Rotinas financeiras para médias e grandes empresas

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

As rotinas financeiras para médias e grandes empresas compõem parte importante do planejamento estratégico. Afinal, sem controlar as finanças é mais difícil tornar a sua empresa verdadeiramente rentável.

Vale lembrar que erros e negligências nesse departamento podem causar danos irreparáveis para o negócio. Muitas empresas brasileiras chegam a falir antes dos 5 anos de existência justamente por conta do descontrole financeiro.

Mas, não se assuste. É possível fugir desse destino trágico mantendo rotinas financeiras para médias e grandes empresas que façam sentido dentro do seu negócio e ajudem a manter a saúde do empreendimento.

Dicas de rotinas financeiras para médias e grandes empresas

Cuidar de uma empresa de médio ou grande porte é uma tarefa árdua. Existem muitas obrigações que precisam ser cumpridas diariamente para manter o bom funcionamento empresarial.

Isso significa que você deve manter rotinas financeiras para médias e grandes empresas que ajudam a construir r preservar a saúde de seu negócio. Veja as melhores dicas.

Gestão de contas a receber e pagar:

Contas a receber e a pagar são parte fundamental das finanças empresariais. Portanto, cuidar disso com muita atenção é parte essencial de uma boa gestão.

O controle de contas a pagar significa manter controle sobre o dinheiro que está previsto para sair. Portanto, são valores referentes ao pagamento de colaboradores, parceiros, fornecedores etc.

Já as contas a receber referem-se aos valores previstos para entrar. Nesse sentido deve-se manter um controle sobre quitação de dívidas de clientes e pagamento em dia.

Uma das alternativas para ter esse controle é através da tesouraria, que é justamente o departamento que fica de olho no fluxo e valores, sejam eles para entrada ou saída da empresa.

Setor de contabilidade:

As rotinas financeiras para médias e grandes empresas também envolvem o departamento e contabilidade. É nesse setor que todo o dinheiro de fato é monitorado, seja ele em ativos, patrimônio ou contas.

A contabilidade consegue entender se a empresa está no lucro ou no prejuízo a partir da conferência do que chamamos de passivos e ativos.

Os registros gerados pela contabilidade ajudam os gestores nas tomadas de decisão, já que trazem dados fundamentais sobre a saúde financeira e contábil do seu negócio.

Tenha um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro deve pensado considerando as demandas e necessidades de sua empresa. Isso quer dizer que você deve olhar para o negócio com cautela e determinar quais ações são fundamentais para seu crescimento e melhor organização.

Um bom planejamento deve partir de algumas etapas indispensáveis. São elas:

  • Raio-x financeiro para entender a situação atual da empresa;
  • Determinação de metas e objetivos;
  • Criação de estratégia para alcançar os objetivos propostos;

Esse planejamento deve estar diretamente relacionado ao passo anterior. Afinal, os dados que moldam um bom plano financeiro são coletados justamente pela contabilidade.

Faça uma boa gestão dos impostos:

Outra dica importante para boas práticas em rotinas financeiras para médias e grandes empresas está em gerenciar bem os impostos.

Todas as empresas pagam impostos, independentemente do seu porte. Calcular, prever e organizar os pagamentos é fundamental para ter maior controle sobre os gastos com seu negócio.

Ademais, vale ressaltar que o cumprimento de suas obrigações fiscais e tributárias é algo essencial para o bom funcionamento do negócio. O não pagamento pode gerar multas ou até mesmo embargos financeiros, impedindo o crescimento empresarial.

Conheça os riscos de mercados

Até agora falamos de dados que são importantes nas rotinas financeiras para médias e grandes empresas, mas que também se aplicam a negócios de menor porte. Porém, os riscos de mercado são cruciais para empresas maiores.

Nesse caso, uma equipe capacitada deve ficar de olho nas movimentações do mercado que podem impactar seu negócio. Esses dados dão suporte para que a empresa se prepare contra riscos e sofra menos impactos com a oscilação do mercado.

A importância da auditoria nas rotinas financeiras para médias e grandes empresas

Não podemos falar em rotinas financeiras ara médias e grandes empresas sem considerarmos a auditoria como um dos pilares. Através dela é possível identificar erros e fraudes e evitar que os problemas se agravem, propondo soluções rapidamente.

Uma boa auditoria conta com:

Mapeamento de processos: o mapeamento identifica erros, riscos e falhas nos processos internos da empresa. São eles que colocam seu negócio em risco. Além disso, o mapeamento propõe melhorias para fluxo de caixa, controle de contas etc.

Controles financeiros: identificação de controles internos que ajudam a manter boas rotinas financeiras para médias e grandes empresas, tais como:

  • Planilhas;
  • Relatórios;
  • Sistemas utilizados;
  • Contratos; 
  • Carimbos; 
  • Revisões;

Teste de controle: o teste valida os controles internos listados anteriormente e outros mais que sua empresa utilize. Com isso os procedimentos melhoram e são otimizados de maneira eficiente.

Análise dos resultados: com as etapas anteriores concluídas é hora de analisar os resultados e propor as melhorias cabíveis. O auditor deve gerar um novo relatório descrevendo os resultados.

A auditoria pode ser contratada pela própria empresa ou solicitada por algum órgão competente quando há suspeitas de fraudes e erros de gestão. Portanto, ela só reforça a importância de rotinas financeiras para médias e grandes empresas bem estipuladas e bem executadas.

BPO financeiro para rotinas financeiras para médias e grandes empresas

Como dito anteriormente, manter o controle financeiro e as boas práticas nas rotinas financeiras para médias e grandes empresas não é tarefa fácil. A terceirização do setor financeiro soluciona boa parte desse problema.

O BPO financeiro é uma alternativa que se torna cada vez mais interessante para empresas com maiores demandas financeiras, fiscais e contábeis. Afinal, se trata da terceirização do setor financeiro.

Com isso é possível contar com uma consultoria qualificada e entregar as demandas desses departamentos para profissionais qualificados, capazes de identificar problemas e propor soluções adequadas para cada situação.

Ademais, as rotinas financeiras para médias e grandes empresas são parte fundamental de uma boa gestão. Sem elas a sua empresa não apenas corre riscos, mas também se torna menos competitiva e potente em seu mercado de atuação.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul