Você sabe o que é planejamento tributário? Trata-se de um conceito imprescindível para qualquer gestor que deseje tocar a sua empresa de maneira adequada, visando sempre a organização e o sucesso.

Desse modo, é importante saber o que é planejamento tributário a fundo, conhecendo todas as suas características e peculiaridades. Por isso resolvemos elaborar este artigo. Aqui você vai entender tudo sobre o conceito. Para começar, vamos destacar a definição de planejamento tributário. Acompanhe!

O que é planejamento tributário?

Planejamento tributário é uma espécie de programação elaborada por uma empresa. Ela envolve a criação de uma série de ações estratégicas que visam facilitar a relação da empresa com os órgãos de fiscalização tributária. Nesse sentido, é realizada uma análise completa de todos os processos realizados, acompanhada de uma simulação de vários cenários, de modo que o empreendimento reconheça o que fazer para diminuir o pagamento de impostos. Em outras palavras, o seu objetivo principal é gerir de maneira mais eficaz o pagamento de todos os tributos necessários.

Uma vez que se efetua o planejamento com qualidade, é possível gerar diagnósticos prévios que possibilitam o estudo e gerenciamento dos pagamentos de todos os tributos efetuados pela empresa. O principal objetivo a partir de tudo isso é organizar os impostos de uma maneira mais acessível e econômica. Nesse sentido, o indicado é que, para todo o processo ser mais efetivo, você conte com o auxílio de especialistas na área, como os profissionais do IBGEM.

Agora que já entendemos o conceito básico de planejamento tributário, vamos compreender quais são as suas subdivisões. Sabe-se que existem duas “categorias” principais de planejamento tributário, sendo elas:

O que é planejamento tributário operacional?

Esta é definida por muitos especialistas como uma categoria relativamente básica de planejamento tributário. Assim sendo, ela envolve todos os procedimentos estabelecidos na sua empresa para que sejam cumpridas todas as exigências legais.

Em outras palavras, para cumprir a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos, é necessário incluir essas tarefas na sua rotina de trabalho e alinhá-las de maneira direta com a equipe contábil.

O que é planejamento tributário estratégico?

Para que o planejamento operacional seja executável, antes deve ser realizado o planejamento estratégico. Este é o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente e o conhecimento de outras particularidades fiscais, que podem variar de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos e outras.

Então, podemos dizer que não é possível escolher somente uma das duas categorias, visto que ambas se complementam. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o Planejamento Tributário é muito mais do que apenas cumprir as obrigações em dia e anotar as receitas e despesas em planilhas. Desse modo, ele abrange uma complexa preparação. Nela, é necessário conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que envolvem o seu negócio.

Os benefícios do planejamento tributário

Como já citado no decorrer de nosso artigo, o planejamento pode apresentar uma série de benefícios. Pensando nisso, resolvemos explicar os principais deles, para deixar claro que a técnica tende unicamente a beneficiar o seu negócio. Os benefícios são:

Diminuição na incidência de multas e penalidades

Vamos começar destacando a diminuição na incidência de multas e penalidades pois, para muitos, essa talvez seja a principal vantagem proporcionada pelo planejamento tributário.

O planejamento é importante pois possibilita que todos os procedimentos efetuados dentro da empresa sejam feitos dentro da legalidade.

Isso porque a prática garante que você conheça detalhadamente toda a vida tributária da sua empresa, incluindo todas as movimentações financeiras, acertos e até mesmo erros.

Caso exista alguma irregularidade, é possível realizar uma série de ações preventivas, evitando assim qualquer possibilidade de autuação ou multa por parte do Fisco.

O planejamento promove uma redução notável no custo total de seu negócio

Seguindo nessa linha de economia ou inibição de gastos desnecessários, podemos dizer que o planejamento promove uma redução notável no custo total de seu negócio.

Isso porque a técnica tributária é um importante instrumento de otimização para qualquer gestão empresarial, e como vimos pode encontrar erros processuais e de gestão a qualquer momento.

Com isso fica mais fácil corrigir todos os processos e evitar a perda de dinheiro de forma desnecessária. Para isso, é fundamental uma análise completa de seu histórico tributário e financeiro, bem como de suas despesas.

Planejamento Tributário possibilita retardar o pagamento de tributos sem incidência de multa

Existem ações que permitem, a partir de um planejamento tributário bem realizado, postergar o pagamento dos tributos sem a incidência de multas. 

Essa tática pode ser bastante útil para quando sua empresa está com pouco capital de giro e precisa de alguns dias a mais para ter fôlego no caixa e conseguir efetuar os pagamentos.

O planejamento tributário possibilita o aproveitamento de possíveis incentivos fiscais

Empresas adeptas do crescimento desordenado, na maioria das vezes, não aproveitam os incentivos fiscais dos quais poderiam fazer uso. Tudo isso significa prejuízo no desempenho da atividade.

Contudo, o planejamento Tributário permite que o profissional tenha uma visão mais ampla do negócio e conheça a fundo processos que podem ser otimizados ou eliminados a fim de aproveitar as vantagens que a lei proporciona.

A técnica garante mais competitividade ao seu negócio

A técnica logicamente trará um nível elevado de competitividade ao seu negócio. Trata-se de uma questão óbvia, mas que certamente deve ser destacada. Isso porque com o planejamento você garante distância de prejuízos e investimentos desnecessários.

Com isso, você economiza um dinheiro que poderá ser utilizado para investimentos em áreas específicas e que demandam modernizações em sua empresa.

Logo, ao se planejar, sua empresa poderá, além de economizar com tributos, saber quais setores de sua companhia necessitam de ajustes, podendo garantir investimentos e otimizações necessárias futuramente.

Agora você já sabe o que é planejamento tributário e como ele pode auxiliar no crescimento de seu negócio. Mais uma vez é importante frisar que, para que ele apresente o máximo de benefícios possíveis, o ideal é sempre contar com o auxílio de profissionais especializados na área tributária.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *