Lucro: entenda o conceito

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Basta cogitar abrir uma empresa para você começar a encontrar diversos termos novos para seu vocabulário. Lucro é com certeza um deles. A palavra aparece com frequência no meio dos negócios e é com certeza uma das mais importantes para os empreendedores.

Apesar disso, muita gente ainda não sabe o que é lucro. De modo geral as pessoas até entendem o significado, mas a maioria não consegue definir ou diferenciar o termo de outros como rentabilidade,  receita etc.

Portanto, hoje vamos falar sobre o que é lucro e como essa palavra impacta nos negócios, qual sua importância e porque é tão importante entender e medir o lucro de seu negócio de maneira correta.

O conceito de lucro

Antes de qualquer coisa é fundamental entender o conceito de lucro. De forma resumida, lucro se refere aquilo que se ganha a partir de alguma atividade ou alguma relação.

Portanto, podemos entender lucro como uma espécie de privilégio, uma vantagem que é obtida dentro de uma situação. No entanto, consideramos apenas o saldo positivo, ou seja, o que vem “a mais”.

Tipos de lucro

Ademais, é importante saber que existem diferentes tipos e conceitos para a palavra lucro. Para quem tem ou pretende ter uma empresa é essencial entender a diferenciação para definir corretamente os seus ganhos.

Lucro líquido – entenda o que é

O lucro líquido é um dos conceitos mais cruciais para o sucesso de seu negócio. Ele considera todo o ganho da empresa após os descontos dos gastos.

Portanto, pense o seguinte: a sua empresa gasta para existir. Você precisa arcar com aluguel, pagamento de funcionários, insumos, fornecedores…Tudo isso gera custos que muitas vezes são desembolsados antes da comercialização do serviço / produto.

Entretanto, quando você vende o seu produto/ serviço para o consumidor, recebe um valor de volta. Desse valor devemos descontar tudo o que foi gasto antes da venda. O que sobra é o lucro líquido. Esse é o valor que efetivamente entrou, ou seja, o valor que não está repondo um gasto anterior.

Como calcular

Para calcular lucro líquido é preciso, portanto, saber exatamente quanto você gastou para entregar o seu serviço. Veja um exemplo.

Imagine que você tem um restaurante. No primeiro mês de abertura as vendas totalizaram R$ 100 mil. Porém, antes disso ocorreram os seguintes gastos:

  • Ingredientes para as receitas: R$ 30 mil
  • Salários: R$ 25 mil
  • Aluguel e contas: R$ 25 mil

Sendo assim, os valores gastos devem ser reduzidos do que foi faturado. Portanto, desses 100 mil devemos abater:

  • 30 mil de ingredientes;
  • 25 mil de salários;
  • 25 mil de demais despesas.

Além disso, também existem impostos que naturalmente recaem sobre a atividade. Imagine um valor de 5 mil de imposto e abata do valor de ganho também. Nesse cenário temos um Lucro líquido mensal: R$ 15 mil.

Perto dos 100 mil iniciais esse valor pode até parecer pouco. No entanto, 15 mil reais ainda é um saldo positivo, o que significa que sua empresa fechou no azul: ganhou mais do que gastou.

O que é o Lucro Real

Lucro real, ou lucro bruto, porém, é o valor integral obtido em vendas, sem abater os gastos e sem deduzir impostos. Portanto, o lucro real de sua empresa é 100 mil reais.

Lucro real é como chamamos um dos principais enquadramentos tributários do Brasil. Você pode ler mais sobre os Regimes Tributários clicando aqui.

Como melhorar a lucratividade da empresa?

Depois de saber mais sobre o que é lucro e as diferenças entre lucro líquido e real é hora de falarmos sobre um assunto que interessa muito para os empresários: o aumento do lucro.

Não existe uma receita de bolo para isso, mas existem algumas dicas que podem ajudar na hora de melhorar esse dado empresarial. Veja o que fazer:

Precificação

O que mais impacta na lucratividade de sua empresa é o preço de venda do serviço ou de seus produtos. Se o preço não for calculado corretamente, a empresa acaba perdendo dinheiro ao invés de ganhar.

Para precificar o seu serviço, portanto, é fundamental calcular quanto foi gasto para produção, aluguel, contas em geral que impactam na produção. A partir disso defina ainda um percentual de lucro.

Mantenha um registro dos custos

Outra dica fundamental é anotar e controlar todos os gastos e custos para o funcionamento de seu negócio. Nesse caso deve-se considerar tanto as despesas fixas quanto as variáveis.

Despesas fixas são quelas que se mantém iguais todos os meses, como o salário de seus funcionários e o aluguel. Já as despesas variáveis mudam a cada ciclo e podem ser maiores ou menores do que o esperado.

Planeje o lucro

Ainda que a empresa lucre mais em alguns meses do que outros é importante manter uma média que seja saudável para o negócio durante todo o ano. Isso é possível com planejamento.

Afinal, ao programar ações e promoções que estimulem o consumo nos meses mais mornos para as vendas pode ser uma forma de aumentar o lucro mesmo em um cenário hostil.

Além disso, dependendo no seu nicho é possível pensar em estratégias de fidelidade que estimulem esse consumo recorrente, garantindo assim o faturamento que você deseja para todos os meses.

Por que é importante pensar na margem de lucro?

A margem de lucratividade é o percentual que você define para ganhar com sua atividade. Ou seja, considerando tudo o que foi fasto para produzir, é o que efetivamente você pretende faturar após os descontos, incluindo todos os tributos.

Portanto, é uma parte essencial na estratégia de qualquer empresa. Sem ela não é possível repor o que é gasto para produção, tampouco obter algum ganho sobre a venda.

Conhecer o conceito de lucro é essencial para o sucesso de sua empresa. O mais importante é saber que a sua empresa só pode lucrar se houver uma precificação correta considerando todos os custos para produção.

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