Inbound e Outbound: tudo o que você precisa saber

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ao pesquisar sobre estratégias de marketing você se depara com muitas nomenclaturas diferentes. Inbound e Outbound são termos muito comuns nesse universo e que você precisa conhecer para ter sucesso com o seu negócio.

Esses são dois diferentes tipos de estratégia que têm ganhado cada vez mais espaço em empresas de diversos nichos. Conheça e entenda os conceitos para descobrir qual das duas ferramentas mais conversa com o seu negócio.

O que é e como funciona Inbound e Outbound marketing

O marketing – digital ou tradicional – é composto por uma série de ferramentas. Inbound e Outbound (marketing de entrada e de saída, respectivamente) são duas delas que atuam de maneiras completamente diferentes uma da outra.

O que é Inbound marketing?

Inbound marketing é um conceito de prospecção de clientes que visa atraí-los a partir da criação de conteúdo de qualidade. Os principais canais utilizados são os digitais.

O seu funcionamento é muito simples. Quando uma pessoa precisa de algum produto ou serviço, o primeiro caminho geralmente é a busca na internet. Ela começa a filtrar sua pesquisa conforme encontra conteúdo atrativo.

É assim que as empresas conseguem atrair a atenção do possível cliente. Quanto melhor for o trabalho de Inbound marketing, maiores são as chances de o internauta clicar no conteúdo e acessar uma página de vendas, por exemplo.

Podemos dizer, portanto, que é um tipo de marketing passivo, aquele que conquista a atenção de maneira menos invasiva e mais delicada, atraindo pelo conteúdo, teor curioso e qualidade do que é publicado.

O que é Outbound marketing?

O segundo conceito é chamado Outbound marketing. Nesse caso, a abordagem é diferente. Aqui, ao invés de o potencial cliente ser atraído naturalmente para um produto ou serviço, ele tem a navegação interferida por uma ação de marketing.

Nos contatos de marketing tradicional, seria o famoso “telemarketing ativo”, quando as atividades da rotina são interrompidas por uma ligação ofertando algo que não necessariamente o cliente tenha interesse naquele momento.

Embora o Outbound esteja presente no mundo digital, ele também ocorre com frequência no universo “offline”. Por exemplo, quando você está folheando uma revista e se depara com um anúncio gigante de um serviço.

Principais diferenças entre Inbound e Outbound marketing

A escolha entre Inbound e Outbound marketing depende de uma série de fatores. São duas estratégias diferentes, mas ambas podem trazer excelentes resultados se aplicadas de maneira correta.

A melhor forma de decidir é analisando as principais diferenças entre as ações.

Inbound x Outbound:

A principal diferença entre Inbound e Outbound marketing, como você pode ver, é que uma ocorre através da atenção do cliente para um determinado conteúdo que pode converter venda. Já o segundo acontece através de uma abordagem direta da marca.

Portanto, enquanto Inbound se dá pelo interesse do cliente, o Outbound parte da própria empresa que, através de ações, banners e outros materiais aborda o potencial comprador.

Outra diferença essencial é que com o marketing de entrada você pode direcionar melhor as ações. Afinal, todo o conteúdo é pautado em um público-alvo previamente definido.

O Outbound, por sua vez, age de maneira mais genérica. Ainda que também seja possível perceber potenciais consumidores, é uma estratégia bem menos lapidada no que diz respeito à persona.

Velocidade de resultados:

Outro ponto essencial a ser considerado é que o Inbound marketing traz resultados mais lentos. Afinal, a estratégia depende do ritmo do cliente. Não há agressividade, e isso pode levar a uma ação mais demorada.

Já no caso de Outbound marketing o resultado é mais rápido. A empresa se movimenta para ir atrás dos clientes em potencial. Com isso, é mais fácil converter e consequentemente obter o que se espera.

Usando as duas estratégias em parceria

Ainda que tenham conceitos diversos, Inbound e Outbound marketing podem – e devem – ser usados em parceria. Isso potencializa ainda mais a sua ação e pode gerar ótimos frutos.

Nesse sentido, a estratégia traz resultados tanto no que diz respeito a criação de um vínculo mais duradouro através do Inbound Marketing, quanto resultados mais rápidos obtidos pelos Outbound.

Benefícios e vantagens de cada um

Para escolher entre Inbound e Outbound marketing a primeira coisa a fazer é entender quais são os benefícios de cada um. Para lhe ajuda listamos separadamente as características das estratégias e seus benefícios para o negócio.

Benefícios do Inbound marketing;

Os principais benefícios do Inbound Marketing são:

Aumento de tráfego no site/blog:

Com a produção de conteúdo de qualidade você consegue chamar mais a atenção do público. Isso gera automaticamente um aumento de tráfego, fazendo com que mais pessoas reparem na sua marca.

Maior captação de leads:

O acesso aos seus conteúdos pode estimular que os internautas assinem newsletter, aceitem receber e-mails etc. A captação de dados aumenta a sua base de leads e consequentemente o mailing de possíveis clientes.

Criação e fortalecimento de relacionamentos:

O Inbound é focado não apenas em captar clientes, mas em fidelizar. Isso quer dizer que ele soma às estratégias de fidelização, ajudando a criar relações mais duradouras e clientes mais apaixonados pelos seus serviços/ produtos.

Ótimo custo-benefício- Mensuração de resultados:

É possível fazer Inbound Marketing sem grandes investimentos. Basta definir estratégias de criação de conteúdo, manter a frequência nas publicações e conversar com o público-alvo específico.

Além disso, essa é uma estratégia que permite mensuração de resultados. Existem inúmeras métricas que permitem acompanhar os resultados e avaliar o sucesso de sua estratégia de marketing de entrada.

Benefícios do Outbound marketing:

Os principais benefícios de Outbound Marketing são:

Alcance de ROI em menor prazo:

Por ser um marketing mais agressivo, esse modelo traz resultados mais rápidos do que o anterior. Com isso, é possível obter o “Return on Investiment” mais rapidamente.

Economia de tempo:

Essa é a ação mais indicada para quem quer resultados rápidos. Outbound marketing pode trazer bons retornos em pouquíssimo tempo, sendo a mais adequada para quem quer economizar tempo.

Maior possibilidade de canais:

Enquanto Inbound marketing funciona exclusivamente para canais digitais, o Outbound se estende para o universo offline. Por isso é uma ação mais abrangente no sentido de variedade de abordagens.

Escolher entre Inbound e Outbound marketing depende de quais resultados e metas deseja atingir. Porém, é importante saber que essas estratégias podem agir em parceria, e não necessariamente se excluem.

Receba conteúdos como este em primeira mão

Não enviaremos spam!

Relacionados

Contábil

Malha Fiscal: Como Evitar Problemas com o Fisco

A malha fiscal, ou malha fina, é uma preocupação constante para empresas e indivíduos que desejam manter suas finanças em ordem e evitar problemas com

Fale com nosso time de especialistas

Responderemos o mais breve possível

Homem analisando tablet - fundo azul