Saiba quanto custa manter o seu negócio em conformidade com o Fisco

Saiba quanto custa manter o seu negócio em conformidade com o Fisco

Saiba quanto custa manter o seu negócio em conformidade com o Fisco?

Estar em conformidade com o Fisco é uma questão essencial para qualquer empresa que almeje o sucesso. Inclusive, para muitos especialistas este é o ponto principal para qualquer negócio. Assim, buscar essa harmonia se torna imprescindível aos gestores. 

Nesse contexto, a principal dúvida existente é: Como alcançar a conformidade com o Fisco e quanto é preciso pagar para isso? Mas não há razão para se preocupar pois no decorrer deste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

Como estar em conformidade com o Fisco?

A melhor maneira de garantir conformidade com o Fisco é buscando auxílio de profissionais experientes e capacitados, como os do IBGEM. Eles podem te ajudar a garantir o Compliance Tributário.

Trata-se de uma ação que busca mitigar riscos atrelados às questões tributárias, visando evitar qualquer tipo de equívoco em meio a este processo. Basicamente, o Compliance contribui para que a empresa efetue uma correta gestão tributária.

O feito se demonstra ainda mais relevante devido à alta complexidade encontrada no Brasil quando falamos sobre as questões tributárias e fiscais. Dessa maneira, o Compliance se demonstra como a melhor alternativa para as empresas, minimizando inclusive os riscos de não cumprimento das obrigações acessórias necessárias.

Como é feito o Compliance?

De maneira geral, o Compliance engloba toda a parte tributária de um negócio. Entretanto, existem alguns pontos que são mais observados por ele, sendo estes:

  1. o pagamento de tributos;
  2. a entrega de obrigações acessórias;
  3. a guarda de arquivos digitais e controle dos XML;
  4. o monitoramento de CNDs;
  5. a auditoria e cruzamento de escriturações.

Avaliando todas estas questões os profissionais da área tributária conseguem identificar possíveis erros, encontrando a melhor solução para cada um deles e, consequentemente, garantindo um melhor funcionamento da empresa. 

Qual é o custo de toda a operação?

É importante ter conhecimento que uma vez que o Compliance é efetuado por uma equipe tributária e contábil capacitada ele pode até mesmo diminuir os custos da empresa. O grande motivo para isso é a menor incidência de multas. Como consequência, o negócio também pode melhorar o seu posicionamento e competitividade no mercado.

Todo o processo demanda um determinado custo. Isso porque a empresa necessitará da aquisição de novas ferramentas tecnológicas, mão de obra altamente qualificada, períodos de treinamento pessoal, além de relação e estruturação de diversos procedimentos essenciais para o cumprimento de todas as obrigações acessórias.

Estar em conformidade com o fisco ainda demanda uma quantidade considerável de energia, o que leva muitos gestores a buscar fontes alternativas desse recurso para baratear a operação. Ainda, a necessidade de cada um dos itens citados acima dependa da situação da empresa, logo o custo se configura em uma variante.

Contudo, em quase todos os casos o Compliance é benéfico à empresa, uma vez que seu principal objetivo é diminuir de forma considerável todos os gastos dela. Assim, independentemente de seu preço, a realização do Compliance pode ser considerada barata, já que possui um custo benefício muito bom.

Ainda, quando bem desenvolvido, a técnica resulta em uma grande vantagem para a empresa. Ela ainda evidencia enorme transparência em todos os atos, demonstrando isso para o mercado e garantindo conformidade com o Fisco.

admin

Deixe uma resposta