O que é engenharia de cardápio?

O que é engenharia de cardápio?

O que é a Engenharia de Cardápio

Você já ouviu falar sobre a engenharia de cardápio? Trata-se de  um processo minucioso, responsável por avaliar, de diferentes modos, os pratos, bebidas, ingredientes e qualquer outro elemento presente em um menu. A partir disso é possível efetuar alterações necessárias, que geralmente envolvem a descrição e disposição dos ingredientes, a paleta de cores e até mesmo imagens utilizadas no cardápio. 

O objetivo com este processo é deixar tudo mais atrativo, a fim de garantir maior proximidade com os clientes. Entretanto, existe uma outra vertente da engenharia de cardápio relacionada ao âmbito tributário, e é exatamente sobre isso que falaremos no decorrer deste artigo. Portanto, para entender tudo sobre o tema acompanhe o texto até o final.

Engenharia de cardápio voltada para questões tributárias

Quando falamos sobre a engenharia de cardápio voltada para questões tributárias, precisamos entender que a prática consiste em descobrir quais produtos do cardápio de uma determinada empresa possuem benefícios fiscais. 

Com isso, é possível elaborar uma série de combos inteligentes, proporcionando com que a maior parte da receita do cardápio fique concentrada nos produtos que contam com benefícios tributários. Basicamente, existe uma mescla de produtos que contam e os que não contam com benefícios tributários.

Um exemplo bastante comum ocorre em empreendimentos enquadrados no Simples Nacional, onde geralmente as bebidas frias contam com uma série de possíveis incentivos fiscais. No Simples, mix de saladas também contam com alíquota zero, o que certamente pode ser aproveitado na elaboração de um cardápio. 

Já em estabelecimentos que se encaixam no Lucro Presumido os benefícios são ainda maiores. Assim, eles englobam desde bebidas frias, como água, sucos, refrigerantes e cervejas em alguns casos, até grãos como café e granola, por exemplo. 

Ainda, um fator determinante em toda a metodologia, e que merece extremo destaque e atenção, é a comunicação entre os profissionais da área tributária e o cliente. O grande motivo para isso é que de nada vale a elaboração de combos inteligentes se eles não forem estruturados com produtos bastante vendidos pelo estabelecimento. Desse modo, necessário garantir que haja uma mistura da técnica da engenharia de cardápio com a realidade do comércio. 

admin

Deixe uma resposta