Gestão de Conflitos e seu impacto na retenção de talentos

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Manter a produtividade em alta e garantir a retenção de talentos são pontos importantes para construir uma equipe sólida. A gestão de conflitos é uma das ações fundamentais para obter esses e outros resultados em sua empresa.

O capital humano é um dos patrimônios essenciais de qualquer negócio. Não há boa tecnologia que consiga conter os danos causados por uma equipe desunida e um clima organizacional conflituoso.

Por isso pensar em meios de garantir a boa convivência é algo crucial. E nesse contexto a gestão de conflitos surge como uma oportunidade excelente para melhorar a produtividade e reduzir a taxa de rotatividade de seus funcionários.  

Entendendo a gestão de conflitos

Relações humanas geram divergências. No entanto, a gestão de conflitos existe justamente para ajudar a solucionar esses problemas de maneira mais sensata, comedida e adequada.

Muitas vezes essa ação consegue transformar uma discussão cheia de críticas negativas em algo construtivo, visando sempre desenvolver e melhorar os profissionais envolvidos no problema.

Vale lembrar que um conflito que começa pequeno pode se tornar um grande problema, gerando desavenças que comprometem o que chamamos de clima organizacional.

Clima organizacional:

O clima organizacional é fundamental para que a equipe a mantenha harmônica. Esse conceito engloba tanto as atitudes da empresa e a forma como a equipe a percebe, quanto a relação entre os colaboradores que faz com que no dia de trabalho seja respeitoso, agradável e mais produtivo.

Dicas para fazer uma gestão de conflitos

A boa gestão de conflitos deve se adaptar as necessidades da empresa. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo. São sugestões de como  implementar a estratégia dentro de seu negócio.

Boa comunicação:

A base para a gestão de conflitos é ter uma boa comunicação. Isso é fundamental para garantir uma relação mais harmônica e equilibrada entre a empresa e os colaboradores e entre os próprios funcionários.

A boa comunicação envolve disponibilizar canais para que os funcionários consigam se manifestar de maneira segura, sem se sentirem expostos. Além disso, é importante que os líderes tenham boa tratativa interpessoal.

Divulgar os valores da empresa:

Muitas vezes os conflitos ocorrem porque a equipe desconhece quais são os valores da empresa. É importante falar sobre isso, bem como estabelecer um código de cultura que possa guiar as atitudes dentro do negócio.

Acerte na seleção:

Na hora de selecionar novos integrantes para o seu time, procure por profissionais que estejam alinhados com a missão, visão e valores da marca. No entanto, pense em cultivar uma equipe diversa, com pensamentos diferentes que podem gerar bons insights.

Conheça a equipe:

Os líderes de uma empresa devem conhecer muito bem a equipe subordinada. Isso ajuda a antecipar problemas e mediar confusões, fazendo a devida gestão de conflitos.

Portanto, além de estruturar um processo seletivo que ajude na escolha dos profissionais, os líderes devem se preocupar em interagir e conhecer mais ainda os colaboradores.

Não deixe os problemas crescerem:

Problemas são faíscas que podem se transformar em grandes incêndios. É por isso que a gestão de conflitos deve ter atenção plena com relação a isso e procurar mediar qualquer divergência.

Uma maneira de fazer isso é através de reuniões individuais em que os colaboradores consigam expressar suas opiniões a respeito da empresa e da relação interpessoal.

Envolva sua equipe na gestão de conflitos

Sim, a gestão de conflitos é encabeçada pelos líderes. Porém, é importante que toda a equipe seja engajada nessa missão. Afinal, os conflitos podem surgir tanto entre o colaborador x empresa quanto entre dois empregados.

Portanto, educar e preparar os profissionais pra que consigam solucionar pequenos problemas antes que se tornem verdadeiramente preocupante é algo realmente muito importante.

Considere todos os lados:

Diante de uma pequena confusão que tem potencial perigoso o líder deve ouvir todos os lados da história. Agir de maneira neutra, sem demonstrar favoritismo ou protecionismo é algo realmente importante.

Também é hora de trabalhar o seu olhar empático. Busque entender a situação e se colocar no lugar dos profissionais envolvidos para encontrar soluções que sejam práticas, eficientes e humanas.

Monitore o desenrolar da história:

A gestão de conflitos não termina após a reunião para escutar os lados. Na verdade, essa estratégia propõe um acompanhamento para entender o desenrolar das coisas.

Líderes devem estar aptos a sugerir soluções. Após, é importante acompanhar a convivência entre as partes para garantir que provocações e outros problemas não surjam.

Lidere pelo exemplo com a gestão de conflitos

O líder exemplo é aquele que serve como inspiração para sua equipe. Em geral são gestores que conseguem equilibrar um excelente desempenho profissional com ótimo posicionamento humano.

Quando o líder também demonstra sabedoria e controle emocional para lidar com a gestão e conflitos ele inspira a equipe a fazer o mesmo. Nesse sentido, todos se tornem micro mediadores para evitar que os problemas agravem.

Essa autonomia ajuda a criar uma equipe mais madura, independente e com uma relação mais sólida de confiança. Afinal, tira aquela impressão de que “tudo tem que levar pro chefe”, fazendo com que cada se sinta responsável por manter o bom clima na empresa.

Quais benefícios a gestão de conflitos oferece?

Os benefícios de uma boa gestão e conflitos são diversos. Veja uma lista com os principais:

Equipe mais engajada:

Ao reduzir os desentendimentos você também estimula a sua equipe a se tornar mais produtiva, já que as desavenças não tomam tempo e não causam o temido cansaço emocional.

Geração de resultados:

Funcionários que se sentem acolhidos trabalham melhor e consequentemente geram mais resultados para a empresa.

Atração de talentos:

Uma empresa reconhecida pelo bom clima organizacional atrai a atenção dos melhores talentos e consegue contratar os especialistas mais almejados do mercado com mais facilidade.

Ademais, a gestão de conflitos ajuda a sua empresa a se tornar mais competitiva. Afinal, com menos problemas internos fica mais fácil focar no crescimento e ganho de mercado.

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