publicado em:12/02/21 4:00 PM por: addesenv_wp38 Blog

A tecnologia anda lado a lado com a evolução humana. Ela chega nos mais diversos setores da sociedade com o intuito de otimizar diferentes procedimentos, tornando a nossa vida mais fácil. E é claro que a área tributária não ficaria de lado. Por isso, nós do IBGEM decidimos fazer um artigo detalhado sobre a importância da tecnologia na contabilidade.

Trata-se de uma pauta muito importante uma vez que tecnologia e contabilidade possuem muitas coisas em comum. Entretanto, muitos profissionais contábeis ainda tem certo receio dessa união, deixando de utilizá-la. Mas no artigo de hoje nós vamos mostrar todos os benefícios que a tecnologia na contabilidade pode proporcionar e porque você deve usufruir dela sem medo. Acompanhe!

A tecnologia na contabilidade

Apesar de extremamente útil e importante, a tecnologia na contabilidade surge como uma modalidade relativamente recente para os profissionais da área. E, assim como em outros setores da sociedade, na contabilidade a tecnologia surge como um conjunto de mecanismos e conhecimentos que servem para aprimorar uma tarefa ou resolver um problema.

Muitos destacam, inclusive, que no meio contábil, a tecnologia apareceu para corrigir alguns erros específicos cometidos pelos profissionais da área de forma recorrente. Em outras palavras, ela se dá como uma solução para solucionar dificuldades profissionais comuns e inovar o mercado da contabilidade. Mas aí surge um questionamento: se ela é tão benéfica como estamos dizendo, porque alguns gestores ainda evitam utilizá-la?

Trata-se de uma pergunta pertinente e deveras curiosa. E sim, iremos respondê-la no decorrer de nosso artigo. Todavia, antes disso, para esclarecer as coisas na sua cabeça e facilitar a compreensão de todo o conteúdo, iremos dar exemplos de tecnologias importantes que podem ser utilizadas no meio contábil, explicando sua mecânica e benefícios. Entenda!

Quais são as tecnologias na contabilidade?

Como foi destacado, a tecnologia já não é vista como um luxo e sim como um dos meios de lidar com o dia a dia da profissão com maior facilidade. Sendo assim, existem inúmeros processos que podem ser otimizados por ela. O ponto principal aqui é que tudo isso tende a ajudar não somente os profissionais da área como também as empresas que usufruem dos serviços por eles prestados. 

Para se ter uma noção, basta você pensar no número de tarefas relacionadas a contabilidade que você ou seus funcionários efetuam por dia e tentar identificar quais delas poderiam ser otimizadas pela tecnologia, são inúmeras! Mas não para por aí. Ainda é possível enumerar mais benefícios da tecnologia na contabilidade. 

Com ela, é possível abranger questões que não são realizáveis de outra forma. Um bom exemplo são as questões tributárias, que possuem um extenso número de normas. Com o avanço tecnológico, é possível reunir todas elas em um só lugar, em um dispositivo conhecido como software tributário

Estes dispositivos podem armazenar e monitorar o trabalho da contabilidade de forma simples e dinâmica. Eles garantem extrema segurança, eficiência e agilidade, possibilitando o gerenciamento das complexidades da legislação tributária brasileira. Com isso, o programa não deixa passar nenhum benefício tributário que você tenha direito.

O melhor de tudo isso é o fato do software possibilitar que as empresas estejam sempre em compliance com as constantes alterações regulatórias em qualquer que seja o âmbito, Federal, Estadual ou Municipal. Mas que tal entendermos como ele funciona de maneira mais detalhada?

Como funcionam os softwares tributários e quais são os seus benefícios?

Os softwares tributários, de maneira geral, são responsáveis por gerenciar todos os dados contábeis e fiscais de um determinado negócio. Em resumo, eles realizam a comunicação de todos os setores de uma empresa por meio de seus módulos. Com isso, é possível gerenciar um negócio por inteiro de forma simples e dinâmica. Costumamos dizer que ele é uma solução completa para a gestão e administração de uma empresa. Entre seus principais benefícios, podemos destacar:

  1. Exportação e centralização de toda a movimentação financeira: a integração contábil permite a realização da importação do plano de contas do sistema de contabilidade de seu negócio para o software. Consequentemente, isso garante extrema facilidade para relacionar as categorias que dão origem ao arquivo de movimentação financeira;
  2. Domínio online do software para o setor: Prover acesso ao controle online das informações contábeis é essencial para qualquer negócio. Sendo assim, o painel de controle de um software contábil viabiliza o acompanhamento das rotinas do departamento, mostrando um dashboard com o resumo dos dados que já foram reunidos anteriormente. O controle digital também atua para que obrigações fiscais não sejam deixadas de lado, enviando lembretes aos gestores para que a empresa não seja penalizada ou multada;
  3. Diminuição considerável no pagamento de taxas e custos fiscais: Um software contábil permite que o processo de contabilidade de sua empresa seja feito sem a necessidade de papéis e trâmites administrativos mais complicados e demorados. Trata-se de uma tecnologia que permite a gestão integrada de todos os processos fiscais, formais e financeiros. Pode-se dizer que isso reflete diretamente em uma economia de tempo;
  4. Assertividade fiscal: Um software contábil pode auxiliar a assertividade do processo fiscal por meio da centralização de todas as informações regulatórias, evitando qualquer tipo de erro que resulte em multas ou penalidade.

A tecnologia na contabilidade influencia diretamente na elaboração do planejamento tributário

Por fim, e não menos importante, é necessário destacar que a tecnologia na contabilidade influencia diretamente na elaboração do planejamento tributário. É necessário pensar que para a realização de um planejamento tributário eficaz, é preciso ter transparência nas contas a pagar e a receber. Nesse sentido, a tecnologia na contabilidade (o software tributário) possibilita a visualização e acompanhamento de todos os recursos que entram e saem de sua empresa. Desse modo, podem haver estudos das possibilidades de enquadramentos fiscais, o que auxilia bastante no crescimento do negócio.



A última modificação foi feita em:março 25th, 2021 as 12:48




Comentários



Adicionar Comentário