CEO e COO: entenda as diferenças entre os cargos

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Uma empresa tem sucesso a partir da soma de esforços de um grupo de profissionais. Nesse contexto é interessante saber quais são as diferenças entre CEO e COO, bem como as atribuições que devem recair sobre cada um dos cargos.

Entender essas funções é fundamental para organizar melhor o trabalho e garantir a gestão adequada para sua empresa. Veja então quais são as obrigações de cada um bem como suas capacitações essenciais.

O que significa CEO e COO?

Antes de entender as diferenças entre os cargos é interessante compreender a que se referem as siglas propriamente. CEO e COO são siglas para termos em inglês e significam, respectivamente:

  • CEO: “Chief Executive Officer”, ou, Diretor executivo;
  • COO: “Chief Operating Officer“, ou, Diretor de Operações.

Como você pode notar se trata de dois cargos executivos. Portanto, são profissionais que possuem grande influência dentro da empresa e que devem conhecer muito bem suas atribuições para que consigam cumprir com seus papeis.

Entenda o que faz o CEO e COO

Tão importante quanto traduzir as siglas propriamente é entender quais são os papéis de cada um deles. Vamos então destrinchar as funções, obrigações e responsabilidades de cada um para esclarecer as diferenças entre CEO e COO.

COO – Diretor de Operações;

Esse é o chefe que atua diretamente nas operações da empresa. Portanto, o seu foco está nas obrigações internas, não externas do negócio. Ele age de maneira estratégica, ouvindo o CEO e ajudando a lapidar e aplicar suas ideias.  

Apesar de ser um trabalho em conjunto, o COO atua diretamente com a equipe operacional e muitas vezes se torna representante dessa classe, sendo responsável por criar a ponte entre os colaboradores e a alta gestão.

Além das operações propriamente ditas ele também é responsável por acompanhar seus projetos e processos. Outras atribuições são:

  • Acompanhar métricas e dados que ajudem nas tomadas de decisão;
  • Identificar possíveis melhorias nos processos;
  • Propor soluções inovadoras;
  • Ajudar nas definições de políticas internas;
  • Supervisionar os gerentes e líderes de departamentos.

CEO – Diretor Executivo:

Quando comparamos CEO e COO existem diferenças fundamentais entre os cargos. Embora ambos cumpram papeis importantes, enquanto o COO está diretamente relacionado a questão operacional, o CEO é considerado o cargo mais sênior da empresa.

Portanto, ele deve dirigir todas as atividades, tomar decisões e atuar juntamente ao conselho para traçar as melhores estratégias comerciais e de crescimento. Também é comum que essa digira se torne a “face pública” da marca.

Ou seja, em eventuais entrevistas e aparições públicas, o CEO é quem vai representar a empresa. Naturalmente esse é um cargo cheio de atribuições. Porém, algumas de suas obrigações mais importantes são:

  • Liderar diretamente a equipe executiva da empresa;
  • Tomar decisões;
  • Direcionar os objetivos da empresa;
  • Interagir com investidores, imprensa e acionistas;
  • Presidir reuniões de conselho;
  • Coordenar a empresa diante de crises e cenários hostis de maneira estratégica e inteligente.

Caracteristicas importantes de um bom CEO e COO

Como você pode ver CEO e COO são dois caros fundamentais que ajudam a empresa a se desenvolver. Um atua de forma mais ativa, trabalhando diretamente com o controle operacional e garantindo a realização das tarefas.

O outro funciona como um “cérebro” da empresa, determinando quais ações devem ser repassadas pelo COO para que a equipe consiga conduzir a marca rumo ao sucesso.

Entretanto, seja para um ou outro cargo existem caracteristicas que são essenciais. Embora algumas delas pareçam “natas”, é possível desenvolver suas habilidades de liderança estudando e buscando orientação.

As principais caracteristicas de CEO e COO são:

Conhecimento amplio sobre o negócio:

Ambos os profissionais devem conhecer profundamente a empresa, seu funcionamento e objetivos. É importante que também se debrucem sobre os valores, missão e visão do negócio, a fim de determinar ações coerentes com aquilo que a empresa prega.

Perfil e líder:

CEO e COO são cargos de alta liderança. Ou seja, eles lidam diariamente com diversos profissionais que dependem de suas decisões para tocarem seus trabalhos.

Portanto, é fundamental desenvolver essa característica de líder. Ela será exigida no dia a dia, mas também em situações específicas, como, por exemplo, diante de uma crise.

Nesse sentido é interessante pensar em uma liderança pelo exemplo. Ou seja, o líder deve mostrar quais comportamentos espera de seus profissionais, como agir de maneira ética e profissional em diferentes situações etc.

Inteligência emocional:

Apesar de serem cargos de grande prestígio mercadológico, CEO e COO também enfrentam muitas dificuldades em suas rotinas profissionais. Pensando nisso, é de suma importância trabalhar o que chamamos de “inteligência emocional”.

Manter o autocontrole em situações de conflitos e adversidades é essencial. Esses profissionais não devem deixar que a pressão do dia a dia comprometa seu desempenho profissional nem o potencial de se relacionar de maneira interpessoal.

Assumir riscos:

Um bom líder deve assumir riscos. Ou seja, esse profissional precisa lidar com situações diversas e mutas delas requerem tomadas estratégicas de decisão.

Os riscos se tornam uma frequente na vida de um CEO e COO. Afinal, esses cargos são linha de frente quando o assunto é inovação, aposta e oportunidades. São eles que decidem quais guerras comprar e quais delas devem ser anuladas.

Capacidade de adaptação:

Um bom líder precisa se adaptar. Seja para aceitar novos artefatos tecnológicos ou para lidar com a diversidade entre seus funcionários, quebrando seus preconceitos e olhando para além de sua bolha, ele precisa estar preparado para mudanças e adaptações.

CEO e COO são grandes comunicadores

A comunicação é a alma do negócio. Seja interna ou externa, a forma como sua empresa se comunica com o público e colaboradores pode determinar boa parte de seu sucesso.

Portanto, CEO e COO também devem investir para desenvolver a comunicação falada. É importante que esses cargos detenham boa oratória, organização de ideias e consigam expor rapidamente seus pensamentos sem deixar dúvidas.

Ademais, esses cargos são considerados um alicerce para o sucesso. Empresas que não contam com bons profissionais assumindo papeis como CEO e COO têm grandes dificuldades de se erguer e principalmente se manter no mercado.

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