As vantagens do Compliance Tributário nas empresas

As vantagens do Compliance Tributário nas empresas

As vantagens do Compliance Tributário nas empresas

Basicamente, o Compliance Tributário é medida necessária para qualquer empresa e deve ser adotada para cumprir procedimentos legais  a fim de mitigar risco de autuações e principalmente de economizar impostos. E para justificar esta afirmação separamos alguns tópicos importantes sobre o tema para você:

Qual é a importância do Compliance Tributário?

O Compliance Tributário é o método capaz de avaliar e organizar os processos fiscais da empresa para que eles estejam em conformidade com a lei.

Ele se demonstra extremamente importante, pois muitas empresas não conseguem estruturar sua área fiscal sem o auxílio de especialistas, considerando as inúmeras declarações exigidas por Municípios, Estados e Receita Federal. 

Isso sem contar a necessidade de acompanhar as mudanças diárias das legislações tributárias a tempo.

Assim, dado o cenário, o Compliance se demonstra como um excelente alternativa para qualquer empresa. Ele minimiza inclusive riscos de autuação e auditoria fiscal pelo não cumprimento das obrigações acessórias.

Quais são as principais vantagens proporcionadas pelo Compliance Tributário?

De maneira geral, o principal benefício do Compliance Tributário é a obtenção do controle total de todos os processos do departamento fiscal de seu negócio. Entretanto ele apresenta outros benefícios, como por exemplo:

  1. Organização: é possível estabelecer fluxo de caixa para sua empresa através de ferramenta de controles fiscais internos,  por exemplo, controlando as datas dos pagamentos dos impostos federais e estaduais, data de transmissão dos arquivos eletrônicos ao Fisco (SPED Fiscal, EFD Contribuições, EFD ICMS, ECF, etc), controle de notas fiscais de compra para fins de controle fiscal de insumos.  Desse modo é possível garantir um gerenciamento fiscal e tributário muito mais organizado. 
  2. Economia: Com todas as obrigações entregues de maneira correta e no prazo, a empresa passa a diminuir a incidência de multas e juros. Isso sem contar com a possibilidade de recuperação de pagamentos e maior, ajustes para economia mensal, acumulo de créditos tributários,  entre outros benefícios a saúde financeira da empresa.  

Lembre-se que para obter todos os proveitos proporcionados pelo Compliance Tributário, é necessário contar com uma equipe especializada e capacitada. Assim você pode garantir sempre o melhor para o seu negócio.

admin

Deixe uma resposta