Os clientes são o bem maior de uma empresa. Mas, é importante identificar as oportunidades de conversão com antecedência para que elas sejam devidamente aproveitadas. É nesse sentido que é fundamental conhecer os seus leads.
Essa é uma palavra constantemente citada em conteúdos de marketing. Seja para falar de ações para aumento de vendas ou para propostas de crescimento empresarial em diferentes âmbitos, os leads são fundamentais!
Entenda o que são os leads e descubra como atrair mais pessoas para o seu negócio, aumentando as chances de vendas e fidelizando o seu público da maneira mais eficiente possível.
Afinal, o que são leads?
Lead é um termo usado para definir potenciais clientes. Portanto, são pessoas que demonstram algum interesse pelo que sua empresa vende, mas que ainda não concretizaram a compra.
Os leads compõem uma lista de pessoas cujos contatos foram capturados pela empresa de alguma forma. Por exemplo, quando você cria uma landing page para que pessoas interessadas em seu conteúdo forneçam o e-mail. Essa é uma ação comum no marketing digital para conseguir leads.
Esse público oferece o contato para a empresa por demonstrar algum interesse no que é vendido ou oferecido. Portanto, há uma predisposição ao consumo, mas a empresa precisa conduzir essas pessoas pelo caminho da compra.
Por que é tão importante gerar leads?
Portanto, sabemos que esse público ainda não é um consumidor, de fato, de seus serviços ou negócios. No entanto, se trata de uma parcela fundamental para a empresa que deseja crescer no seu mercado de atuação.
Veja os motivos pelos quais alimentar a sua lista de leads é tão importante, e descubra como isso pode ajudar o seu negócio a ter mais sucesso.
Aumento de vendas:
O primeiro e mais importante motivo pelo qual você dele capturar leads é para aumentar as vendas de sua empresa.
Uma lista de leads permite que você trabalhe com mais atenção com aquele público que demonstrou algum interesse naquilo que sua empresa oferece. Portanto, já existe um primeiro passo capaz de conduzi-lo para a concretização da compra.
Público qualificado:
Além disso, é importante destacar que através dessa estratégia você consegue filtrar melhor a sua clientela. Ou seja, é possível economizar em ações que são muito amplas e voltar atenção para um público que realmente pode se interessar por aquilo que a empresa oferece.
Melhorar a experiência do cliente:
Sabendo que há um público pré-disposto ao consumo é possível dedicar mais atenção e cuidado a ele. Com isso a empresa oferece uma experiência muito melhor ao cliente mesmo quando ele ainda é “só” um lead.
Consolidação da marca:
Leads também apontam para um termômetro importante sobre a consolidação da sua marca no mercado de atuação. Afinal, a empresa deve investir em conteúdo de qualidade e mostrar a sua autoridade que exerce no seu mercado para que consiga se destacar entre a concorrência.
Dicas essenciais para conseguir capitular leads
Agora que você já sabe quais são os principais benefícios de uma boa lista de leads é hora de falarmos sobre como efetivamente você pode conquistar esses potenciais clientes e identificar as oportunidades.
Conheça o seu público-alvo:
Uma vez que a intenção é prospectar leads e convertê-los em clientes, é importante conhecer muito bem o perfil de seu público-alvo. Afinal, você precisa definir a melhor comunicação com essa parcela da sociedade.
Além disso, é importante criar uma persona que aponte traços mais definido sobre seu público. Ou seja, crie um personagem que represente a sua clientela, trazendo traços importantes sobre seus hábitos de consumo, gostos pessoais e outros aspectos importantes.
Mantenha perfis nas redes sociais:
Embora seja possível capturar leads ao modelo “offline”, a prática é mais comum e mais eficiente quando falamos de marketing digital. Sendo assim, vale a pena investir nas redes sociais para encontrar esses potenciais clientes.
Sites como Instagram e Facebook, por exemplo, são fundamentais para isso. As redes sociais se tornam um canal importante de comunicação que acabam atraindo a atenção do público e ajudam a filtrar melhor os interessados.
Trabalhe com as iscas digitais:
Iscais digitais são estratégias de marketing que ajudam a gerar interesse no público. Para isso é preciso investir em conteúdo de valor, que traga informações e potencialize a experiência do internauta de alguma forma.
Assim, a marca oferece algum conteúdo gratuito, mas que para ser desbloqueado o usuário precisa deixar os seus dados. Talvez você já tenha visto isso, quando um site solicita o seu e-mail para entregar um e-books gratuito sobre um determinado tema.
Ao assinar essa troca, o usuário demonstra interesse pelo conteúdo do e-book, o que faz dele um lead. Ou seja, ele quer saber mais sobre aquele tema, ainda que não tenha decidido pagar pelo serviço. Portanto, ele tem potencial para ser convertido em um cliente.
Invista nos leads qualificados:
Depois de obter a lista de contatos interessados no tema, é hora de trabalhar para que eles de fato se tornem clientes de sua empresa.
Portanto, é preciso manter contato com esse lead, mostrar as soluções propostas por sua marca de forma gentil, sem tentar forçar vendas. Jamais envie um e-mail falando sobre preços logo no primeiro contato com um lead.
É importante esclarecer que a sua empresa quer ajudar, quer enriquecer a experiência dele e quer ajudá-lo a solucionar alguma coisa. A intenção não é a venda pela venda, mas sim a conexão e a fidelidade da clientela.
Conheça os dois tipos de leads
Ademais, vale a pena saber que existem dois tipos de leads. Podemos classificá-los como “quentes” e “frios”.
Os leads frios são aqueles que eventualmente acessam a sua página, fornecem os dados em troca de algum benefício, mas que não estão verdadeiramente interessados naquilo. São mais difíceis de serem abordados e trabalhados para venda.
Já os quentes são os que estão verdadeiramente abertos à negociação e tendem a ser convertidos com mais facilidade. Portanto, leads quentes são a verdadeira oportunidade de crescimento da empresa.
Esses leads assinam newsletter, abrem e-mails e acompanham a empresa com mais avidez. Sendo assim, são potenciais clientes que só demandam um pouco mais de atenção para finalmente concretizarem a compra.
Conhecer e investir em leads é algo importantíssimo para a sua empresa. Afinal, conquistar clientes de qualidade é mais importante do que quantidade. Sendo assim, a estratégia ajuda a filtrar o seu público e identificar as melhores oportunidades.