O que é consultoria tributária?

O que é consultoria tributária?

O que é consultoria tributária?

Você já parou para pensar que algumas ações podem diferenciar a sua empresa das demais, garantindo maior sucesso e competitividade no mercado? E entre essas condutas, uma que merece bastante destaque é a consultoria tributária.

Mas agora você deve estar cheio de dúvidas, se indagando sobre o que é a consultoria tributária, qual o motivo para ela ser tão importante e quais são os seus benefícios. Trata-se de um processo que auxilia no reconhecimento de oportunidades de planejamento, preparando a empresa para seu orçamentário periódico.

Em outras palavras, a consultoria tributária, quando bem realizada, visa regular os processos adotados em uma empresa na apuração e no recolhimento dos tributos que incidem sobre todas as suas atividades, sejam eles diretos ou indiretos.

O serviço ainda tem como um de seus objetivos a verificação do cumprimento da legislação, assim como a garantia de amparo para que a empresa esteja sempre sem qualquer problema com o Fisco.

Tudo isso possui um propósito final em comum: assegurar que o empreendimento não enfrente qualquer tipo de multa ou autuação decorrentes do não pagamento de tributos. Desse modo, tal ato pode atenuar perdas financeiras desnecessárias para a empresa.

Note também que, para garantir que todos os procedimentos sejam efetivos, o recomendado é contar com uma equipe de profissionais especializados na área tributária, como os peritos do IBGEM

Que tipo de serviço pode ser realizado em uma consultoria tributária

A consultoria, apesar de buscar resultados rápidos, pode ser uma atividade bastante extensa e complexa. Isso se deve principalmente ao número de serviços oferecidos por ela, dentre os quais podemos citar:

  1. Análise de incentivos fiscais. Isso vale mesmo que eles federais ou regionais. O objetivo é reduzir o pagamento de impostos através das aplicações financeiras e investimentos;
  2. Revisão fiscal dos procedimentos adotados pela empresa. O intuito é alinhá-los com a realidade fiscal, acompanhando as modificações na legislação brasileira;
  3. Consultoria sobre preços de transferências. Nessa etapa é efetuada a apuração e revisão de cálculos de preços praticados em operações fiscais, estudos de operações com empresas vinculadas para evitar ajustes tributários, alterações na margem da lucratividade e defesas administrativas sobre tributação;
  4. Elaboração de um bom planejamento tributário. Os profissionais orientam a empresa a criar estratégias para reduzir a carga tributária em suas operações, dentro do que permite a legislação;
  5. Análise e consideração de procedimentos fiscais, visando novas oportunidades para que o empreendimento possa economizar no recolhimento de seus impostos.

Quais são os benefícios da consultoria?

Como citado anteriormente, uma boa consultoria tributária pode aprimorar seu pagamento de impostos. Isso possibilita uma redução de custos e se prevenindo contra possíveis crises financeiras. 

Desse modo, a diminuição dos encargos tributários possibilita o remanejamento de valores para outros investimentos. Assim sendo, podemos observar que a consultoria tributária é um processo de extrema relevância para qualquer negócio.

admin

Deixe uma resposta