Para identificar o desempenho de uma empresa em seus diferentes setores existem as métricas de gestão. Dessa forma, elas configuram como as grandes aliadas do gestor que deseja acompanhar passo a passo a performance do seu negócio.
Para tanto, existem diferentes métricas, que conseguem mostrar como uma empresa se comporta nos seus setores. Então, se você quer entender tudo a respeito do tema, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir as principais informações.
- O que são e como funcionam as métricas de gestão
- Quais são as principais métricas de gestão
O que são e como funcionam as métricas de gestão
As métricas de gestão são informações que você pode reunir para avaliar o desempenho da sua empresa em um certo departamento ou atividade. Desse modo, é possível acompanhar a evolução do seu negócio nos mais diversos aspectos e sempre estar pronto para realizar as mudanças e ajustes necessários.
Vale lembrar que acompanhar o desempenho empresarial é o jeito mais eficiente de saber se ele está atingindo o sucesso almejado. E da mesma forma, identificar o que deve ser feito para que os resultados melhorem quando eles não são satisfatórios.
Além disso, há uma grande variedade de métricas de gestão, sendo que algumas podem ser mais úteis do que outras de acordo com o segmento de mercado no qual a empresa atua. A escolha pode variar ainda conforme as atividades que o negócio realiza.
Assim, as métricas de gestão se dividem em métricas financeiras, de vendas, de estoque, de recursos humanos, de competitividade e de risco, entre outras. Já quem for começar a acompanhar as informações necessárias pode iniciar com poucas métricas.
E aos poucos acompanhar as demais. Afinal, para que o seu uso se torne realmente benéfico para a empresa, é preciso utilizá-las de maneira adequada. Ou seja, deve-se reunir dados precisos e completos, que a equipe coleta para a apropriada análise.
Portanto, se não se executa esse trabalho com cuidado e minucia, pode oferecer resultados falsos, prejudicando em muito a avaliação de como está a gestão do seu negócio.
Quais são as principais métricas de gestão
Agora que você já sabe o que são as métricas de gestão e porque elas são importantes, veja a seguir quais são as principais que a sua empresa pode acompanhar.
Faturamento
Essa é uma das métricas de gestão, sendo que apresenta de forma bastante evidente como está o desempenho financeiro da sua empresa. Afinal, o faturamento exibe nada mais do que o valor das vendas em um período de tempo, em geral, o mês, que é o mais frequente nos levantamentos.
Assim, para identificar essa métrica basta somar todas as vendas que a sua equipe realizou ao longo do período. Quanto mais, melhor, no entanto, lembre-se que o valor do faturamento pode não ser o mesmo que entrou no caixa, o que costuma acontecer quando há vendas feitas a prazo.
Retorno sobre Investimento
Outra métrica financeira muito útil para a gestão é o ROI – Retorno sobre o Investimento. Ela serve para descobrir quanto do dinheiro investido em algo retornou para a empresa. Ou seja, se a estratégica que a equipe aplicou valeu ou não a pena.
Para tanto, é preciso subtrair o valor investido do valor da receita gerada por esse investimento. Depois, o resultado deve ser dividido pelo valor investido e, finalmente, multiplicado por 100. Assim, é possível obter a porcentagem do quanto lucrativo foi o seu investimento.
Ticket médio
Quanto às métricas de gestão relacionadas a vendas, o ticket médio é um dos principais. Isso ocorre porque com ele consegue-se saber quanto, em média, cada cliente gasta no seu negócio. Então, esse cálculo ajuda a identificar quais são os clientes mais lucrativos da sua empresa.
A partir de então, é possível entender melhor o seu perfil com o objetivo de investir mais nesse público e, assim, aumentar o faturamento. Esse cálculo ajuda ainda a avaliar quais são os produtos com mais saída e que valem a pena ter sempre em estoque.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é mais uma métrica de gestão de vendas, que funciona para avaliar o desempenho da equipe. Nesse caso, é necessário averiguar quantas vendas cada colaborador efetivou em relação ao número de oportunidades que recebeu para prospectar.
Desse modo, o gestor tem a possibilidade de identificar os melhores vendedores e, por consequência, quais são as estratégias de vendas mais assertivas. Assim, os demais podem repetir a sua receita de sucesso a partir de então.
Giro de estoque
Quanto às métricas de gestão de estoque, a de giro de estoque é bastante útil para entender quanto tempo, em média, cada produto demora para o cliente comprar. Para tanto, indica-se também identificar o número de unidades que a empresa vende por período.
Essa informação não só mostra quais itens se comercializa com mais rapidez. Mas permite ainda prever quando é preciso comprar mais deles antes que faltem no estoque. Da mesma forma, evita que haja prejuízo com a compra de mercadorias que levam mais tempo para sair.
Além dessas, existe a métrica relativa às perdas de estoque, o que é importante averiguar, bem como entender porque elas ocorrem a fim de encontrar alternativas para evitar o desperdício. Na área de recursos humanos, é possível avaliar a taxa de rotatividade e de absenteísmo (ausências dos funcionários).
Quando os números estiverem altos, indica-se tomar medidas para reduzi-los. Já a métrica de gestão de competitividade chamada de participação no mercado serve para a empresa avaliar qual a fatia do mercado que possui em relação aos seus concorrentes.
Assim, pode ter uma visão mais clara da situação atual do seu negócio em meio à concorrência. E quando a ideia é investir em um novo projeto, recomenda-se aplicar mais uma métrica, nesse caso, a VPL – Valor Presente Líquido, que se refere à gestão de riscos.
Com ela, o gestor consegue analisar a viabilidade de um projeto levando em conta o seu potencial de retorno. Dessa forma, não corre o risco de investir em algo com poucas chances de obter êxito.
Amanda Almeida