Dentre as muitas obrigações de uma empresa está a de prestar contas a respeito das movimentações financeiras. Isso é fundamental para que a marca atue dentro da legalidade e cumpra com o que é previsto pelo fisco e a Escrituração Fiscal Digital pode ajudar.
Portanto, é importante emitir escriturações que comprovem as atividades prestadas e os valores obtidos e gastos com isso. Ademais, conhecer e utilizar a Escrituração Fiscal Digital pode ser uma forma mais moderna e prática de realizar essa prestação e contas.
Afinal, o que é a Escrituração Fiscal Digital?
Antes de falarmos especificamente sobre sua forma digital é importante entender exatamente o conceito de escrituração.
Esse é um documento em que são descritas as ações financeiras e as atividades realizadas pela empresa. É uma forma de garantir que o governo tenha controle sobre as práticas empresariais do país, evitando assim ações fraudulentas e movimentações ilegais de dinheiro.
Portanto, a escrituração consiste num apanhado de relatórios e comprovantes que a empresa deve enviar ao fisco todos os meses. Esses documentos são devidamente analisados pelo fisco, e qualquer irregularidade deve ser imediatamente apontada.
Escrituração fiscal digital:
Também conhecida como EFD, a Escrituração Fiscal Digital nada mais é do que a versão mais moderna, rápida e segura da escrituração.
Nesse caso, a prestação de contas ocorre através de meios digitais, o que facilita muito a comprovação de todas as ações.
Vale ressaltar que erros no preenchimento de sua escrituração fiscal podem acarretar multas e penalidades que prejudicam a sua empresa. A versão digital facilita muito o preenchimento e diminui consideravelmente os riscos de erros.
Escrituração Fiscal digital é uma obrigação?
Sim, a Escrituração Fiscal Digital é uma obrigação acessória. Isso quer dizer que se trata de uma obrigação auxiliar que visa complementar as informações apresentadas pela empresa. Ela deve ser cumprida por grande parte das empresas brasileiras.
No entanto, vale ressaltar que essas obrigações variam de acordo com a atividade prestada pela empresa.
Ademais, os relatórios digitais devem ser enviados a órgãos de competência Federal, Estadual e Municipal a depender de cada caso.
Como fazer a entrega da sua escrituração fiscal digital?
A Escrituração Fiscal Digital deve ser entregue através do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Essa é uma plataforma digital que permite o envio de informações diretamente para a Receita Federal.
Para acessá-lo, porém, o empresário deve obter um Certificado Digital. Se trata de uma espécie de credencial que permite acesso a plataforma, o que possibilita enviar as informações da empresa de forma segura.
Após acessar a plataforma, basta preencher todas as informações referentes à empresa, bem como suas apurações e tributos, e confirmar a atividade realizada pela marca. Depois é só encaminhar tudo dentro da própria plataforma.
Retificação:
Se cometer algum erro na hora de preencher a EFD é possível fazer uma retificação para corrigir. No entanto, o mais adequado é realmente prestar muita atenção na hora do preenchimento para evitar qualquer problema.
Principais vantagens da escrituração fiscal digital
São muitas as vantagens associadas à Escrituração Fiscal Digital. O Governo Federal criou o SPED foi justamente para facilitar o envio de informações. Ele garante que as empresas façam isso com a frequência correta. Alguns dos principais benefícios são:
- Redução de uso de papel, o que torna a empresa mais sustentável;
- Diminui gastos com impressão de documentos e relatórios;
- Padronização de informações enviadas;
- Facilidade e agilidade no processo de prestação de contas;
- Garantia se segurança e autenticidade, uma vez que o procedimento é realizado dentro de uma plataforma do próprio governo.
Ademais, vale lembrar que a escrituração fiscal digital também ajuda a reduzir os custos. Afinal, o tempo e o dinheiro gasto com a emissão de papel e o deslocamento de profissionais para realizar a tarefa pode diminuir bastante.
Documentos que podem ser enviados via EFD
Existem diferentes tipos de escriturações que podem ser enviadas a partir do SPED. Veja a lista a seguir.
Entradas e saídas:
A parte de entradas e saídas refere-se a tudo aquilo que a empresa recebeu (comprou) ou vendeu. É importante ter todos os documentos de comprovação em mãos, pois a legislação brasileira é muito complexa e pode exigir diferentes tipos de registros. Além disso, a empresa precisa seguir o que diz o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP).
Serviços prestados
Todos os serviços prestados e contratados pela empresa devem ser registrados. No entanto, isso vale apenas para serviços aos quais incidem o Imposto Sobre Serviços (ISS). Se houver o recolhimento o registro é obrigatório.
Conhecimentos de transportes
Empresas que prestam serviços de transportes devem relatar isso através do tópico de conhecimento de transportes. Isso também erve para serviços de transportes contratados.
Nesse caso os documentos devem comprovar movimentações de cunho municipal, estadual e federal.
Movimentação de combustíveis:
Por fim, também é necessário relatar a entrada e saída de combustíveis. Isso deve ser feito através da apresentação de notas fiscais referentes a essas ações.
Ademais, também devem ser apresnetados livros de escrituração fiscal digital sobre inventário, crédito ICMS, Controle de produção e estoque.
Funcionamento da escrituração fiscal digital para Simples Nacional
Uma dúvida comum é se optantes pelo Simples Nacional também precisam enviar a escrituração fiscal digital. A resposta depende da localidade em que a empresa se encontra. Afinal, a regra pode mudar de um estado para o outro.
Por isso é fundamental estudar e conhecer a legislação local antes de começar um negócio. Assim você fica mais seguro sobre todas as obrigações fiscais de sua empresa e não corre riscos de atuar na ilegalidade.
Conte com o suporte de um contador
Ainda que o envio da escrituração fiscal digital seja do empresário, é fundamental contar com suporte e orientação de um profissional qualificado para isso. O contador é a melhor pessoa para realizar essa atividade.
Esse profissional possui conhecimento técnico e experiência suficientes para garantir o envio correto das informações. Ademais, ele pode assegurar que a sua escrituração fiscal digital seja encaminhada na data adequada, evitando multas e atrasos.