Ao pesquisar sobre estratégias de marketing você se depara com muitas nomenclaturas diferentes. Inbound e Outbound são termos muito comuns nesse universo e que você precisa conhecer para ter sucesso com o seu negócio.
Esses são dois diferentes tipos de estratégia que têm ganhado cada vez mais espaço em empresas de diversos nichos. Conheça e entenda os conceitos para descobrir qual das duas ferramentas mais conversa com o seu negócio.
O que é e como funciona Inbound e Outbound marketing
O marketing – digital ou tradicional – é composto por uma série de ferramentas. Inbound e Outbound (marketing de entrada e de saída, respectivamente) são duas delas que atuam de maneiras completamente diferentes uma da outra.
O que é Inbound marketing?
Inbound marketing é um conceito de prospecção de clientes que visa atraí-los a partir da criação de conteúdo de qualidade. Os principais canais utilizados são os digitais.
O seu funcionamento é muito simples. Quando uma pessoa precisa de algum produto ou serviço, o primeiro caminho geralmente é a busca na internet. Ela começa a filtrar sua pesquisa conforme encontra conteúdo atrativo.
É assim que as empresas conseguem atrair a atenção do possível cliente. Quanto melhor for o trabalho de Inbound marketing, maiores são as chances de o internauta clicar no conteúdo e acessar uma página de vendas, por exemplo.
Podemos dizer, portanto, que é um tipo de marketing passivo, aquele que conquista a atenção de maneira menos invasiva e mais delicada, atraindo pelo conteúdo, teor curioso e qualidade do que é publicado.
O que é Outbound marketing?
O segundo conceito é chamado Outbound marketing. Nesse caso, a abordagem é diferente. Aqui, ao invés de o potencial cliente ser atraído naturalmente para um produto ou serviço, ele tem a navegação interferida por uma ação de marketing.
Nos contatos de marketing tradicional, seria o famoso “telemarketing ativo”, quando as atividades da rotina são interrompidas por uma ligação ofertando algo que não necessariamente o cliente tenha interesse naquele momento.
Embora o Outbound esteja presente no mundo digital, ele também ocorre com frequência no universo “offline”. Por exemplo, quando você está folheando uma revista e se depara com um anúncio gigante de um serviço.
Principais diferenças entre Inbound e Outbound marketing
A escolha entre Inbound e Outbound marketing depende de uma série de fatores. São duas estratégias diferentes, mas ambas podem trazer excelentes resultados se aplicadas de maneira correta.
A melhor forma de decidir é analisando as principais diferenças entre as ações.
Inbound x Outbound:
A principal diferença entre Inbound e Outbound marketing, como você pode ver, é que uma ocorre através da atenção do cliente para um determinado conteúdo que pode converter venda. Já o segundo acontece através de uma abordagem direta da marca.
Portanto, enquanto Inbound se dá pelo interesse do cliente, o Outbound parte da própria empresa que, através de ações, banners e outros materiais aborda o potencial comprador.
Outra diferença essencial é que com o marketing de entrada você pode direcionar melhor as ações. Afinal, todo o conteúdo é pautado em um público-alvo previamente definido.
O Outbound, por sua vez, age de maneira mais genérica. Ainda que também seja possível perceber potenciais consumidores, é uma estratégia bem menos lapidada no que diz respeito à persona.
Velocidade de resultados:
Outro ponto essencial a ser considerado é que o Inbound marketing traz resultados mais lentos. Afinal, a estratégia depende do ritmo do cliente. Não há agressividade, e isso pode levar a uma ação mais demorada.
Já no caso de Outbound marketing o resultado é mais rápido. A empresa se movimenta para ir atrás dos clientes em potencial. Com isso, é mais fácil converter e consequentemente obter o que se espera.
Usando as duas estratégias em parceria
Ainda que tenham conceitos diversos, Inbound e Outbound marketing podem – e devem – ser usados em parceria. Isso potencializa ainda mais a sua ação e pode gerar ótimos frutos.
Nesse sentido, a estratégia traz resultados tanto no que diz respeito a criação de um vínculo mais duradouro através do Inbound Marketing, quanto resultados mais rápidos obtidos pelos Outbound.
Benefícios e vantagens de cada um
Para escolher entre Inbound e Outbound marketing a primeira coisa a fazer é entender quais são os benefícios de cada um. Para lhe ajuda listamos separadamente as características das estratégias e seus benefícios para o negócio.
Benefícios do Inbound marketing;
Os principais benefícios do Inbound Marketing são:
Aumento de tráfego no site/blog:
Com a produção de conteúdo de qualidade você consegue chamar mais a atenção do público. Isso gera automaticamente um aumento de tráfego, fazendo com que mais pessoas reparem na sua marca.
Maior captação de leads:
O acesso aos seus conteúdos pode estimular que os internautas assinem newsletter, aceitem receber e-mails etc. A captação de dados aumenta a sua base de leads e consequentemente o mailing de possíveis clientes.
Criação e fortalecimento de relacionamentos:
O Inbound é focado não apenas em captar clientes, mas em fidelizar. Isso quer dizer que ele soma às estratégias de fidelização, ajudando a criar relações mais duradouras e clientes mais apaixonados pelos seus serviços/ produtos.
Ótimo custo-benefício- Mensuração de resultados:
É possível fazer Inbound Marketing sem grandes investimentos. Basta definir estratégias de criação de conteúdo, manter a frequência nas publicações e conversar com o público-alvo específico.
Além disso, essa é uma estratégia que permite mensuração de resultados. Existem inúmeras métricas que permitem acompanhar os resultados e avaliar o sucesso de sua estratégia de marketing de entrada.
Benefícios do Outbound marketing:
Os principais benefícios de Outbound Marketing são:
Alcance de ROI em menor prazo:
Por ser um marketing mais agressivo, esse modelo traz resultados mais rápidos do que o anterior. Com isso, é possível obter o “Return on Investiment” mais rapidamente.
Economia de tempo:
Essa é a ação mais indicada para quem quer resultados rápidos. Outbound marketing pode trazer bons retornos em pouquíssimo tempo, sendo a mais adequada para quem quer economizar tempo.
Maior possibilidade de canais:
Enquanto Inbound marketing funciona exclusivamente para canais digitais, o Outbound se estende para o universo offline. Por isso é uma ação mais abrangente no sentido de variedade de abordagens.
Escolher entre Inbound e Outbound marketing depende de quais resultados e metas deseja atingir. Porém, é importante saber que essas estratégias podem agir em parceria, e não necessariamente se excluem.