Você sabe o que é inteligência tributária? Essa é uma expressão que pode ajudar a tomar decisões mais sábias para conduzir sua empresa. Afinal, a gestão de tributos é parte fundamental de uma boa administração.
Manter uma empresa em funciona depende de uma série de fatores. Dentre os quais podemos citar os cuidados financeiros e tributários como partes essenciais da rotina. Afinal, pequenas falhas nesse quesito podem representar grandes riscos.
Entender o que é inteligência tributária dará toda a diferença para o seu negócio. Portanto, continue lendo até o final para descobrir mais sobre esse termo que ganha cada vez mais notoriedade no mercado.
Entenda o que é inteligência tributária
Para entender o que é inteligência tributária primeiro precisamos compreender o que significa “sistema tributário”. O sistema tributário diz respeito ao recolhimento de tributos no Brasil.
Ou seja, são taxas e impostos que uma pessoa física ou jurídica paga. Eles podem ser de origem federal, municipal ou estadual, e variam em valores, frequência e finalidade. No entanto, em qualquer uma das situações é fundamental manter rigor no cumprimento das obrigações.
Afinal, o não pagamento dos tributos pode acarretar multas, juros e até sanções e bloqueios a benefícios e créditos. Isso se torna ainda mais grave quando estamos falando de pessoa jurídica. Portanto, entender o que é inteligência tributária se torna algo fundamental.
Inteligência tributária no Brasil
Embora o Brasil seja um dos países com sistema tributário mais complexo do mundo, também é um dos países em que há grande evolução no que diz respeito à inteligência tributária. Portanto, podemos dizer que existe muito investimento nesse sentido.
Quando perguntamos o que é inteligência tributária, cabe dizer que se trata de um conjunto de ações que ajudam a administrar corretamente os tributos empresariais. Portanto, usamos ferramentas tecnológicas e ações estratégicas para administrar isso.
3 diferenciais da inteligência tributária no Brasil
Existem muitos fatores que caracterizam a inteligência tributária no Brasil. Dentre eles, porém, podemos citar 3 diferenciais que são fundamentais para o funcionamento desse sistema:
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED):
O SPED foi criado em 2007 com a intenção de automatizar o envio de algumas informações contábeis e fiscais das empresas brasileiras. Portanto, se trata de um sistema desenvolvido pelo governo e altamente seguro.
O sistema integra os poderes federal, estadual e municipal e garante que as informações sejam enviadas de forma digital, rapidamente e seguramente. Ele também simplifica as obrigações acessórias, garantindo maior proteção de dados e confiabilidade de informações.
Desde sua implantação no país houve uma queda drástica de evasão fiscal. Isso porque, apesar da complexidade do sistema tributário do país, o SPED facilita muito o cumprimento das obrigações.
Armazenamento em nuvem:
Outro ponto fundamental quando falamos sobre o que é inteligência tributária é o chamado “armazenamento em nuvem”. Essa já é uma prática comum no Brasil, mas se torna ainda mis importante em uma gestão de tributos.
O armazenamento em nuvem consiste em uma tecnologia que permite armazenar arquivos, documentos e informações de forma segura usando a tecnologia como grande aliada.
Na gestão tributária isso é muito útil. Afinal, permite que os dados sejam organizados, compartilhados e armazenados de forma mais eficiente, evitando perdas e vazamentos e informações.
Digitalização:
Por fim, o terceiro aspecto fundamental quando falamos sobre o que é inteligência tributária é a digitalização de documentos. Afinal, com ela é possível reduzir a quantidade de papel e utilizar documentos exclusivamente digitais.
Com isso também é possível aderir a uma tecnologia integrada que permite cruzar informações. Assim fica mais fácil organizar e enviar relatórios, comprovantes e outros documentos que sejam exigidos pelos governos para garantir a legalidade tributária da empresa.
Conheça as 3 práticas de inteligência tributária
Para entender melhor o que é inteligência tributária é fundamental conhecer algumas práticas consideradas fundamentais para essa finalidade. São dicas que você pode aplicar em se negócio e deve entender para ter uma gestão mais eficaz.
Planejamento tributário:
O planejamento tributário é assunto recorrente em nosso blog. Afinal, se trata de um dos alicerces para uma boa gestão de tributos. Como o próprio nome sugere, o planejamento tributário significa organizar e planejar os pagamentos e as obrigações que recaem sobre seu negócio.
Um dos primeiros passos importantes de um planejamento tributário é identificar qual é o melhor enquadramento de regime tributário da empresa podendo ser:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
O planejamento tem como finalidade reduzir os gastos tributários e tornar a empresa mais lucrativa a partir de meios legais.
Drawback
Drawback é o termo bastante usado. Ele significa que você pode evitar impostos que incidem sobre materiais importados que são utilizados em produtos para exportação. Se trata de um incentivo à exportação que busca reduzir os custos aduaneiros.
Esse é um mecanismo essencial para empresas que desejam ter atuação em outros países fora do Brasil. para uso em produto exportado. Alguns impostos que podem ser reduzidos ou extintos nesse caso são:
- Imposto sobre Importação;
- PIS-Importação;
- COFINS-Importação;
Reintegra:
O governo brasileiro criou o Reintegra para incentivar a exportação de produtos manufaturados. O benefício é concedido às empresas de qualquer porte, no entanto só é válido para vendas já efetivadas.
Os requisitos básicos para que a empresa consiga utilizar o Reintegra são os seguintes:
- Produtos feitos no Brasil;
- Todos os produtos devem estar tipificados na tabela de impostos de importação;
- O custo total de insumos importados não deve superar o limite percentual do preço de exportação.
Como utilizar a inteligência tributária a seu favor?
A inteligência tributária pode ser utilizada a seu favor trazendo soluções práticas e estratégicas para a rotina da empresa. É uma forma de olhar para os tributos de maneira mais assertiva, aproveitando as oportunidades e os benefícios concedidos pela lei.
Ademais, a inteligência tributária é suma estratégia essencial para empresas que desejam ter mais sucesso e uma gestão mais eficaz, reduzindo custos e aumentando a lucratividade do negócio.