Estratégia empresarial: como montar uma em 2023

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você pretende repensar o seu negócio nesse ano é importante começar com uma estratégia empresarial de qualidade. Afinal, esse é o primeiro passo para estruturar um crescimento saudável e duradouro para a sua empresa.

Um novo ano traz também uma nova percepção sobre os negócios. A vontade de expandir a sua empresa, porém, precisa vir acompanhada de ações concretas que permitam isso. É nesse sentido que uma estratégia empresarial entra como  aspecto fundamental para o sucesso.

O que é a estratégia empresarial?

Quando você decide fazer uma viagem precisa se planejar. Isso requer pensar no dinheiro que será investido, coisas que você precisa levar na mala e, principalmente, o roteiro que deseja cumprir.

Com uma empresa não é diferente. A jornada empresarial também depende de um plano bem estruturado e eficiente que lhe permita realizar tudo aquilo o que planeja e além.

A estratégia empresarial serve como uma espécie de “plano de viagem”, porém, focada nos seus negócios. É uma metodologia que serve para orientar os gestores e os líderes, que por sua vez consegue conduzir melhor as equipes.

Ademais, é importante lembrar que empresas enfrentam períodos de crise. É impossível que um negócio sobreviva sem passar por adversidades. Uma estratégia empresarial bem estruturada ajuda justamente a conter esse momentos e tomar as melhores decisões mesmo nos cenários mais hostis.

Passo a passo para montar a sua estratégia empresarial

A estratégia empresarial pode mudar de acordo com as demandas da empresa. Na verdade, essa metodologia se baseia justamente nas necessidades particulares de cada negócio.

No entanto, para isso é preciso entender não só a sua empresa, mas também o mercado em que ela está inserida. Veja quais são as dicas para montar a sua estratégia empresarial 2023.

Defina suas metas:

Comece definindo quais metas deseja alcançar no ano de 2023. Esse é o ponto de partida mais importante para uma estratégia empresarial. Portanto, pense quais são os objetivos a serem alcançados para começar a estruturar as suas ações.

Conheça o seu cliente:

Outro ponto fundamental é conhecer muito bem o seu cliente. Ou seja, saber mais sobre as pessoas que estão consumindo o seu produto ou serviço.

Nesse quesito destacamos a importância de definir os meios de contato mais eficientes com sua clientela. Afinal, você precisa investir em redes sociais e outros meios de comunicação para ampliar o seu público.

Filosofia empresarial:

Qual é a razão de sua empresa existir? Para além do lucro, é importante ter um motivo que de fato fortaleça o seu trabalho. Isso é a filosofia da empresa, um fator fundamental para uma estratégia empresarial se consolidar.

Além disso, identifique os pontos fracos e os pontos fortes. Assim a estratégia poderá guiar a empresa para as melhorias essenciais, capazes de fazer o seu negócio decolar no mercado.

Defina o melhor plano de ação para o seu negócio:

Após esse raio-x é hora de partir para a ação. Ou seja, decidir como você vai alcançar aqueles objetivos que foram estipulados no primeiro passo.

Algumas coisas são fundamentais nesse ponto. É importante dividir a sua estratégia em metas menores que possam ser alcançadas. No entanto, essas metas precisam levar a empresa cada vez mais para perto de seu objetivo principal.

Cronograma:

Para finalizar, pense em um cronograma de ações. Esse cronograma tem que ser realista. Ou seja, não adianta pensar em dobrar as suas vendas em uma semana se não há possibilidade de fazer isso acontecer.

O cronograma deve contemplar pequenas ações como “melhorar a escala de trabalho”, “aumentar a equipe de vendas”, “promover treinamentos” entre outras coisas que são fundamentais.

A importância das métricas e indicadores para a estratégia empresarial

O sucesso de uma estratégia empresarial depende muito da coleta e análise de dados concretos a respeito de seu negócio. Isso só pode ser feito utilizando as métricas e os chamados indicadores chave.

Existem muitas métricas que podem ser usadas. A escolha depende muito dos objetivos de sua marca e da própria estratégia montada. Veja algumas sugestões.

ROI (retorno sobre investimento):

O Retorno Sobre Investimento é uma das métricas mais utilizadas. Ela aponta sobre o retorno financeiro obtido em um determinado investimento. Ou seja, para cada 1 real investido em uma determinada ação, quanto de retorno você obteve?

Um ROI bem estruturado é capaz de apontar para quais ações de marketing são verdadeiramente lucrativas e também quais precisam ser repensadas ou até canceladas. É fundamental para controlar melhor o investimento de seu negócio. Leia mais aqui.

NPS:

NPS é uma pesquisa que demonstra a satisfação do seu cliente com o serviço prestado pela empresa. Ela é feita a partir de perguntas diretas e pontuações simples. Uma das perguntas mais comuns em uma estratégia de NPS é: de 0 a 10, quanto você indicaria essa empresa para seus amigos?

Os resultados podem mostrar um percentual interessante a respeito de sua clientela. Eles são divididos em 3 categorias:

  • Clientes detratores: são pessoas que mostram muita insatisfação com a empresa. Elas tendem a falar mal de sua marca e podem prejudicar a reputação da empresa;
  • Clientes neutros: são aqueles que não estão insatisfeitos, mas também estão longe de demonstrarem insatisfação. Eles estão em um meio termo e podem se tornar detratores ou promotores;
  • Clientes promotores: são os consumidores que demonstram total satisfação com a marca. Mais do que clientes, eles se tornam advogados de sua empresa, fazem propaganda e indicam o serviço com frequência.

Ticket médio:

A métrica de ticket médio avalia quanto os seus clientes gastam em compras. Para uma estratégia empresarial que tem como finalidade aumentar a lucratividade esse é um ponto essencial.

Afinal, nem sempre é preciso vender mais para conseguir  ganhar mais. Em alguns casos o ticket médio mostra que vale mais a pena investir em boas vendas do que em quantidade de vendas.

Métricas de atração:

Para quem faz marketing digital as métricas de atração são as mais importantes. Ademais, elas são bem fáceis de usar.

Essa medição considera quais são as formas que os clientes encontram a sua empresa, se eles visitam o site com frequência e os canais pelos quais costumam chegar.

Ademais, existem muitas métricas que podem ser utilizadas em sua estratégia empresarial. O importante é entender quais são as demandas mais urgentes e, a partir disso, escolher os dados que precisam ser coletados e trabalhados primeiro.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul