Cuidar das finanças de sua empresa é importante em muitos aspectos. Mas, o que muita gente não sabe é que você pode usar as dicas de gestão financeira para tirar sua empresa do vermelho. Afinal, as boas práticas nesse sentido são fundamentais para o crescimento do negócio.
Vale ressaltar que você pode usar essa estratégia de duas maneiras: tanto de forma preventiva, para evitar que surjam problemas no futuro, quanto de forma ativa, para conter danos financeiros quando sua empresa enfrenta uma crise.
Em qualquer das circunstâncias é importante entender como usar a gestão financeira a seu favor. Veja algumas dicas importantes sobre isso nesse conteúdo exclusivo.
Melhores dicas de gestão financeira
Se a sua empresa está enfrentando uma crise é hora de se acalmar e pensar: como é possível passar por isso com menos danos possível? As dicas de gestão financeira que separamos aqui podem lhe ajudar nessa missão.
Afinal, são dicas práticas, que podem ser aplicadas em empresas de todos os portes com a finalidade de auxiliar no controle das contas, redução de gastos e solução de problemas.
Conheça a situação da empresa:
Para começar é preciso olhar com atenção para a situação atual da empresa. Essa é uma das dicas de gestão financeira mais importantes para tirar sua empresa do vermelho.
Afinal, é impossível pensar em controle financeiro sem conhecer o tamanho do problema.
Portanto, coloque as contas na ponta do lápis. Calcule quais são os custos fixos e variáveis, identifique as contas a receber e pagar, organize uma planilha com os tributos que precisam ser pagos com mais urgência…
Enfim, coloque ordem na casa.
É interessante pensar nas despesas fazendo uma projeção de 3 meses a frente. Assim você consegue criar uma gestão mais eficiente, capaz de aumentar a segurança de sua empresa e diminuir a imprevisibilidade.
Revise os gastos:
Será que seu negócio não está gastando mais dinheiro do que deveria? É hora de revisar – e reduzir – os gastos empresariais. Principalmente se a empresa está enfrentando um período de crise, com contas negativadas e dívidas na praça.
Mesmo que o levantamento financeiro no primeiro passo não entregue resultados preocupantes, é interessante pensar em eliminar gastos que são supérfluos, revisar assinaturas ociosas e eliminar investimentos que trazem pouco retorno.
Nessa etapa cabe ainda analisar a questão e horas extras, contratações terceirizadas, salários etc. Tudo o que você puder reduzir sem diminuir a qualidade do trabalho deve ser analisado.
Controle de fluxo de caixa:
O controle de fluxo de caixa é outra das dicas de gestão financeira que você não deve ignorar. Afinal, cuidar do dinheiro que entra e sai de sua empresa diariamente faz parte dos cuidados fundamentais para manter a boa gestão.
O fluxo de caixa ajuda a controlar as finanças, manter um valor mínimo disponível para uso, honrar com as contas fixas e variáveis etc. Portanto, deve-se criar uma cultura de controle e análise do valor que circula, garantindo assim que sua empresa se mantenha segura financeiramente.
Dicas de gestão financeira: Use a tecnologia como auxiliar
Faze rum controle financeiro adequado é fundamental. No entanto, não é possível fazer isso sem usar a tecnologia como sua aliada.
A própria pesquisa relacionada aos gastos e custos empresariais pode ser otimizada quando você utiliza algum software de gestão que centraliza dados. Portanto, invista em tecnologia.
Um bom software presta todo o suporte para que você tome as melhores decisões, gera relatórios importantes sobre o funcionamento de seu negócio e fornece dados concretos que ajudam a gerir a empresa.
Por fim, você pode automatizar processos através de um desses softwares. Isso ajuda a reduzir reduzir os riscos de erros. Afinal, processos automatizados se repetem sem interferência humana.
Cuidado ao pedir créditos
Quando falamos em dicas de gestão financeira que ajudam a sua empresa a se recuperar da crise normalmente abordamos temas como contenção de gastos e melhor gerenciamento de dinheiro.
Porém, existe um outro tema que está diretamente ligado a isso: os pedidos de crédito. O acesso a empréstimos e parcelamentos ajudam sua empresa nos momentos emergenciais. No entanto, pode ser uma cilada para acúmulo de dívidas.
Afinal, a empresa precisa pagar esses empréstimos posteriormente. Além disso, os créditos são compostos por juros e multas. Isso torna o valor final muito mais alto do que aquele tomado inicialmente.
Portanto, o ideal é buscar as melhores opções do mercado. Um exemplo é evitar opções com juros muito elevados, como é o caso do cheque especial. Ademais, você pode buscar outras alternativas. Além disso, é sempre interessante negociar com os credores.
Renegociar dívidas é uma das dicas de gestão financeira
Se não for possível evitar os empréstimos ou créditos, as dicas de gestão financeira e boas práticas para tirar sua empresa do vermelho são as seguintes: aprenda a renegociar.
Deixar uma dívida correr indiscriminadamente é muito problemático. Afinal, quanto mais passa o tempo, maiores são os juros e multas que incidem sobre o valor. Nesse contexto, o mais adequado é sempre buscar a negociação.
Lembre-se que as instituições têm tanto interesse no pagamento quanto você. Portanto, entre em contato, procure alternativas e não deixe que isso se torne uma bola de neve.
Como a produtividade pode ajudar na recuperação financeira?
Olhar para a sua equipe pode ajudar muito na hora de reduzir os custos da empresa. Portanto, pense na sua equipe de maneira estratégica.
É melhor manter menos funcionários eficientes e multifacetados do que contratar vários que não conseguem desempenhar o trabalho com a qualidade esperada. No entanto, também cabe aqui o bom senso para não sobrecarregar a equipe de maneira injusta.
Valorizar os profissionais, estimular o desenvolvimento individual, identificar possíveis líderes e prover treinamentos que ajudem no crescimento da equipe também são dicas de gestão financeira indiretas.
Afinal, uma equipe qualificada traz os melhores resultados. Além disso, quando você conta com um time enxuto e fiel acaba reduzindo gastos com processo seletivo, dispensa e contratação de mão de obra.
Ademais, entenda que essas dicas de gestão financeira devem ser adaptadas para a realidade de sua empresa. Ou seja. É possível aprimorar para que essas dicas se encaixem perfeitamente de acordo com a realidade de sua marca.