PIS COFINS e CSLL – Entenda as contribuições

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Entender o sistema tributário do Brasil demanda paciência. No entanto, é importante estudar sobre os impostos e contribuições saber o que exatamente você está pagando. Por exemplo, você sabe o que é PIS COFINS e CSLL?

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, mais de 60% dos lucros empresariais são destinados aos impostos no Brasil. Ademais, alguns são bastante complexos e despertam dúvidas, como é o caso desses dois tributos que citamos anteriormente.

Por isso hoje explicaremos o que é PIS COFINS e CSLL. Acompanhe até o final para entender quem tem que pagar e como calcular o valor referente a cada uma dessas siglas.

Entenda o que é PIS COFINS e CSLL

A Constituição Federal do Brasil prevê uma série de impostos que são obrigatórios para muitas empresas. No entanto, muitas pessoas abrem suas empresas com dúvidas sobre PIS COFINS e CSLL. Outras são completamente ignorantes com relação a esse tema.

PIS COFINS e CSLL São algumas das cobranças mais comuns e mais importantes do país. Porém, também são as que mais despertam dúvidas na hora de sua compreensão.

PIS e COFINS:

O PIS é um imposto que existe para garantir o seguro-desemprego dos brasileiros. Ou seja, um valor que é destinado para o fundo que assegura a remuneração daqueles que focam desempregados sem motivo de justa-causa. Ele também é usado para situações de abono salarial.

Portanto, é um tributo que existe para financiar o que chamamos de “seguridade social”. O PIS é o Programa de Integração Social mantido pela Caixa Econômica do Brasil. Ele foi instaurado a partir da Lei Complementar n° 7/1970.

Em paralelo existe o Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Sua finalidade também é angariar verba para a seguridade social.

O pagamento é feito pelas empresas que tenham funcionários registrados. Portanto, é obrigatório fazer o recolhimento dos tributos.

Ademais, vale ressaltar que a Medida Provisória nº 946, de 7 de abril de 2020 visa extinguir o Fundo PIS/PASEP. No entanto, o trabalhador não ficará desamparado. O valor do saldo migrará  para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS

O que é CSLL?

A CSLL é a sigla para Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Como o próprio nome sugere, se trata de um tributo que é calculado de acordo com o lucro líquido empresarial.

Seu cálculo varia de acordo com o regime tributário da empresa. Ou seja, depende se ela é Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional. A finalidade também é a seguridade social. As variações são:

  • Simples Nacional:  sua cobrada está embutida na DAS, que é paga mensalmente em valor fixo;
  • Lucro Real: nesse caso é calculado 9% sobre o Lucro Líquido.
  • Lucro Presumido: a alíquota varia de 1,08 a 2,88% sobre o faturamento Total da empresa.

A CSLL é paga trimestralmente. É importante entender que esse valor não é um imposto, mas sim uma contribuição. Isso significa que o valor pago possui um destino exato: a seguridade social.

Quem precisa pagar PIS COFINS e CSLL?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre PIS COFINS e CSLL é hora de saber quais são os critérios determinantes para essas contribuições. A obrigatoriedade inclui:

  • Associações, entidades sindicais, federações, centrais sindicais e serviços sociais;
  • Autônomos;
  • Sociedades simples, inclusive cooperativas;
  • Fundações de direito privado;
  • Condomínios de edifícios.

No entanto, ressaltamos aqui que quem enquadra como Simples Nacional não paga nenhum valor a mais, uma vez que as contribuições já estão embutidas na DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Como calcular PIS COFINS e CSLL?

Um dos motivos pelos quais esses tributos são considerados tão complexos é o fato de que  eles são calculados considerando diferentes alíquotas. Portanto, não há um valor fixo de cunho nacional.

No caso de PIS COFINS ainda existem duas modalidades para cálculo:

  • Regime cumulativo: para empresas que se encaixam no Lucro Arbitrado ou Lucro Presumido. O cálculo é feito considerando o lucro bruto, sem descontos. São praticadas: alíquotas de 3% para COFINS e 0,65% para PIS.
  • Regime não cumulativo: essa base de cálculo considera as empresas de Lucro Real. As alíquotas são de 7,6% para COFINS e 1,65% para PIS.

Um exemplo de cálculo para regime cumulativo é o seguinte:

  • PIS = receita bruta da empresa x alíquota (0,65%).
  • COFINS = receita bruta da empresa x alíquota (3%).

Já no caso de um cálculo de regime não cumulativo a empresa deve considerar também as despesas tributárias, custos e encargos.

Como calcular CSLL

A ideia aqui é justamente te ajudar a entender um pouco mais sobre PIS COFINS e CSLL. Portanto, vamos explicar agora como ocorre o cálculo  da CSLL.

Nesse caso também há diferenciação de acordo com o enquadramento. Porém, de modo geral a alíquota é 9%, para empresas do Lucro Real e do Lucro Presumido.

O que acontece se não pagar PIS COFINS e CSLL?

Tão importante quanto saber exatamente o que é ÌS COFINS e CSLL é compreender quais penalidades podem acontecer se não houver o pagamento das contribuições. As principais penalidades são:

1.     Desenquadro do regime:

A empresa que não paga corretamente os tributos e contribuições pode ser desenquadrada do regime. Portanto, ela pode será enquadrada em um regime de custos mais elevados.

2.     Não participam de licitações:

Essas empresas também são desqualificadas para participação em licitações. Isso limita bastante as negociações comerciais e o crescimento empresarial.

3.     Negativação:

A empresa terá seu registro negativado. Na prática isso prejudica a obtenção de créditos, seja para empréstimos, incentivos, cartões etc. Ademais, as empresas dividendas não recebem prazos para pagamento de dívidas e reduções de taxas de juros.

4.     Bloqueio de bens:

Em casos extremos a empresa pode ter seus bens bloqueados quando não há pagamento de PIS COFINS e CSLL ou outros tributos obrigatórios. Outra estratégia judicial é a proibição de distribuição de lucro para os sócios, o que pode comprometer bastante as relações comerciais.

Ademais, arcar com os custos empresariais é fundamental para garantir o sucesso e a saúde financeira de seu negócio. No entanto, sem compreender exatamente o que é PIS COFINS e CSLL isso pode ser mais difícil.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul