A importância do profissional contábil na atualidade

A importância do profissional contábil na atualidade

A importância do profissional contábil na atualidade

O profissional contábil é essencial para qualquer empreendimento. Ele possui o papel de tomar uma série de decisões extremamente arriscadas, e que podem ser determinantes para o seu negócio. Logo, podemos dizer que estes especialistas são imprescindíveis para qualquer empresa. 

Nesse contexto, no artigo de hoje explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o profissional contábil, enfatizando qual a sua importância e que tarefas ele pode desempenhar dentro da companhia. Acompanhe!

O que é um profissional contábil?

O profissional contábil é aquele que gerencia todas as questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de um determinado negócio. Em seu dia a dia, ele trabalha com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber e guias de impostos.

Trata-se de um ofício que demanda extrema atenção e responsabilidade, uma vez que envolve, de maneira direta, a saúde financeira de uma empresa. Assim sendo, para praticar suas atividades, este profissional precisa ter um diploma de graduação em Contabilidade reconhecido pelo MEC.

Além disso, é fundamental que todo profissional da contabilidade obtenha o seu registro no Conselho Regional de Contabilidade, o CRC. Um fator importante é que os técnicos em contabilidade também necessitam deste registro e sem eles não podem exercer a profissão.

Quais funções este profissional pode exercer dentro de uma empresa?

Explicando de maneira bem breve, podemos dizer que este profissional é responsável por  acompanhar todas as transações de um empreendimento, desde sua abertura até o encerramento de suas atividades.

Entretanto, a ocupação não se limita apenas à gestão de empresas. Os profissionais contábeis também pode exercer uma série de funções no mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria. 

Eles também podem trabalhar de forma autônoma. Inclusive, existe a possibilidade de atuarem como funcionários de escritórios de contabilidade, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e até no setor militar.

Fato é que a área tributária necessita de profissionais extremamente competentes, como os especialistas do IBGEM. Isso porque muitas micro, pequenas e até grandes empresas acabam tendo uma vida efêmera quando não se atentam a este setor.

É preciso compreender que o profissional contábil não tem apenas a tarefa de contabilizar algumas receitas e despesas. Ele também é um dos principais responsáveis pelo levantamento de dados, que pode ser essencial para que o cliente tome uma série de decisões. 

Além disso, os profissionais da contabilidade podem analisar frequentemente o enquadramento tributário da empresa, observando se o regime atual é o mais adequado e evitando qualquer multa, penalidade ou perda financeira.

admin

Deixe uma resposta