Manter a produtividade em alta e garantir a retenção de talentos são pontos importantes para construir uma equipe sólida. A gestão de conflitos é uma das ações fundamentais para obter esses e outros resultados em sua empresa.
O capital humano é um dos patrimônios essenciais de qualquer negócio. Não há boa tecnologia que consiga conter os danos causados por uma equipe desunida e um clima organizacional conflituoso.
Por isso pensar em meios de garantir a boa convivência é algo crucial. E nesse contexto a gestão de conflitos surge como uma oportunidade excelente para melhorar a produtividade e reduzir a taxa de rotatividade de seus funcionários.
Entendendo a gestão de conflitos
Relações humanas geram divergências. No entanto, a gestão de conflitos existe justamente para ajudar a solucionar esses problemas de maneira mais sensata, comedida e adequada.
Muitas vezes essa ação consegue transformar uma discussão cheia de críticas negativas em algo construtivo, visando sempre desenvolver e melhorar os profissionais envolvidos no problema.
Vale lembrar que um conflito que começa pequeno pode se tornar um grande problema, gerando desavenças que comprometem o que chamamos de clima organizacional.
Clima organizacional:
O clima organizacional é fundamental para que a equipe a mantenha harmônica. Esse conceito engloba tanto as atitudes da empresa e a forma como a equipe a percebe, quanto a relação entre os colaboradores que faz com que no dia de trabalho seja respeitoso, agradável e mais produtivo.
Dicas para fazer uma gestão de conflitos
A boa gestão de conflitos deve se adaptar as necessidades da empresa. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo. São sugestões de como implementar a estratégia dentro de seu negócio.
Boa comunicação:
A base para a gestão de conflitos é ter uma boa comunicação. Isso é fundamental para garantir uma relação mais harmônica e equilibrada entre a empresa e os colaboradores e entre os próprios funcionários.
A boa comunicação envolve disponibilizar canais para que os funcionários consigam se manifestar de maneira segura, sem se sentirem expostos. Além disso, é importante que os líderes tenham boa tratativa interpessoal.
Divulgar os valores da empresa:
Muitas vezes os conflitos ocorrem porque a equipe desconhece quais são os valores da empresa. É importante falar sobre isso, bem como estabelecer um código de cultura que possa guiar as atitudes dentro do negócio.
Acerte na seleção:
Na hora de selecionar novos integrantes para o seu time, procure por profissionais que estejam alinhados com a missão, visão e valores da marca. No entanto, pense em cultivar uma equipe diversa, com pensamentos diferentes que podem gerar bons insights.
Conheça a equipe:
Os líderes de uma empresa devem conhecer muito bem a equipe subordinada. Isso ajuda a antecipar problemas e mediar confusões, fazendo a devida gestão de conflitos.
Portanto, além de estruturar um processo seletivo que ajude na escolha dos profissionais, os líderes devem se preocupar em interagir e conhecer mais ainda os colaboradores.
Não deixe os problemas crescerem:
Problemas são faíscas que podem se transformar em grandes incêndios. É por isso que a gestão de conflitos deve ter atenção plena com relação a isso e procurar mediar qualquer divergência.
Uma maneira de fazer isso é através de reuniões individuais em que os colaboradores consigam expressar suas opiniões a respeito da empresa e da relação interpessoal.
Envolva sua equipe na gestão de conflitos
Sim, a gestão de conflitos é encabeçada pelos líderes. Porém, é importante que toda a equipe seja engajada nessa missão. Afinal, os conflitos podem surgir tanto entre o colaborador x empresa quanto entre dois empregados.
Portanto, educar e preparar os profissionais pra que consigam solucionar pequenos problemas antes que se tornem verdadeiramente preocupante é algo realmente muito importante.
Considere todos os lados:
Diante de uma pequena confusão que tem potencial perigoso o líder deve ouvir todos os lados da história. Agir de maneira neutra, sem demonstrar favoritismo ou protecionismo é algo realmente importante.
Também é hora de trabalhar o seu olhar empático. Busque entender a situação e se colocar no lugar dos profissionais envolvidos para encontrar soluções que sejam práticas, eficientes e humanas.
Monitore o desenrolar da história:
A gestão de conflitos não termina após a reunião para escutar os lados. Na verdade, essa estratégia propõe um acompanhamento para entender o desenrolar das coisas.
Líderes devem estar aptos a sugerir soluções. Após, é importante acompanhar a convivência entre as partes para garantir que provocações e outros problemas não surjam.
Lidere pelo exemplo com a gestão de conflitos
O líder exemplo é aquele que serve como inspiração para sua equipe. Em geral são gestores que conseguem equilibrar um excelente desempenho profissional com ótimo posicionamento humano.
Quando o líder também demonstra sabedoria e controle emocional para lidar com a gestão e conflitos ele inspira a equipe a fazer o mesmo. Nesse sentido, todos se tornem micro mediadores para evitar que os problemas agravem.
Essa autonomia ajuda a criar uma equipe mais madura, independente e com uma relação mais sólida de confiança. Afinal, tira aquela impressão de que “tudo tem que levar pro chefe”, fazendo com que cada se sinta responsável por manter o bom clima na empresa.
Quais benefícios a gestão de conflitos oferece?
Os benefícios de uma boa gestão e conflitos são diversos. Veja uma lista com os principais:
Equipe mais engajada:
Ao reduzir os desentendimentos você também estimula a sua equipe a se tornar mais produtiva, já que as desavenças não tomam tempo e não causam o temido cansaço emocional.
Geração de resultados:
Funcionários que se sentem acolhidos trabalham melhor e consequentemente geram mais resultados para a empresa.
Atração de talentos:
Uma empresa reconhecida pelo bom clima organizacional atrai a atenção dos melhores talentos e consegue contratar os especialistas mais almejados do mercado com mais facilidade.
Ademais, a gestão de conflitos ajuda a sua empresa a se tornar mais competitiva. Afinal, com menos problemas internos fica mais fácil focar no crescimento e ganho de mercado.