publicado em:14/08/20 6:45 AM por: addesenv_wp38 Blog

Você já ouviu falar sobre o Compliance Tributário? É bem provável que sim, uma vez que este é um dos assuntos mais comentados dentro de qualquer organização. O termo provém do inglês , onde o verbo “to comply” significa ” cumprir ou agir de acordo com uma regra”.

Quando este tema vem à tona, muitas pessoas pensem diretamente no dever de estar dentro das conformidades e a necessidade de cumprir todas as leis e deveres relacionadas ao cenário tributário. E é basicamente isso que o conceito quer dizer.

Ainda, o Compliance Tributário é extremamente importante pois é através dele que as empresas buscam mitigar riscos atrelados às questões tributárias, visando evitar qualquer tipo de equívoco em meio a este processo. 

Para você ter uma ideia de como o Compliance está diretamente presente no dia a dia das empresas, entre as atividades necessárias para a sua efetivação podemos listar:

  1. o pagamento de tributos;
  2. a entrega de obrigações acessórias;
  3. a guarda de arquivos digitais e controle dos XML;
  4. o monitoramento de CNDs;
  5. a auditoria e cruzamento de escriturações.

Mas agora que você pode acompanhar uma breve introdução sobre o assunto, está na hora de entender qual é a importância do Compliance Tributário no Brasil. 

A importância do Compliance Tributário no cenário brasileiro

Uma série de estudos realizados em território nacional evidencia que a grande prioridade em termos de gestão tributária é o correto pagamento dos tributos, ou seja, Compliance. Tal importância é ainda maior do que a relativa redução do ônus tributário. 

Essa relevância se deve, principalmente, à alta complexidade encontrada no Brasil quando falamos sobre as questões tributárias e fiscais. Questões que, inclusive, estão em constante transição todos os dias, ocasionando ainda mais incerteza nos gestores.

Sabendo disso, é possível inferir que o Compliance se demonstra como a melhor alternativa para as empresas, minimizando inclusive os riscos de não cumprirem as obrigações acessórias necessárias.

Também é interessante saber que uma vez que ele é feito com o foco da equipe tributária e contábil pode até mesmo diminuir os custos da empresa. 

O grande motivo para isso é a menor incidência de multas. Como consequência, o empreendimento também pode melhorar o seu posicionamento e competitividade no mercado.

Em outras palavras, ter um programa de Compliance Tributário bem elaborado resulta em uma grande vantagem para a empresa. Tal atitude demonstra enorme transparência nos seus atos, tanto para o Fisco quanto para o mercado.





Comentários



Adicionar Comentário