Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Imposto de Renda é uma das obrigações mais importantes para empresas e pessoa física. No entanto, pouca gente sabe do que se trata a DIRF – Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte.

Esse documento deve ser enviado anualmente por todas as pessoas e empresas que realizaram pagamentos com retenção na fonte de Imposto de Renda. Leia até o final para entender melhor como isso funciona.

Afinal, o que é a Declaração E Imposto De Renda Retido Na Fonte – DIRF

Todos os anos a sua empresa precisa declarar imposto de renda. Essa é uma obrigação que recai sobre qualquer negócio, independente de seu segmento ou enquadramento tributário.

No entanto, também importante enviar o que chamamos de DIRF – Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte. Se trata de um documento que informa quanto a empresa efetivamente recolheu de IR no que diz respeito ao pagamento de terceiros.

Ou seja, todo o dinheiro que é destinado ao pagamento de colaboradores ou outras relações deve ser apresentado na DIRF. A declaração serve para:

  • Descrever pagamentos realizados a terceiros e cuja transação conte com retenção de imposto na fonte;
  • Pagamentos de colaboradores assalariados;
  • Deduções de salários. (Ex. pensão alimentícia);
  • Lucros distribuídos entre os sócios;
  • Valores descontados para planos de saúde e previdência social;
  • Dinheiro enviado para o exterior.

Vale ressaltar que essa declaração se refere sempre ao ano anterior. Portanto, a declaração de 2023 refere-se aos recolhimentos que ocorreram em 2022 e o mesmo acontece nos anos seguintes.

Entenda a importância da declaração de Imposto de Renda retido na Fonte

O sistema tributário brasileiro é bastante complexo. Portanto, o governo desenvolveu algumas estratégias para monitorar melhor as transações, evitando fraudes e sonegação.

A Declaração de Importo de Renda Retido na Fonte também tem essa finalidade. Afinal, sua principal função é comprar essas informações com aquelas apresentadas no Imposto de Renda propriamente dito.

Ademais, também é uma forma de garantir que quem recebeu dinheiro de sua empresa não sonegue impostos. Afinal, os valores estão descritos lá, o que permite checar se isso também foi declarado pela outra parte.

Obrigatoriedade e prazo de entrega

É fundamental preencher e enviar a DIR todos os anos. No entanto, o governo estipula um prazo para recebimento do documento. No caso de 2023, o prazo foi até 28 de fevereiro, às 23h59min59s.

Vale lembrar que o não envio pode acarretar multas de 2% ao mês-calendário. Além disso, pode ser calculada uma fração a mais em cima do valor declarado pela empresa. É importante destacar que caso a sua DIRF não esteja completa, você pode enviar e realizar a retificação posteriormente.

A retificação é uma forma de “correção” de informações. Ela também é bastante utilizada no Imposto de Renda. No entanto, o ideal é realmente preencher corretamente todas as informações e não precisar/ depender da retificação.

Obrigatoriedade:

A obrigatoriedade de envio da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte recai sobre empresas que realizaram pagamentos com retenção na fonte de Imposto de renda. A exemplo, podemos citar alguns valores que são descontados na folha de pagamento, como:

  • Contribuição Social;
  • PIS e COFINS.

Além disso, pessoas físicas ou jurídicas que realizaram pagamentos para uma pessoa física que está fora do Brasil  também devem apresentar a declaração.

Passo a passo para enviar a Declaração E Imposto De Renda Retido Na Fonte

Depois de entender do que se trata a declaração de imposto de renda retido na fonte é hora de falarmos sobre como você pode enviar esse documento.

  • Primeiramente, acesse o site do Governo clicando aqui;
  • Faça download do Programa Gerador de Declarações para enviar a DIRF;
  • Preencha a DIRF ou importe os dados usando o seu software de gestão.

Quem já está acostumado a enviar a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte deve tomar muito cuidado. Afinal, o programa sofreu algumas alterações em seu layout, o que com certeza pode causar confusão na hora do preenchimento.

Enviei a declaração: e agora?

Uma vez que você encaminhe a sua declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte através do programa oficial do governo, a sua parte está cumprida.

Agora cabe ao governo comparar as informações declaradas para verificar se todos passaram dados verídicos.

No entanto, é papel do empreendedor fornecer aos seus contratados as informações e os documentos necessários para envio de declaração de Imposto de Renda.

No entanto, para funcionários assalariados a obrigatoriedade só é necessária quando o pagamento anual do período anterior for igual ou maior do que R$ 28.559,70. Ou seja, quando o funcionário é obrigado a declarar Imposto de Renda – nesse caso a empresa também é obrigada a fornecer as informações para declaração.

Dicas para evitar erros na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte

Como você viu anteriormente, embora seja possível retificar, o mais adequado é evitar erros em sua declaração. Veja algumas dicas importantes para isso.

Reúna os documentos:

Antes de começar a preencher a sua declaração, reúna todos os documentos comprobatórios para ter certeza dos valores a serem declarados. Isso ajuda na organização e até agilidade no preenchimento.

Faça dentro do prazo:

Muitas vezes os erros referentes ao preenchimento da DIRF acontecem por falta de tempo. Ou seja, o declarante faz a declaração de imposto de renda retido na fonte correndo para cumprir com o prazo de envio e acaba cometendo equívocos.

Portanto, fique de olho no calendário de envio e tente fazer a sua declaração sem pressa.

Revise informações antes de enviar:

Outra dica valiosa é que você revise tudo antes de encaminhar a declaração. Novamente entra aqui a importância de se adiantar e evitar fazer a DIRF correndo.

Conte com uma equipe profissional:

Uma equipe especializada em contabilidade e tributação pode lhe ajudar nesse processo. Muitas vezes essa alternativa é mais interessante do que tentar dar conta sozinho do recado. Afinal, a equipe terceirizada pode propor soluções pautadas em experiência e profissionalismo.

Ademais, lembre-se da importância de enviar a Declaração de Imposto de Renda retido na fonte até  a data certa, evitando assim erros e multas que podem comprometer o seu orçamento.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul