Indicadores de desempenho financeiro no e-commerce: Conheça!

indicadores de desempenho financeiro no e-commerce

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As mudanças de hábito dos consumidores favorecem as lojas virtuais. Se antes da pandemia do coronavírus elas já eram muito procuradas, com as restrições impostas, então, as vendas aumentaram. Mesmo assim, deve-se conhecer os indicadores de desempenho financeiro no e-commerce.

Eles ajudam a identificar como está a situação do seu negócio. Ou seja, se ele realmente é lucrativo, afinal, nem sempre vender muito significa que o cenário está satisfatório. Isso acontece porque os gastos também podem ser altos e até um grande volume de venda pode não compensar.

Diante disso, é preciso fazer os ajustes necessários. Então, para entender melhor a respeito do assunto, continue lendo este artigo. E confira as principais dicas nos tópicos a seguir.

  • O que são os indicadores de desempenho financeiro no e-commerce
  • Quais são os principais indicadores financeiros e sua importância
  • Outros indicadores de desempenho financeiro no e-commerce

O que são os indicadores de desempenho financeiro no e-commerce

Os indicadores de desempenho financeiro, também conhecidos pela sigla KPI, são informações que mostram como está a performance da sua empresa. No caso de e-commerces, indica se as vendas estão satisfatórias e o negócio lucrativo.

Além disso, a sigla em inglês significa Key Performance Indicator. Já no português, Indicador-Chave de Desempenho. Desse modo, para acompanhar os indicadores, deve-se reunir dados quantitativos, que ajudam a medir o sucesso dos processos internos.

Portanto, além de permitir identificar se a sua loja virtual realmente está no caminho certo, é possível promover as mudanças necessárias. Muitas vezes, pequenos ajustes são o suficiente para tornar o seu negócio mais rentável.

Quais são os principais indicadores financeiros e sua importância

Existem vários indicadores de desempenho financeiro no e-commerce, sendo o melhor escolher os mais adequados para acompanhar. Isto é, aqueles que você tem condições de monitorar, afinal, para usá-los é preciso ter acesso às informações necessárias.

No entanto, por serem dados relevantes para a gestão da sua loja virtual, recomenda-se criar métodos para obtê-lo. De qualquer forma, a sua implementação pode ser gradativa. Agora, veja quais são os principais indicadores de desempenho financeiro no e-commerce:

Indicador de volume

Esse indicador é o mais simples de averiguar e se refere ao número total de vendas realizado em um período de tempo.

Embora seja útil, pode não mostrar a realidade financeira, uma vez que a empresa pode ter muitas vendas, mas de produtos de baixo valor ou em promoção. Assim, não deve ser avaliado de forma isolada.

Indicadores de performance

Consiste em um grupo de diferentes indicadores que, por serem mais elaborados, oferecem informações mais completas. Entre eles, está a taxa de conversão, que se calcula ao dividir o número de consumidores que compraram na sua loja virtual pelo número de visitantes que ela teve.

Com ele, é possível saber qual a porcentagem de pessoas que acessaram o seu e-commerce e efetivaram uma compra. Outro indicador é o ticket médio, que é obtido pela divisão da receita total pelo número de pedidos. Desse modo, descobre-se quanto os clientes gastam em média na sua loja virtual.

O melhor é sempre criar estratégias para aumentar o ticket médio do seu negócio. Já a receita por categorias é calculada com a divisão entre a receita por categoria de produto e a receita total.

Dessa forma, consegue-se identificar as categorias que mais têm saída na sua empresa. Se alguma se mostrar pouco lucrativa, pode ser apropriado não investir mais nela.

Outros indicadores de desempenho financeiro no e-commerce

Em geral, os indicadores de desempenho financeiro no e-commerce são os mesmos que empresas de outros segmentos de mercado usam. A diferença está na maneira como alguns dados são obtidos. Porém, em todas as situações, é importante registrar com precisão o fluxo de caixa.

Ele é um dos principais aliados quando se quer acompanhar as finanças do seu negócio. Veja a seguir outros indicadores que contribuem com o entendimento da situação da sua loja virtual.

Faturamento

Assemelha-se ao volume de vendas, mas em vez de apresentar o número de vendas, o faturamento exibe o valor obtido com todas as vendas em um período. O mais comum é que se use o mês para acompanhar os indicadores de desempenho financeiro no e-commerce.

Lucro Líquido, como um dos indicadores de desempenho financeiro no e-commerce

Por sua vez, calcula-se o lucro líquido ao subtrair da receita do período as despesas fixas e variáveis. Desse modo, esse indicador consegue apresentar quanto de verdade a loja virtual lucrou. Já quando o valor da receita é o mesmo que a soma de todas as despesas, tem-se o chamado ponto de equilíbrio.

Isto é, trata-se de mais um indicador, que mostra quanto é preciso vender para que o seu negócio não fique no prejuízo.

Lucratividade

Esse outro indicador se parece com o lucro líquido. No entanto, mostra o resultado em porcentagem. Portanto, calcula-se ao dividir o valor do lucro líquido pela receita e depois multiplicar por 100.

ROI, mais um dos indicadores de desempenho financeiro no e-commerce

Já o ROI – Retorno sobre Investimento é um ótimo indicador para saber se o investimento feito para a sua loja virtual vender mais obteve o êxito esperado, como uma ação de marketing, por exemplo.

Desse modo, calcula-se ao subtrair o valor do investimento do valor do ganho obtido com o investimento. Depois, o resultado deve ser dividido pelo valor do investimento e, por fim, multiplicado por 100.

Margem de lucro

Mais um dos indicadores de desempenho financeiro no e-commerce que pode ser útil para o seu negócio é a chamada margem de lucro. Trata-se da porcentagem que precisa ser incluída no valor do produto para que o seu negócio se torne lucrativo.

Afinal, se você vender um item pelo mesmo preço que o comprou, não haverá lucro nenhum e a sua empresa pode falir em pouco tempo. Por outro lado, ao ter uma margem de lucro muito alta, o seu preço se torna pouco competitivo em relação à concorrência.

Para tanto, calcula-se ao dividir o valor do lucro pela receita obtida no período e, após, multiplicar por 100. Com isso, é possível avaliar qual a margem de lucro mais adequada para a sua loja virtual.

Amanda Almeida

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