Gestão de indicadores chave

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A gestão de indicadores chave pode ajudar a sua empresa a crescer. Afinal, ela ajuda na estruturação de metas e etapas para alcançar os principais objetivos relacionados ao desenvolvimento empresarial.

Também chamados de KPI’s (Key Performance Indicators), os indicadores chave têm se tornado cada vez mais importantes em uma gestão eficiente e focada em resultados. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo até o final e tire suas dúvidas.

Por que fazer a gestão de indicadores chave?

A gestão de indicadores chave é mais uma alternativa para quem deseja criar uma estratégia forte e eficiente para o próprio negócio. Portanto, a estratégia é adotada por diversas empresas de diferentes portes.

Sua função é fornecer dados precisos para suportar as tomadas de decisão dos gestores. Ademais, a gestão de indicadores chave, quando bem realizada, pode auxiliar a rotina empresarial e tornar os objetivos mais alcançáveis e possíveis.

O que são KPI’s?

De forma resumida podemos dizer que os KPI’s são medidores que possibilitam acompanhar o trabalho executado dentro da empresa. Porém, eles se referem sempre a um objetivo específico e conduzem a equipe para o cumprimento de metas muito bem definidas.

Portanto, esses indicadores devem fornecer dados úteis e relevantes que ajudam a empresa a avançar rumo a um resultado esperado. De certa forma, eles norteiam a empresa para que consiga traçar a sua estratégia até o objetivo final.

Conheça os tipos de gestão de indicadores chave

Uma coisa importante é saber que existem diferentes tipos de gestão de indicadores chave. Esses indicadores são classificados:

Indicadores Estratégicos: 

Tiro ao alvo com seta amarela mostra objetivo da gestão de indicadores chave

Alguns indicadores cumprem um papel estritamente estratégico. Portanto, eles oferecem dados que são básicos e essenciais para entender se a empresa está mesmo cumprindo o caminho esperado para alcançar o objetivo.

Um bom exemplo de KPI estratégico é o faturamento bruto. Podemos citar taxas de lucratividade ou rentabilidade, que são classificadas dessa forma e prestam um papel essencial na boa gestão.

Ademais, os indicadores estratégicos são acompanhados pela diretoria. Profissionais de alta patente são responsáveis por coletar e acompanhar essas informações.

Indicadores Táticos:

Esses são os dados secundários. Afinal, eles são acompanhados pelos gestores de cada departamento e prestam suporte aos outros medidores. É o que podemos exemplificar com dados como Faturamento por Linha de Produto ou por Canal de Vendas.

Indicadores Operacionais:

Na terceira esfera temos os dados operacionais. Estes são coletados e acompanhados por especialistas e servem como suporte para compreensão dos dois indicadores anteriores. Um bom exemplo é o Número de Vendedores por Canal de Vendas.

Além disso, existem outras subclassificações que abrangem outros tipos, como os indicadores de produtividade, de qualidade e de capacidade.

O importante é saber que a gestão de indicadores chave deve olhar para todos esses dados com atenção.

Afinal, todos eles são fundamentais para acompanhar os processos empresariais e entender se a empresa está cumprindo com suas metas e realizando tudo o que é necessário para chegar a um resultado esperado.

Conheça alguns dos KPIs mais importantes para a gestão de indicadores chave

Definir quais sãos os KPI’s mais importantes é uma tarefa difícil. Afinal, não existe uma resposta exata para isso. Ela varia de empresa para empresa, pois depende primeiro da definição dos objetivos centrais.

NPS – Net Promoter Score:

Esse é um KPI representado por uma pesquisa que permite analisar o nível de satisfação dos clientes. Se trata de uma pesquisa com pergunta direta como, por exemplo, “De 0 a 10, o quanto você voltaria a fazer negócio com a empresa?”.

O NPS ajuda a mensurar, por exemplo, o potencial de fidelização, classificando os clientes em três diferentes tipos:

  • Detratores:

Esses são os consumidores que classificaram a empresa com nota de 0 a 6 na pesquisa. Eles estão claramente insatisfeitos e podem não voltar a fazer negócio com sua marca. Além disso, podem falar mal da empresa, desencorajando novos clientes.

  • Neutros:

Clientes que respondem entre 7 ou 8 demonstram uma média satisfação. No entanto, não são muito empolgados com a empresa. Podem migrar para a concorrência a qualquer momento e demandam certa atenção.

  • Promotores:

Promotores são clientes que pontuam entre 9 ou 10 na pesquisa. Estão muito satisfeitos e provavelmente estimulam outras pessoas a consumirem com sua marca.

Indicadores de liquidez:

A liquidez também é um dado importante dentro da gestão de indicadores chave. Nesse caso os dados analisam o potencial e a saúde financeira de sua empresa cruzando informações sobre receita, patrimônio e despesas de curto e longo prazo.

Taxa de conversão:

A taxa de conversão verifica qual é proporção de clientes que avançam no funil de vendas, partindo para outra etapa desejada pela empresa.

Essa ação pode ser, por exemplo, realizar uma compra, um upgrade no plano ou fazer o download de algum conteúdo específico dentro de seu site.

Quando falamos em e-commerce a taxa de conversão geralmente se refere a quantidade de vendas com relação ao número de acessos recebidos no site. Esse é um KPI essencial para marketing digital.

Dicas para uma boa gestão de indicadores chave

Existem algumas dicas que são fundamentais para uma boa gestão de indicadores chave. Veja quais são elas:

Definição de metas e escolha dos KPI’s

A primeira coisa importante é definir quais metas e quais são os KPI’s essenciais para sua empresa. Por exemplo, se você deseja melhorar os resultados de vendas existem indicadores específicos para essa estratégia, como ticket médio e conversão de clientes.

 As metas devem ser passiveis de medição e precisam ser claras e objetivas.

Monitoramento dos KPI’s:

Você deve acompanhar os KPI’s com frequência. Ademais, para uma boa gestão de indicadores chave é interessante designar um profissional para realizar esse acompanhamento periódico.

Correção de processos com baixa performance:

A função da gestão de indicadores chave é identificar quais são os pontos fracos e fortes do caminho percorrido até a meta estipulada.

Portanto, é importante definir uma fase para corrigir os resultados ruins, aqueles que não cumprem com o esperado, eliminando os gargalos e otimizando os processos.

Melhoria contínua da gestão de indicadores chave

A empresa deve adotar a mentalidade de melhoria contínua. Portanto, o acompanhamento periódico permite que a sua marca sempre avance. Mesmo que os índices forem bons, procure opções para torná-los ainda melhores.

De modo geral a gestão de indicadores chave depende do uso da tecnologia. Portanto, adotar um software ERP de qualidade é fundamental para  coletar, armazenar e administrar corretamente esses dados, que devem estar disponíveis e acessíveis para todos os envolvidos.

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