamente é uma alternativa para empresas que pagam valores indevidos para o governo em forma de  tributos.

Nós sempre falamos aqui sobre a importância de pagar todos os custos legais de sua empresa, incluindo taxas, impostos e demais tributos. Porém, também é importante saber que às vezes ocorrem cobranças indevidas para o seu negócio.

Quando isso acontece, porém, é possível obter de volta o dinheiro. No entanto, para isso você precisa conhecer o sistema de recuperação de tributos pagos indevidamente.

O que é recuperação de tributos pagos indevidamente?

Administrar uma empresa envolve muita burocracia. Dentre as principais está o pagamento d tributos que envolvem impostos, taxas e diversos outros valores.

Na ânsia por pagar tudo em dia e manter a empresa na legalidade, muitas pessoas acabam pagando valores indevidos. Ou seja, a empresa está pagando mais tributos do que deveria.

Nesse caso é possível solicitar um reembolso, a chamada recuperação de tributos pagos indevidamente.

Como acontece a recuperação de tributos pagos indevidamente?

Reaver esse valor é possível. Isso pode ser feito de maneira administrativa ou judicial, a depender de cada caso. De qualquer forma, em ambas as situações a empresa notifica o governo sobre o erro e solicita a devolução do valor.

Ademais, esse valor costuma ser devolvido considerando reajustes como juros e correção monetária. Vale lembrar que a recuperação de tributos pagos indevidamente é prevista em lei. Ela está descrita na Constituição Federal através do Art. 150, e no CTN – Código Tributário Nacional (Art. 165).

Veja como fazer a recuperação de tributos pagos indevidamente

mulher branca contando valores da recuperação de tributos pagos indevidamente

Se ao conferir os impostos pagos por sua empresa você se deparou com algum valor cobrado indevidamente, é hora de acionar a recuperação de tributos pagos indevidamente. Afinal, essa é a forma legal de restituir esse valor.

Recuperação administrativa:

A recuperação administrativa acontece considerando o regime tributário da empresa. Se sua empresa é Lucro Real ou Lucro Presumido isso acontecerá através do Pedido Eletrônico de Ressarcimento e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).

Porém, para empresas que se enquadram no Simples Nacional o procedimento é um pouco diferente. Ele ocorrerá pelo portal e-CAC e pode ser uma forma mais simples de obter o valor. 

Porém, o seu pedido passará por análise antes de ser aceito. Ademais, somente após a avaliação é que o crédito será emitido de acordo com sua competência: Federal, estadual ou municipal. 

Solicitação negada:

A empresa também pode recorrer quando negam a solicitação de recuperação de tributos pagos indevidamente. O prazo para isso é de até 30 dias. Porém, é preciso apresentar uma manifestação de inconformidade para que o caso seja reavaliado. O ressarcimento pode levar até 2 meses para acontecer.

Recuperação de tributos pagos indevidamente por meio Judicial:

Outra possibilidade é que a empresa envie o caso para a justiça para análise. No entanto, nessa situação é necessário contar com um advogado para lhe orientar durante todo o processo.

O advogado, por sua vez, entrará com uma ação para que os impostos pagos pela empresa sejam revistos. O caso será avaliado por um juiz que determinará o ressarcimento ou não.

Situações judiciais: quando usar esse caminho?

Existem duas ocasiões em que as empresas devem acionar a justiça para obtenção da recuperação de tributos pagos indevidamente. São eles:

Negativa administrativa:

Quando ocorre a negativa para uma solicitação de recuperação tributária por vias administrativas é preciso acionar a justiça. Porém, isso é feito apenas após a negativa também a manifestação de inconformidade.

Nessa situação o contribuinte solicita que a decisão administrativa seja anulada. Sendo assim, ele tenta reaver o crédito com prazo de até 2 anos.

Tributos ilegítimos:

Quando há ilegitimidade nos tributos cobrados também é necessário acionar a justiça. Essa situação é bem mais complexa e burocrática, uma vez que envolve análise e interpretação de teses tributárias.

No entanto, se o juiz entender que realmente há um erro, o valor será devolvido com correção monetária e juros. O pagamento será feito via restituição ou por compensação. 

Restituição x compensação para recuperação de tributos pagos indevidamente

A recuperação de tributos pagos indevidamente pode acontecer via restituição ou compensação. Cada um possui suas caracteristicas particulares. Veja a seguir.

Restituição:

O valor restituído é depositado em conta bancária. Entretanto, a conta deve ser empresarial. É o que ocorre quando há, por exemplo, necessidade de restituição do PIS e COFINS para produtos monofásicos.

Compensação:

No caso da compensação o valor é entregue como crédito para que a empresa utilize no pagamento de outros impostos. Portanto, ele serve como um abatimento para diminuir tributos devidos.

Quais impostos podem ser recuperados

Agora que você já sabe como funciona a recuperação de tributos pagos indevidamente é hora de falarmos especificamente sobre aqueles que se enquadram nessa possibilidade. São eles:

Municipal

  • Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU).

Estadual

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • ICMS-ST (ICMS-Substituição Tributária).

Federal

  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS);
  • Programa de Integridade Social (PIS);
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Por que é importante conhecer a recuperação de tributos pagos indevidamente?

A sua empresa custa caro. Manter uma atividade em função gera custos. Inclusive o Brasil possui os maiores tributos do mundo. Ademais, quando você arca com tributos indevidos isso se torna ainda mais complexo.

A recuperação de tributos pagos indevidamente aumenta a competitividade de sua empresa. Afinal, manter uma empresa mais cara torna mais difícil investir em crescimento e fazer a manutenção da atividade.

Em contrapartida, ao reduzir os custos da sua empresa, você consegue investir mais nas melhorias e tornar sua empresa mais potente no mercado.

Saiba que todas as empresas podem fazer a recuperação de tributos pagos indevidamente. Você deve fazer a gestão tributária adequada dos valores pagos e ter uma boa contabilidade. Assim você evita erros como esse.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

BPO Financeiro

Evasão Fiscal: entenda o que é e como ocorre

A evasão fiscal é um termo utilizado para descrever a prática ilegal de sonegação de impostos ou o não cumprimento correto das obrigações tributárias por

Fato gerador: Entenda a causa e o efeito

O termo “fato gerador” é fundamental no âmbito tributário, pois está diretamente relacionado ao momento em que ocorre a obrigação de pagar um tributo. Entender

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul