Pensar em uma gestão tributária estratégica está entre as muitas obrigações de um empreendedor. Afinal, isso impacta diretamente o faturamento de sua empresa e os custos para manter o funcionamento do negócio.
Gerenciar corretamente os tributos é algo fundamental para empresas que desejam crescer e se destacar no mercado. No entanto, para isso é preciso desenvolver um olhar estratégico sobre esse tema.
É aqui que entra a gestão tributária estratégica. Vamos explicar quais são os benefícios e a importância dessa ação que pode ser o estopim para o crescimento de sua empresa.
O que é gestão tributária estratégica?
A gestão tributária estratégica consiste em ações que ajudam a administrar de maneira mais inteligente e cuidadosa as taxas, tributos e impostos de sua empresa.
É muito comum que as pessoas definam a boa gestão tributária como a escolha correta do enquadramento da empresa. Ou seja, somente por optar se a empresa é Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional.
Porém, embora esse também seja um assunto que compete à gestão tributária estratégica, a ação engloba muito mais.
Ao gerenciar seus tributos de maneira estratégica você também consegue tornar a sua empresa mais rentável. Isso porque passa a precificar corretamente o seu serviço ou produto considerando justamente os custos com tributos, taxas, fornecedores e outros adicionais.
Entenda a importância da gestão tributária estratégica
Os tributos são parte fundamental da empresa. Eles determinam quanto de dinheiro você gasta para manter as atividades e ajudam a definir os preços cobrados do cliente final.
Além disso, manter o controle sobre os tributos é fundamental para evitar irregularidades. Ademais, o não pagamento de seus impostos pode gerar problemas com o Fisco e tornar sua empresa inelegível para créditos e leilões.
No entanto, é inegável a complexidade do sistema tributário brasileiro. Tanto é que muitas empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos de existência justamente por irregularidades e desconhecimento do assunto.
Adotar uma gestão tributária estratégica pode ajudar bastante na hora de tornar sua empresa mais segura e mais rentável. Afinal, é uma forma de identificar meios legais de diminuir os custos de sua atividade.
6 principais vantagens de uma gestão tributária estratégica
São muitas as vantagens de uma gestão tributária estratégica. Através dela é possível atingir metas e objetivos com mais facilidade, tornando reais os seus planos empresariais. A seguir listaremos os 6 principais benefícios de uma boa gestão tributária estratégica:
- Redução de riscos;
- Melhora do fluxo de caixa;
- Atuação legal;
- Processos mais ágeis;
- Dados confiáveis;
- Tomadas de decisão.
Acompanhe a seguir um detalhamento sobre cada um dos benefícios de uma boa gestão tributária estratégica.
Redução de riscos empresariais:
Para começar, ao fazer a gestão de tributos adequadamente você reduz drasticamente os riscos de cometer erros com seu negócio. A começar pelos erros de pagamentos.
Muitas empresas acabam pagando mais impostos do que devem. No entanto, um bom planejamento ajuda a identificar essas falhas e corrigir oi problema antes que se torne verdadeiramente prejudicial.
Melhora o fluxo de caixa:
Como consequência do item 1 você tem uma melhora no fluxo e caixa e consegue diminuir a incidência de tributos. Isso acontece porque é possível identificar oportunidades para aproveitamento de benefícios fiscais.
Além disso, o cálculo correto dos tributos diminui drasticamente os prejuízos com pagamentos desnecessários, atrasos e problemas com o fisco.
Atuação legal:
Manter a sua empresa dentro da lei é algo essencial para uma gestão sustentável. Afinal, empresas que não cumprem a lei estão fadadas a multas e até mesmo pode ter suas atividades suspensas.
Também é uma forma de evitar autuações por parte do Fisco. O mais importante é que isso permite uma atuação preventiva. Ou seja, ao invés de viver apagando incêndios, você saberá como evitá-los.
Processos mais ágeis:
Os processos se tornam mais ágeis e eficientes com a gestão tributária estratégica. Além disso, a empresa se torna mais competitiva, pois consegue aplicar corretamente os seus recursos, evitando gastos desnecessários e aumentando a transparência nos processos.
Ademais, muitas vezes é preciso comprovar dados fiscais e tributários para tomadas de decisões diversas. Nesse contexto, a organização de um bom planejamento tributário ajuda a tornar as ações mais rápidas, eficientes e seguras.
Dados confiáveis:
Trabalhar com achismos é um erro comumente cometido dentro e empresas. No entanto, é um erro que também pode comprometer seriamente a saúde do negócio.
Através de uma gestão tributária estratégica você passa a olhar para a sua empresa a partir de dados concretos que ajudam a entender como o negócio funciona e quais são as formas de torná-lo mais rentável.
Nesse contexto vale apostar em um BPO financeiro que gere relatórios confiáveis e ajudem na coleta e tratamento de dados essenciais. Assim fica mais fácil fazer projeções para um futuro seguro e sustentável para o negócio.
Tomada de decisão:
Por fim, não podemos deixar de citar o impacto direto da gestão tributária estratégica nas tomadas de decisão de sua empresa. Afinal, com ela você consegue configurar um calendário tributário que supre todas as necessidades do seu empreendimento.
Contar com uma consultoria especializada pode ser fundamental nesse sentido. Essas empresas contam com equipes especializadas, capazes de garantir um atendimento qualificado para a melhor gestão.
No geral, uma boa consultoria pode contribuir com melhoria no saldo de lucro, amento do fluxo de caixa e simulações sobre possibilidades futuras. Isso envolve tanto a antecipação de riscos quanto de oportunidade, garantindo que seu negócio aproveite todas as chances de economia e crescimento.
Embora seja possível fazer uma boa gestão tributária estratégica por conta própria, contar com orientação profissional pode fazer toda a diferença para que você obtenha os melhores resultados.