Índices de liquidez: o que são e para que servem

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Dentre os muitos conceitos essenciais para o sucesso de uma empresa os índices de liquidez aparecem quase no topo de importância. Afinal, eles apontam o quanto a empresa está preparada para arcar com suas obrigações financeiras.

Portanto, acompanhar essas métricas é algo importantíssimo para garantir a saúde financeira da empresa. Afinal, essa é a forma que você pode usar para evitar problemas e prever cenários favoráveis e desfavoráveis para seu negócio.

Entenda o que são os índices de liquidez

As métricas são essenciais para o sucesso de sua empresa. Sem essas medições é impossível obter dados concretos e seguros para uma boa gestão.

Nesse contexto os índices de liquidez surgem como dados que ajudam a entender melhor o potencial pagador do negócio.

Podemos dizer que com esses índices os gestores conseguem ter uma visão mais ampla da empresa e sua saúde financeira. Dessa forma é possível perceber quais são os pontos falhos que podem levar ao endividamento empresarial e também identificar as melhores oportunidades para tomadas de decisão.

Principais informações apontadas pelos índices de liquidez

Os índices de liquidez podem medir diversas informações e fornecer muitos dados sobre sua empresa. Porém, algumas das informações mais importantes são as seguintes:

Grau de risco de atraso de pagamentos:

Entender o quanto sua empresa está preparada para arcar com todas as obrigações financeiras é muito importante. Ao primeiro sinal de alerta indicando que pode ser que não consiga pagar tudo é hora de pensar em estratégias para evitar atrasos e inadimplência.

Necessidade de redução de custos:

Ao perceber que existem riscos de não ter dinheiro para pagar tudo o que precisa, os índices de liquidez também servem para antecipar soluções, como por exemplo a redução de custos para manter as contas em ordem.

Patrimônio empresarial:

A liquidez também indica se será necessário se desfazer do patrimônio empresarial para arcar com as contas, ou ainda tomar empréstimos para lidar com as obrigações.

Tipos de liquidez

Existem quatro diferentes tipos de índices de liquidez. São eles:

Liquidez corrente:

A liquidez corrente é usada para apontar o potencial da empresa em arcar com seus compromissos em um curto período. Esse é um índice usado no dia a dia da empresa. Portanto, esses dados precisam ser atualizados com frequência para manter sua funcionalidade. A fórmula para calcular é:

  • Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante

Basta substituir pelos valores para obter o resultado referente a essa métrica. Mais abaixo explicamos os conceitos e ativos e passivos.

Liquidez seca:

Outra possibilidade é usar a liquidez seca, uma métrica que aponta se a empresa consegue arcar com suas contas a curto prazo, mas não considera o estoque como parte da contagem. A fórmula para cálculo é:

  • Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) ÷ Passivo Circulante

Nesse caso você contabiliza apenas o capital de alta liquidez, ou seja, tudo o que pode ser transformado em dinheiro rapidamente.

Liquidez imediata

Temos ainda a liquidez imediata, que calcula o quanto a empresa está preparada para lidar com despesas emergenciais. Sendo assim, consideramos as quantias disponíveis em caixa e contas bancárias.

  • Liquidez imediata = disponível / passivo circulante.

No entanto, vale ressaltar que o dinheiro disponível em caixa, por si só, não traz segurança . Uma empresa equilibrada deve manter bons valor em patrimônio e estoque emergencial. Afinal, esses também são setores fundamentais para medir os riscos empresariais.

Liquidez geral

Por fim apresentamos o índice de liquidez Geral. Essa opção aponta qual é o potencial pagador da empresa em um período médio ou longo. Para isso consideramos prazos superiores a 12 meses. A fórmula é:

  • Liquidez geral = (Ativo circulante + Realizável de médio e longo prazo) / (Passivo circulante + Exigível em médio e longo prazo)

O grande ponto aqui é que esse índice pode ser usado para comprar a situação da empresa com os anos anteriores. Dessa forma é possível saber se a liquidez geral está aumentando ou diminuindo, e traças estratégias para melhorar isso.

O que são grupos de ativos e patrimônio

Quando o assunto  são os índices de liquidez nos deparamos com alguns termos que põem soar estranhos. Por exemplo, é importante entender o conceito de ativos, passivos e patrimônios.

Ativos:

Ativos são itens ou bens que possuem valor comercial. Portanto, podemos dividi-los em duas categorias:

  • Ativo circulante: são aqueles de altíssima liquidez, ou seja, que podem facilmente ser transformados em dinheiro. Podemos citar rapidamente as aplicações financeiras, contas a receber, valores disponíveis no caixa.
  • Ativo não circulante: os não circulantes, por sua vez, são bens que podem ser convertidos em dinheiro, mas que possuem menor liquidez. Móveis, veículos e equipamentos são alguns exemplos.

Passivos:

Na outra ponta temos os passivos. Quando analisamos os índices de liquidez, os passivos aparecem como os “prejuízos” da empresa. Portanto, são aquelas contas que ainda não foram pagar, e despesas que existem para manter seu negócio funcionando.

Assim como os ativos os passivos também são classificados em duas categorias. Veja quais são:

  • Passivo circulante: são as obrigações financeiras a curto prazo. Portanto, são cobranças ou tributos que possuem um prazo específico para pagamento. As taxas bancárias e os impostos entram nessa categoria.
  • Passivo não circulante: nesse caso se trata de débitos a longo prazo. Financiamentos e empréstimos e outros débitos a longo prazo entram nessa categoria

O que é o patrimônio líquido dentro dos índices de liquidez?

Depois de compreender os conceitos de ativos e passivos é hora de falarmos sobre o patrimônio líquido dentro do conceito de índices de liquidez.

O patrimônio líquido é o capital que pertence aos sócios, proprietários e acionistas da empresa. No entanto, para encontrar esse valor basta descobrir a diferença entre o total de ativos e o total de passivos da empresa.

Portanto, a fórmula para realizar esse cálculo é:

  • Patrimônio Líquido = Ativos – Passivos

Vale destacar que conhecer o patrimônio líquido de sua empresa é fundamental para entender a saúde financeira do negócio.

Portanto, é uma forma de analisar a riqueza real de seu negócio. Por isso que os índices de liquidez são tão importantes para evitar endividamento e até mesmo falência.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul