Inteligência de Mercado: qual sua importância na era da informação

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Conhecer o nicho de atuação de sua empresa é fundamental para garantir um bom desempenho. Nesse sentido é possível utilizar a inteligência de mercado como método de estudos e observação do cenário para definir as melhores estratégias.

Cada vez mais as empresas entendem que é importantíssimo pensar em ações pautadas em dados fidedignos. Afinal, sem isso a sua estratégia se torna incerta e pouco eficaz em vários sentidos.

O que a inteligência de mercado propõe é justamente uma coleta e tratamento de dados mais eficaz, que traga informações realmente úteis para o nicho de atuação e que ajudem a traçar uma rota de sucesso para o negócio.

Afinal, o que é inteligência de mercado?

Parece óbvio dizer que uma visão inteligente sé a base para a gestão de qualidade. No entanto, quando falamos em inteligência de mercado muitas pessoas torcem o nariz. Geralmente isso ocorre por desconhecimento do termo ou incompreensão de sua utilidade.

Mas a verdade é que esse é um dos pilares mais importantes para qualquer gestor. A ação está diretamente relacionada ao departamento de marketing, que é responsável por seu funcionamento.

A coleta de dados serve como base para insights importantes que direcionam o negócio. Os tópicos abordados são diversos, sendo alguns dos mais importantes:

  • Mercado;
  • Concorrentes mais importantes;
  • Tendências;
  • Produtos em alta etc.

Basicamente essas informações fomentam as estratégias de marketing. Com a coleta e tratamento desses dados a empresa consegue definir estratégias que acompanhem o mercado e destaquem a marca perante seus concorrentes.

No entanto, é importante dizer que a inteligência de mercado requer um tratamento criterioso sobre essas informações. Números por si só não fazem milagre. A ideia é transformar esses números em ideias que impulsionem a empresa rumo ao sucesso.

Dados primários e secundários em inteligência de mercado

Para entender a inteligência de mercado e utilizar isso a favor da empresa é importante compreender os conceitos de dados primários e secundários. Afinal, são eles que auxiliam na conversão.

Dados primários:

Os dados primários são coletados em primeira mão. Portanto, são dados inéditos. Eles surgem como uma novidade para ajudar a estruturar a sua estratégia de inteligência de mercado.

Isso sé feito através de pesquisas de campo. Uma solução é usar formulários com perguntas que ajudam a moldar a ação de marketing.

Outra característica comum é que são dados mais específicos, menos amplos. Portanto, eles envolvem informações como público-alvo, localização, demanda da clientela etc. Seus resultados trazem uma noção voltada para a microeconomia.

Dados secundários:

Dados secundários, por sua vez, são informações que já foram coletadas anteriormente. No entanto, elas são “reaproveitadas” para estruturar novos estudos.

Portanto, os dados secundários de uma ação de inteligência de mercado são coletados a partir de pesquisas realizadas por órgãos competentes e de grande reconhecimento.

Alguns exemplos são:

  • IBGE;
  • Ipea;
  • CNT;
  • Codeplan.

Essas informações trazem uma visão mais ampla, de cunho macroeconômico. Ou seja, não se trata de uma demanda específica da empresa, mas sim do mercado ou do país.

Principais finalidades da inteligência de mercado

A inteligência de mercado é uma estratégia ampla e que possui inúmeras finalidades. No entanto, algumas delas precisam de destaque pois trazem excelentes resultados para as empresas.

Mapeamento de concorrentes:

Conhecer a concorrência é crucial. Afinal, é assim que a empresa consegue identificar oportunidades e ter as melhores ideias para potencializar sua atividade.

Empresas que oferecem serviços semelhantes servem tanto como exemplo de sucesso quanto daquilo que você deve evitar. Portanto, é uma forma de antecipar problemas e definir as melhores soluções para que seu negócio não corra riscos.

Identificação de clientes:

As pesquisas guiadas por inteligência de mercado permitem uma identificação mais acentuada de público-alvo. Ademais, é possível identificar oportunidades, demandas que eventualmente podem surgir na clientela e abrem novas portas para seu empreendimento.

Conversão de vendas:

Aqui temos a principal função da inteligência de mercado: aumentar a conversão de vendas. Todos os dados coletados e trabalhados pelo marketing estruturam a identidade de sua marca e consequentemente o alcance da comunicação.

Uma única estratégia pode proporcionar inúmeros benefícios. Ou seja, você investe em um departamento e consegue ampliar outros tantos, como o próprio departamento comercial que sai ganhando com as escolhas da inteligência de mercado.

Entenda como funciona a inteligência de mercado na prática

Depois de entender a teoria é hora de ter uma visão mais prática acerca da inteligência de mercado. De modo geral, a estratégia se vale de diferentes fontes de dados para estruturar uma ação que seja coerente com os desejos da empresa.

Para isso, o primeiro passo é entender o mercado em que a marca está inserida. No entanto, essa análise não deve ser superficial. Por isso é tão importante se valer de dados primários e secundários, contando com informações seguras advindas de fontes reconhecidas nacional e internacionalmente.

As estratégias são criadas através dos dados coletados e devidamente tratados. Elas visam resolução de problemas, aumento de carteira de clientes, e identificação de oportunidades no mercado de forma micro e macroeconômica.

Tratamento de informações em inteligência de mercado

Como você pode notar, a coleta dos dados por si só não tem validade. A forma como você administra essas informações é que traz de fato os novos resultados.

Para isso uma parte fundamental é investir em um bom software. A tecnologia é parte crucial da administração de informações, em especial quando há um volume grande de dados.

Algumas plataformas permitem que a empresa estruture formulários de pesquisa, organize os dados coletados e transforme tudo isso em índices que podem gerar os tais insights.

Por que investir em inteligência de mercado?

A expectativa de qualquer empresa é crescer. Ainda que você não almeje ser um líder de mercado, com certeza tem seus anseios profissionais e pessoais a respeito do empreendimento.

A inteligência de mercado proporciona justamente um crescimento guiado, pautado em oportunidades reais e duradouras.

A projeção de cenários futuros garante maior segurança para as tomadas de decisão e torna a empresa mais sustentável em seu próprio organismo. Ademais, a inteligência de mercado aumentar o potencial competitivo e eleva seu negócio a um novo patamar mercadológico.

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