Dúvidas sobre gestão tributária: conheça as principais

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Apesar de ser uma atividade fundamental para a rotina da empresa muitos gestores carregam inúmeras dúvidas sobre gestão tributária. São perguntas que vão das mais simples as mais complexas, mas todas elas precisam ser sanadas para garantir o bom funcionamento do negócio.

No entanto, devemos esclarecer que o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. Portanto, é normal ter essas dúvidas e até se confundir com relação ao assunto.

Porém, o mais importante é buscar informação de confiança. Por isso criamos esse conteúdo com as principais dúvidas sobre gestão tributárias e as respostas para elas.

Conheça as principais dúvidas sobre gestão tributária

As dúvidas sobes gestão tributária são diversas. O problema é que muitas vezes essa ignorância pode levar a escolhas erradas e que comprometem a saúde de sua empresa.

Pensando nisso trouxemos as principais dúvidas sobre gestão tributária para que você aprenda mais sobre o assunto e obtenha os melhores resultados em sua empresa:

Qual é o melhor regime tributário para minha empresa?

Logo que você coloca em prática o planejamento tributário de sua empresa, uma das primeiras ações é definir o regime em que a marca se enquadra. No entanto, escolher o regime tributário adequado depende de uma série de fatores.

No Brasil existem três diferentes regimes tributários. São eles:

Simples Nacional:

Criado em 2006, o Simples Nacional é reconhecido por ser  o enquadramento mais simples. Isso porque toda a arrecadação é feita através de um documento chamado DAS – Documento de Arrecadação Simplificada.

No entanto, existem requisitos básicos que determinam quais empresas podem ser Simples Nacional. São eles:

  • Faturamento anual máximo de R$ 4,8 milhões;
  • A empresa não deve ter débitos com o INSS;
  • Manter a regularidade nos cadastros fiscais;
  • Não realizar serviços financeiros;
  • Não ter sócios no exterior ou possuir filial/ sucursal fora do Brasil, entre outras coisas;

Lucro Presumido

Em alguns casos as empresas faturam mais do que o máximo permitido para Simples Nacional e acabam optando pelo Luro Presumido.

No entanto, esse enquadramento requer que o pagamento de cada tributo seja feito individualmente, tornando-o um pouco mais complexo que o anterior.

Empresas do Lucro Presumido devem imprimir as guias de Imposto de Renda, CSLL, PIS, COFINS, ICMS, IPI e ISS para realização do  pagamento de cada obrigação, quando essas recaem sobre seu CNPJ.

Lucro Real

Por fim é possível enquadrar como Lucro Real. Essa é a opção mais complexa e mais trabalhosa dentre torsas. No Lucro Real tanto o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica quanto o CSLL são calculados levando em conta o lucro contábil real da empresa.

Você pode ler mais sobre os enquadramentos tributários clicando aqui.

De qualquer forma, a opção correta e mais adequada para sua empresa depende de uma análise criteriosa sobre o negócio. É importante pensar as atividades realizadas, projeção de faturamento para o ano, despesas operacionais etc.

Ranking de dúvidas sobre gestão tributária: Como mudar o enquadramento da empresa?

Quando falamos em dúvidas sobre gestão tributária outra pergunta muito comum é: posso mudar o enquadramento de minha empresa?

A resposta é: sim. Mudar o enquadramento da empresa é possível e aconselhado sempre que a marca deixa de cumprir com um dos requisitos do enquadramento atual.

Portanto, se ela supera o valor previsto de faturamento para Simples Nacional, ou passa a investir no exterior, por exemplo, é hora de migrar para outra opção.

A mudança deve ser feita no Contrato Social da empresa e comunicada diretamente à Junta Comercial. Também é preciso atualizar o enquadramento diretamente em todos os órgãos de registro de sua empresa.

Em quem momento fazer um planejamento tributário

Dentre as principais dúvidas sobre gestão tributária também surgem perguntas a respeito de quando exatamente devemos fazer um planejamento tributário.

O ideal é que esse planejamento seja realizado já na abertura e acompanhe o empreendimento durante seu crescimento. Ademais, é indicado renovar os dados ao menos uma vez por ano, preferencialmente em janeiro.

Pilares de um planejamento tributário

Um bom planejamento tributário deve reunir informações úteis e dados confiáveis para pautar as ações de sua empresa. Portanto, algumas coisas são essenciais na hora de montar o seu planejamento:

  • Levante os principais dados da empresa, como origem do faturamento, despesas fixas e variáveis, tipos de serviços prestados etc.
  • Analise o enquadramento e verifique se é o melhor para sua empresa, ou se há possibilidade de alteração para outro mais vantajoso;
  • Procure meios de diminuir os gastos com tributos de forma legal.

O planejamento tributário deve ser desenvolvido sempre em parceria com um bom contador ou uma empresa especializada que possa oferecer suporte e orientação durante esse processo.

Benefícios de um bom planejamento tributário

Manter uma empresa saudável, com números positivos e um bom rendimento realmente não é fácil. No entanto, uma das coisas mais prejudiciais para o seu negócio é ter dúvidas sobre gestão tributária ou não entender a importância de um bom planejamento nesse sentido.

Afinal, os tributos representam uma base importantíssima para o sucesso do negócio. Quando você comete erros nesse quesito, pagando a menos ou a mais, acaba prejudicando sua empresa de alguma forma.

O que o planejamento tributário propõe é justamente uma organização que garante maior segurança e até fluidez no trabalho. Afinal, com a análise criteriosa dos dados é possível fazer projeções a curto e longo prazo, direcionar orçamentos e aproveitar melhor as oportunidades.

Tire suas dúvidas sobre gestão tributária e evite erros

Ter dúvidas sobre gestão tributária é normal, como falamos anteriormente. No entanto, erros nesse quesito podem trazer danos diversos para a sua empresa, que variam dos mais inofensivos aos mais nocivos.

Portanto, é importante buscar orientação para organizar melhor as questões tributárias, fiscais e financeiras de sua empresa. Contar com uma empresa especializada nesse sentido pode fazer toda a diferença.

Ademais, embora você não precise ser um especialista, vale a pena pesquisar e se inteirar a respeito das dúvidas sobre gestão tributária. Conhecimento nunca é demais, e pode ajudar a gerenciar sua empresa de forma mais correta e rentável.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul