O que é Parametrização Fiscal?

O que é Parametrização Fiscal?

O que é Parametrização Fiscal?

O tema de hoje é parametrização fiscal. Desse modo, neste artigo você poderá compreender o que é a parametrização, quais são as suas principais vantagens e se ela apresenta qualquer tipo de malefício para o seu empreendimento.

Para ter noção da importância deste assunto, é interessante saber que a parametrização fiscal garante informações atualizadas e confiáveis, agilidade e fluidez nos processos, economia e dinheiro no caixa. Mas afinal, em que consiste a parametrização?

O que é a parametrização fiscal?

Parametrização fiscal é uma maneira de reclassificar os códigos dos produtos de sua empresa. Desse modo você facilita as operações de entrada e saída, auxiliando a Contabilidade na apuração correta dos impostos. Com isso, fica mais fácil constatar produtos que possuem benefícios tributários.

Especialistas da área tributária afirmam que esta é a principal maneira de diminuir o impacto da carga tributária sobre o seu negócio. Isso porque acompanhar alterações, compreender as mudanças na legislação e modernizar os sistemas são talvez as maiores dificuldades das empresas em relação ao processo tributário brasileiro.

Assim sendo, efetuar a parametrização pode ajudar bastante o seu empreendimento a crescer e se diferenciar dos demais. Mas para que você possa entender melhor como tudo isso funciona, iremos enumerar os principais benefícios da parametrização. Acompanhe!

Quais são os principais benefícios da parametrização fiscal? 

Como observado anteriormente, a parametrização fiscal, quando realizada por profissionais especializados na área tributária, tente unicamente a trazer benefícios para seu estabelecimento. Entre eles, podemos destacar:

  1. Análise detalhada da base de cálculo e alíquota do ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS e COFINS necessários para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica;
  2. Indicação do CFOP, CST de ICMS, IPI, PIS e COFINS, Código de enquadramento do IPI e CEST;
  3. Apresentação personalizada de acordo com o produto, a finalidade do adquirente e Estado de destino;
  4. Orientação quanto à fundamentação legal nas observações da Nota Fiscal;
  5. Alta redução na possibilidade de erro em qualquer documento fiscal;
  6. Diminuição na incidência de autuações;
  7. Otimização do tempo;
  8. Redução de gastos desnecessários que podem ser utilizados para otimizar outras áreas da empresa.

Agora você já sabe quais os principais benefícios da parametrização fiscal e porque ela deve ser implementada em sua empresa.

admin

Deixe uma resposta