Existem alguns riscos em gestão tributária que podem minar a sua estratégia e prejudicar os melhores resultados. Conhecer – e evitar – esses erros é algo fundamental para quem deseja traçar uma estratégia de qualidade.
Você já sabe que a gestão tributária é essencial para qualquer empresa. Se ainda tem dúvidas sobre esse assunto, você pode ler mais clicando aqui. No entanto, hoje vamos falar dos riscos em gestão tributária e evitar esses deslizes que prejudicam o trabalho.
Entenda gestão tributária
A gestão tributária é uma das obrigações essenciais para uma rotina mais organizada dentro da sua empresa. Afinal, os tributos são parte fundamental do crescimento e desenvolvimento do seu negócio.
A principal ideia dessa gestão é garantir que a empresa arque com todos os tributos de maneira adequada. Porém, isso significa não somente pagar todas as obrigações, mas também evitar impostos indevidos.
Sim, sua empresa pode estar gastando mais com tributos do que realmente precisa. Muitas vezes isso acontece justamente pelo descontrole e falta de uma gestão adequada, que ajude a monitorar os pagamentos e aproveitar oportunidades de redução.
Conheça alguns dos riscos em gestão tributária
Apesar de ser fundamental para os negócios, muitas pessoas relutam em investir em uma boa gestão de tributos. Muitas vezes isso acontece por desconhecer a real utilidade da estratégia ou até por aplicar de forma errada.
Afinal, se a gestão não é bem feita ela não traz resultados. Com isso vem a frustração e a sensação de tempo perdido naquela ideia. No entanto, listamos a seguir quais são os riscos em gestão tributária que você deve evitar.
São erros comumente cometidos que acabam minando a estratégia e podem prejudicar seus resultados. Veja quais são eles.
Erro na hora de fazer a classificação tributária:
A classificação tributária e fiscal de uma empresa é definida logo que você abre o negócio. No entanto, se você escolhe a classificação inadequada, sua empresa pode pagar mais tributos do que deve.
Outra possibilidade é que na verdade sua empresa esteja pagando menos do que deve ao Fisco. Nesse caso a marca corre sérios riscos, já que pode ser multada, interditada ou até mesmo penalizada de forma mais grave pelo erro.
Não pagamento de impostos devidos:
Como dito anteriormente, se sua empresa paga menos impostos do que é correto há um grande problema. Afinal, isso configura irregularidade e acaba fazendo com que você seja penalizado.
Além das multas e juros que incidem sobre valores atrasados, a empresa pode sofrer sanções e ter solicitações de crédito negadas. Portanto, acaba impactando seu negócio tanto nas finanças quanto nas estratégias.
Desatualização de normas tributárias:
Outro dos riscos de gestão tributária é não se atualizar com relação às normas tributárias. Afinal, isso impacta diretamente nos cálculos de seus impostos, levando a resultados errados.
Nesse caso a empresa pode tanto pagar menos impostos quanto pagar mais, e como você já sabe ambas as situações configuram riscos para o negócio.
No entanto, as normas tributárias no Brasil sofrem atualizações constantes. Não é à toa que nosso sistema tributário é considerado um dos mais complexos do mundo.
Recusar auxílio tecnológico:
A única forma de fugir do erro anterior é apostando em um software de gestão que seja de alta qualidade. Esses programas ajudam sua empresa a ter melhor controle dos dados e diminui os riscos em gestão tributária associados a erros humanos.
Portanto, é possível automatizar processos que são repetitivos, garantindo maior potencial de acerto. Além disso, você acaba por desafogar sua equipe, disponibilizando os profissionais para realização de outras tarefas.
Sendo assim, contar com um software de gestão é fundamental para garantir que os cálculos estão corretos e que sua empresa paga os valores adequados.
Não aproveitar incentivos fiscais:
A sua empresa pode ser apta a receber incentivos fiscais. Esses incentivos promovem benefícios que podem ir de redução a isenção total de alguns impostos.
Para identificar essas oportunidades e não correr riscos em gestão tributária é fundamental contar com profissionais qualificados para lhe orientar, além de ter um bom programa de gestão a sua disposição.
Dicas importantes para evitar os riscos em gestão tributária
Uma vez que você conhece quais são os principais riscos em gestão tributária é hora de analisar as formas de evitá-los. O conhecimento é a parte essencial, mas não soluciona os problemas por si só.
Periodicidade nas auditorias:
Uma das melhores práticas para diminuir os riscos em gestão tributária é realizar auditorias periódicas.
A auditoria é uma espécie de fiscalização que ajuda sua empresa a acompanhar todas as etapas da rotina fiscal e tributária da empresa, identificando e solucionando problemas antes que eles se tornem preocupantes.
Além disso, uma boa auditoria pode trazer bons resultados quando o assunto é corrigir falhas processuais. Afinal, sem analisar isso com critério fica muito difícil identificar esses problemas e mais ainda os corrigir a tempo.
A frequência com que a auditoria ocorre depende de cada empresa. No entanto, é interessante pensar nisso pelo menos de maneira anual, como uma forma de analisar toda a movimentação dos meses anteriores.
Planejamento tributário:
Um bom planejamento tributário pode evitar erros e riscos em gestão tributária. Ademais, o planejamento propõe mais organização, controle e transparência nas transações financeiras e tributárias.
Terceirização da gestão tributária:
Outra possibilidade muito interessante é terceirizar esse serviço e terceirizar o financeiro. Dessa forma a sua empresa conta com uma equipe especializada, capaz de lidar com todos os assuntos tributários que cercam o seu empreendimento.
Ademais, a terceirização também ajuda a identificar oportunidades e tem maior conhecimento para propor soluções que sejam vantajosas para o negócio, seja a partir dos incentivos fiscais, enquadramento tributário ou outras ações acessíveis.
O mais importante é entender que os riscos em gestão tributária existem apenas quando não há um planejamento bem estruturado. Isso pode ser determinante para que a empresa consiga ou não alçar o sucesso que tanto almeja.