A importância da Gestão Tributária para o resultado da sua Empresa

A importância da Gestão Tributária para o resultado da sua Empresa

Gestão Tributária: a importância para o resultado da sua empresa

Todos nós sabemos que a carga tributária brasileira é consideravelmente severa e sua legislação é altamente complexa. Assim, efetuar uma gestão tributária de qualidade pode ser um ponto positivo na hora de sua empresa se diferenciar da concorrência e garantir um lugar de destaque no mercado.

A técnica, além de garantir uma maior competitividade, ainda proporciona um fluxo de continuidade nos negócios, como iremos acompanhar no decorrer deste artigo. Mas a grande questão é: Você sabe o que é Gestão Tributária e como ela deve ser aplicada? 

Para ajudá-lo a se familiarizar com o assunto, resolvemos elaborar um editorial bem completo sobre a importância da gestão tributária para a sua empresa.

O que é Gestão Tributária?

Inicialmente, é necessário abordarmos de uma maneira mais ampla sobre o que é a Gestão Tributária. E para isso, é fundamental entender que existem muitos tributos obrigatórios vigentes em nosso país. 

Para qualquer empresa exercer um gerenciamento de seus gastos com tributos para evitar um pagamento excessivo e desnecessário no decorrer deste processo.

E, uma vez que este procedimento é realizado, podemos afirmar que uma gestão tributária está sendo feita. Ela possibilita que você desenvolva uma estratégia econômica para realizar o pagamento de impostos de sua empresa.

Isso começa com uma elaborada reestruturação contábil da organização com o objetivo de melhorar seu relacionamento com o grande volume de informações fiscais que estão em circulação constante no mundo dos negócios.

Diversos especialistas afirmam que, através desta metodologia de funcionamento previamente estabelecida, é viável agrupar condições necessárias para que a empresa organize sua atuação em relação aos impostos e obrigações.

Entre os principais objetivos da gestão tributária, podemos citar:

  1. Corrigir possíveis erros de interpretação e execução no cumprimento das obrigações e rotinas fiscais na empresa;
  2. Evitar contingências fiscais (multas e sanções), bem como o pagamento indevido de tributos;
  3. Implementar formas lícitas de economia tributária.

Garanta profissionais qualificados para realizar a gestão tributária de sua empresa

 É interessante destacar que, apesar de não ser a sua função,  é necessário garantir auxílio de um contador com conhecimento atualizado e completo de leis, decretos, atos e instruções normativas. Isso tudo para garantir que os processos do negócio prossigam sempre dentro da legalidade. 

Além disso, não basta contar apenas com um funcionário para a área e sim com uma equipe inteira bastante qualificada, de preferência com compreensão multidisciplinar da gestão fiscal e contábil.

Isso significa que é preciso que o profissional seja extremamente competente, tendo conhecimentos de aspectos específicos do dia a dia da empresa, como sua produção, por exemplo, além de conhecer a legislação tributária. Trata-se de um trabalho amplo e complexo e que deve ser feito preferencialmente de forma coletiva e por especialistas capacitados.

Dessa forma, sempre procure trabalhar com profissionais especializados em planejamento tributário qualificados, como os do IBGEM, para exercer essa função. Em diversas ocasiões as empresas acabam tendo problemas em relação à Gestão Tributária justamente por abrirem mão de uma equipe especializada para lidar com o assunto.

Este é um assunto bastante sério e que não deve ser alvo de economias desnecessárias. Portanto, invista em profissionais de qualidade e que possam trazer sempre o melhor para a sua empresa.

Principais motivos para realizar a gestão tributária da sua empresa

Como pudemos observar, a Gestão Tributária é uma vertente fundamental para qualquer negócio. Entretanto, se você ainda não está convicto de que deve investir alto neste processo, separamos 3 bons motivos para focar em uma boa gestão tributária para sua empresa. Entenda: 

1- Você pode inibir gastos desnecessários

Essa, para muitos, é colocada como a principal razão para a realização da gestão tributária. Isso porque, em muitos casos existe a chance de você estar pagando mais impostos do que deveria. 

Como citado anteriormente, a carga tributária de nosso país não é somente alta como também bastante complexa. Existe ainda diferentes formas e exigências para os pagamentos.

Isso torna extremamente provável a hipótese de que você esteja pagando algum tributo em um serviço maior do que seria necessário para quitar sua obrigação. Em outras palavras, você poderia pagar bem menos, obtendo o mesmo resultado.

Portanto é necessário o auxílio de profissionais da área para garantir que você não perca dinheiro sem motivo e consiga manter uma boa saúde financeira para o seu negócio.

2- A gestão tributária diminui os riscos de autuação

O segundo motivo de nossa lista, que também é extremamente importante, é o fato de uma boa Gestão Tributária diminuir o risco de autuação da sua empresa. Assim, mesmo que tenha certeza de que não está pagando nenhum tributo a mais, existe a possibilidade de você ter pago alguma taxa, imposto ou contribuição a menos. 

Isso pode culminar em multas, cobranças com juros e até mesmo, em casos mais graves, detenção pelo período de 6 meses a 2 anos.

3- Gestão Tributária auxilia na tomada de decisões estratégicas

Uma outra forma de economizar recursos com uma consultoria tributária eficiente é utilizar as informações e os dados levantados para tomar decisões estratégicas da empresa.

Um exemplo prático de como isso pode ser aplicado é quando se precisa definir o local de abertura de uma filial ou de compra de um determinado insumo e leva-se em consideração a carga tributária que vai incidir. 

Além disso, é possível acompanhar eventuais alterações nas alíquotas a fim de escolher o melhor momento para fazer determinado investimento.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a Gestão Tributária e como ela deve ser aplicada em sua empresa. Lembre-se que esta é uma questão de extrema importância e que pode impulsionar os seu negócio, portanto invista em profissionais de qualidade para realizá-la.

admin

Deixe uma resposta