Recuperação De Créditos Tributários: como isso pode ajudar minha empresa?

Recuperação De Créditos Tributários: como isso pode ajudar minha empresa?

Recuperação De Créditos Tributários: como isso pode ajudar minha empresa?

Previamente em nosso blog você já teve a oportunidade de entender o que são os créditos tributários e como é possível recuperá-los. E hoje trataremos de um tema bastante similar a este. Trata-se de como a Recuperação de Créditos Tributários pode ajudar uma empresa.

O assunto é muito importante uma vez que diversos gestores, inclusive os mais experientes, não sabem que a Recuperação de Créditos Tributários pode ajudar uma empresa a reaver valores significativos de impostos pagos indevidamente ou a maior.

Além disso, este é um processo respaldado por lei. Logo, não existe qualquer necessidade de receio ou desconfiança ao realizá-lo. Mas após esta breve introdução, vamos ao real intuito do artigo, que é demonstrar como a Recuperação de Créditos Tributários pode ajudar uma empresa. Acompanhe:

Como a Recuperação de Créditos Tributários pode ajudar uma empresa?

Os benefícios da Recuperação de Créditos Tributários são diversos. Por isso, para que você possa entender de maneira mais clara, iremos separá-los em tópicos, explicando de maneira detalhada cada um deles:

Redução considerável de gastos

O primeiro item de nossa lista talvez seja o mais explícito de todos. Recuperar Créditos Tributários pode auxiliar a empresa a garantir uma redução considerável de gastos. Basta termos em mente que o custo do pagamento dos mais variados tributos corresponde a uma porcentagem significativa de todo o faturamento dos negócios.

O problema é ainda maior se pensarmos que muitos desses tributos são pagos de maneira indevida. Assim, recuperar valores de impostos pagos incorretamente pode garantir uma maior saúde financeira, além de servir de alerta para que a gestão tributária seja otimizada e tais erros não voltem a ser cometidos no futuro.

Proteção contra multas e penalidades

Para que haja uma Restituição Tributária, primeiramente a empresa precisa passar por um processo de revisão ou análise fiscal. Assim sendo, ela pode estruturar sua agenda de obrigações tributárias e fiscais com maestria, além de apurar corretamente os tributos que precisa quitar.

Com isso, existe uma menor possibilidade do negócio ser pego de surpresa e autuado pelo Fisco. Logo, é possível dizer que não é necessariamente a Restituição que protege a empresa de multas e penalidades, mas sim os procedimentos efetuados previamente a sua realização.

Melhora considerável do fluxo de caixa da empresa

A recuperação de créditos tributários que foram recolhidos indevidamente pelas empresas tem sido um importante artifício para a redução de valores a recolher em períodos futuros melhorando, consequentemente, o fluxo de caixa.

Desse modo, é possível gerar recursos em caixa para que a empresa utilize tais créditos para novos investimentos ou até mesmo na otimização de processos já em funcionamento, o que pode ser altamente benéfico, garantindo mais sucesso e competitividade.


Agora você já sabe como a Recuperação de Créditos Tributários pode ajudar uma empresa e qual a importância em implementar esta ação em sua empresa. Lembre-se que para efetuar a Restituição o ideal é contar com o auxílio de profissionais experientes e capacitados como os do IBGEM.

admin

Deixe uma resposta