As métricas financeiras são grandes aliadas para qualquer empresa. Afinal, com elas você consegue acompanhar o desempenho do negócio e cuidar da saúde empresarial com maior afinco.
Porém, existem muitas opções de medidores. Isso pode causar alguma confusão e até equívocos. Será que você está usando realmente as melhores métricas financeiras para a sua marca?
A seguir listamos alguns dos indicadores mais interessantes e eficazes para quem deseja ter sucesso em seu nicho de atuação e garantir uma gestão eficaz para o empreendimento.
O que são métricas financeiras?
As métricas financeiras são medidores que coletam dados a respeito de sua empresa. Elas ajudam a entender se sua empresa tem uma boa gestão de finanças e também apontam problemas que podem levar a prejuízos ou colocam o seu negócio em risco de alguma forma.
Uma vez coletados esses dados podem servir como base para tomadas de decisão e ajudam a traçar as melhores estratégias para ganho de mercado, aumento de faturamento e crescimento empresarial.
5 melhores métricas financeiras para o seu negócio
Em um cenário cada vez mais competitivo é comum que as empresas olhem com muita atenção para as métricas financeiras. No entanto, também é comum que as marcas acabem dando atenção para indicadores que não são tão úteis para a empresa.
A melhor forma de escolher é conhecendo melhor cada métrica e entendendo sua utilidade dentro da empresa. Por isso listamos a seguir as 5 métricas financeiras mais importantes do mercado.
Fluxo de caixa:
O fluxo de caixa é uma métrica básica, simples, porém, fundamental para qualquer negócio. Afinal, através dele você consegue controlar a rotação e dinheiro dentro da empresa com maior cuidado e atenção.
A principal função desse indicador é manter a empresa sustentável. Ou seja, garantir que haja sempre dinheiro para manter o funcionamento do negócio, evitando déficits, dívidas e outros problemas.
Também se trata de uma métrica fundamental para planejar o futuro do seu empreendimento. Afinal, sem saber quanto dinheiro a empresa movimenta e quanto efetivamente sobra é impossível se planejar para os próximos meses ou anos.
Lucratividade:
A lucratividade é obtida através da divisão entre lucro líquido e receita bruta. Esse resultado deve ser multiplicado por cem para obter um percentual.
Uma alta lucratividade mostra que sua empresa está gerando dinheiro através da atividade central. Portanto, se trata de um medidor essencial para entender a saúde e o desempenho do negócio. Leia mais sobre lucratividade clicando aqui.
A lucratividade tem relação direta com o potencial competitivo de sua empresa. Isso porque empresas mais lucrativas são também aquelas de maior potencial no mercado, que geralmente se tornam autoridades e referências em seu ramo de atuação.
Rentabilidade:
É muito comum que lucratividade e rentabilidade se confundam. Afinal, essas são das métricas financeiras com conceitos muito parecidos, mas que resguardam suas particularidades.
Enquanto a lucratividade aponta o rendimento da empresa com relação a sua atividade central, a rentabilidade analisa o retorno financeiro a partir de um investimento específico. Por exemplo quando você investe em uma determinada ação de marketing visando aumentar as vendas e obtém um bom resultado para cada real investido.
A rentabilidade também pode ser conhecida como ROI – Return on Investiment. A fórmula usada para esse cálculo é a seguinte:
- ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100
Custo de Aquisição de Cliente:
Também conhecido pela sigla CAC, esse é o medidor que analisa quanto sua empresa gasta para adquirir novos clientes.
Assim como a rentabilidade, o CAC ajuda a identificar o lucro obtido em um determinado investimento. Nesse caso, em todo o esforço que tem como finalidade aumentar a carteira de clientes da empresa.
Essa métrica deve considerar um período específico. Basta aplicar a fórmula:
- CAC = custo total de campanhas e vendas / total de clientes obtidos no período.
Prontinho! Assim você descobre quanto sua empresa está gastando para conquistar cada cliente novo. Com isso fica mais fácil entender se vale a pena investir nessa captação, ou focar em fidelizar clientes antigos.
Ticket médio
Por fim, citamos o ticket médio como uma das métricas financeiras mais importantes do mercado. Nesse caso se trata de uma métrica especificamente voltada para o setor comercial.
Ela se refere o quanto o cliente gasta comprando com sua marca. Sua fórmula é bem simples e o resultado pode ser obtido através dessa sequência:
- Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas do período
Outras métricas financeiras que você pode adotar
Como falamos anteriormente, existem inúmeras métricas financeiras que podem ser adotadas em diferentes momentos e com diferentes finalidades. Além dessas 5 que listamos, é importante destacar:
- Receita Bruta e Receita Líquida;
- Receita por empregado;
- Months of cash left;
- Custo fixo e custo variável.
Cada uma cumpre com um papel e tem uma finalidade. No entanto, é muito comum que as métricas financeiras sejam usadas e m parceria justamente para trazerem resultados mais eficazes.
Dicas para usar as melhores métricas financeiras
As métricas financeiras ajudam sua empresa a agir de maneira mais assertiva e pautada em dados mais concretos e seguros. Existem algumas dicas que podem ajudar a escolher e usar corretamente esses indicadores.
Tenha um planejamento financeiro:
O planejamento financeiro é a melhor forma de manter uma boa gestão empresarial. Portanto, ele serve de base para que você entenda melhor a saúde financeira de seu negócio e defina quais são as métricas mais importantes para investir.
Entenda as necessidades de sua empresa:
Entender as necessidades da empresa é parte crucial desse processo. Afinal, cada empresa tem uma demanda e requer um cuidado diferente. No entanto, não importa o tamanho e o fluxo de seu negócio: as métricas vão lhe ajudar a crescer e se desenvolver.
Use a tecnologia a seu favor:
Utilizar softwares para gestão financeira é algo crucial. Esses programas oferecem ferramentas tecnológicas fundamentais para uma rotina mais saudável, controlada e cuidadosa.
Ademais, estude as métricas financeiras e adote aquelas que realmente fazem sentido para sua empresa. Colete, trate e utilize esses dados para estimular o crescimento e o sucesso de seu negócio.