Uma boa gestão deve estar atenta a todos os fatores que ajudam a empresa a crescer. Nesse contexto é essencial pensar em uma estratégia de comunicação que seja verdadeiramente eficiente e que traga benefícios para o seu negócio.
Para tanto é necessário fazer uma boa observação acerca das demandas de seu negócio. Afinal, cada empresa possui necessidades exclusivas que devem ser consideradas nas tomadas de decisão.
Portanto, estruturar uma estratégia de comunicação que realmente funcione para o seu negócio é crucial. Porém, também pode ser um grande desafio a ser cumprido, o que requer muita organização e ampla compreensão sobre o tema.
O que é uma estratégia de comunicação?
A estratégia de comunicação é uma ação que visa otimizar a comunicação empresarial. Ela engloba tanto a comunicação externa, com os seus clientes, quanto aquela que circula dentro das paredes do negócio, referente a todos os funcionários, prestadores de serviços, parceiros e colaboradores.
Sem uma comunicação eficiente a empresa não consegue evoluir. Afinal, muitas informações essenciais podem se perder no meio do caminho, o que certamente compromete as ações de marketing, vendas, treinamentos e todos os demais departamentos.
Ademais, falhas na comunicação geram ruídos que podem prejudicar até mesmo a boa relação com sua equipe. Portanto, olhar com atenção para esse tema e estruturar uma boa estratégia de comunicação é fundamental para garantir o bom clima organizacional.
Dicas essenciais para elaborar uma estratégia de comunicação empresarial
Entender o que é a estratégia de comunicação é o primeiro passo essencial. No entanto, existem outras dicas que são fundamentais para que sua ação realmente funcione e traga bons frutos para o negócio.
Tenha um objetivo bem definido:
Toda estratégia parte da definição de metas e objetivos. Ou seja, você precisa saber aonde quer chegar para então traçar o melhor roteiro até esse destino.
No caso de uma estratégia de comunicação os objetivos se baseiam em duas premissas: reforçar o relacionamento com o cliente externo através da comunicação e otimizar a comunicação interna, aquela que circula entre seus funcionários.
Conheça a sua persona:
Para garantir a qualidade comunicativa é preciso também conhecer o seu interlocutor. Ou seja, a empresa precisa saber com quem está se comunicando para adotar o tom de voz adequado, elaborar mensagens que sejam mais claras e objetivas e fazer o diálogo funcionar.
Isso é feito a partir da definição de uma persona, que nada mais é do que a criação de um personagem que represente com maestria o seu público interno e externo.
A persona deve apontar dados como idade, interesses pessoais, classe social, hábitos de compra, etc.
Escolha os canais de comunicação:
Outro ponto essencial é escolher os canais de comunicação mais eficientes para o seu negócio. Com a era digital eles se expandiram bastante.
Lembre-se, porém, que canais de comunicação possuem custos diferentes. Apostar em mídia offline pode ser mais custoso, enquanto os canais digitais podem ser mais acessíveis e, em alguns casos, até gratuitos.
Defina o orçamento:
Uma boa estratégia de comunicação demandará investimento financeiro. Ainda que você possa fazer muitas coisas gratuitamente, ações pagas tendem a um alcance muito maior e mais eficiente, direcionado exatamente para a sua persona.
Portanto, pense com calma e coloque na ponta do lápis os gastos possíveis para colocar a estratégia em ação. Além disso, tenha uma reserva para lidar com imprevistos que podem ocorrer no meio do caminho.
O seu orçamento deve incluir coisas como investimento em ações pagas, contratação de profissionais para criação e divulgação, manutenção do setor de comunicação entre outras coisas.
Use e abuse da criatividade:
A criatividade é um ponto chave para qualquer ação dentro de sua empresa. No caso da comunicação ela não somente é importante, é um alicerce. Portanto, tente pensar fora da caixinha para obter os melhores resultados.
Mesmo que você contrate uma empresa especializada para fazer a consultoria e estruturar a sua comunicação é importante acompanhar cada passo e opinar sobre o que tem mais a ver com sua empresa.
Principais canais de comunicação
Uma estratégia de comunicação eficiente também depende da escolha dos canais certos. No entanto, para escolher o melhor você sempre deve se basear no perfil de sua persona e quais canais ela costuma acessar com maior frequência.
Redes sociais:
As redes sociais com certeza são hoje os canais mais importantes para uma estratégia de comunicação. Afinal, as pessoas passam grande parte de seus dias conectadas a elas.
Ao invés de criar perfil em todas as redes, selecione aquelas que mais atendem as suas demandas. Por exemplo, se o seu publico gosta de conteúdo mais rápido, o Instagram pode ser uma boa ideia. Já se preferem vídeos longos, o Youtube pode atender melhor e etc.
Lembre-se de criar posts e conteúdos relevantes, que ajudem a educar o seu cliente. Ademais, aposte em campanhas pagas como o Facebook Ads ou Google Ads para aumentar o seu alcance e obter ainda mais resultados legais.
E-mails:
Todo internauta tem um e-mail. Seja para se registrar em uma rede social ou mesmo para realizar uma compra pela internet, um endereço de e-mail é sempre requisitado. Portanto, você também deve usar essa ferramenta a seu favor na estratégia de comunicação.
Lembre-se de criar títulos interessantes e não encher a caixa de e-mail com informações inúteis. Procure ser gentil e trabalhar com um design que chame a atenção sem ser muito poluído.
Além disso, envie e-mails apenas para quem autorizar isso e dê sempre a possibilidade de cancelar a assinatura de forma rápida e simples.
Invista em marketing de conteúdo
No marketing de conteúdo a ideia central é de que o seu cliente vá até você, e não o contrário. Ou seja, ele deve encontrar um conteúdo interessante que desperte seu interesse na marca.
Além de colaborar diretamente com a conversão, a estratégia de comunicação pautada em marketing de conteúdo também ajuda a tornar a sua empresa uma autoridade no tema transformando leads em clientes. Afinal, você demonstra que domina o assunto e com isso encanta o cliente.
Ademais, vale a pena olhar com atenção para todas as opções de mídias, incluindo aquelas que estão off-line, apara a sua estratégia de comunicação. O mais importante é realmente garantir que a comunicação flua de maneira eficiente e objetiva, sendo compreendida pelos clientes externos e internos.