Análise SWOT: O que é e como aplicar em sua empresa?

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Para que uma empresa atinja o sucesso e mesmo se mantenha em destaque no seu segmento de mercado, é preciso que esteja em constante vigília. Ou seja, é importante entender como funciona o seu negócio e estar atento às mudanças, o que pode ser feito com a análise SWOT.

Desse modo, é possível identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que existem na sua empresa. Ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre o que é a análise SWOT e como aplicá-la no seu negócio?

Então, continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é a Análise SWOT
  • Como funciona a Análise SWOT
  • Como aplicar em sua empresa

O que é a Análise SWOT

A análise SWOT é a sigla para strenghts, weaknesses, opportunities e threats. Em português, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, por isso, também recebe o nome de FOFA. Desse modo, trata-se de uma metodologia para posicionar a marca no mercado em que atua.

Em geral, essa ferramenta é usada quando a empresa deseja colocar em prática alguma ação, como um projeto, por exemplo. Também é bastante útil na hora de criar um plano estratégico para o seu negócio. Isso acontece porque na hora de iniciar um novo plano ou projeto é essencial entender a situação atual.

E com a análise SWOT, o gestor e sua equipe conseguem ter uma visão mais ampla da marca em relação ao seu nicho de atuação. Além disso, consiste em uma ferramenta que pode ser usada por empresas de todos os portes e segmentos de mercado.

Assim, a metodologia é bastante flexível, além de ajudar em uma série de ocasiões. Também possui a vantagem de ser fácil de aplicar, por isso, não existem motivos para não usá-la. E claro, possui ainda o benefício de promover uma importante reflexão do gestor e da sua equipe.

Afinal, a análise SWOT faz com que os profissionais se deparem com as fraquezas e ameças que exitem não só dentro da empresa, como também em relação a sua concorrência. Mas também contribui com a identificação de forças e oportunidades, que são essenciais para tornar o trabalho mais assertivo.

Como funciona a Análise SWOT

Para entender melhor como funciona essa metodologia, é preciso descobrir o que significada cada um dos termos que formam a sigla SWOT.

Forças

Quando se fala das forças do seu negócio, refere-se ao que ele possui de melhor. Ou seja, os seus pontos positivos, que tornam a sua empresa diferente das demais. Assim como mais competitiva em um determinado aspecto.

Mesmo que o seu negócio passe por uma crise, é bem provável que ele possua forças, senão, as suas portas já teriam fechado. Dessa maneira, os pontos positivos podem se referir aos produtos ou serviço de alta qualidade, uma equipe comprometida ou o uso de processos que tornam o trabalho mais eficiente.

Ao identificá-los, é possível saber o que dá certo, para então, repetir a receita. Já para ajudar a identificar as forças, então, pergunte-se do que mais os clientes gostam na sua marca. Ou o que faz com que ela seja única e esteja de portas abertas.

Fraquezas

Com isso, fica mais fácil saber no que é preciso melhorar, sendo que as forças podem auxiliar no processo. Além disso, é mais adequado analisar antes as forças e depois as fraquezas, para que as primeiras sirvam de parâmetro e assim seja possível identificar melhor os pontos fracos.

Por mais que uma empresa possua sucesso no seu segmento de mercado, é bem provável que ela tenha fraquezas. Em outras palavras, pontos fracos e desvantagens, que devem ser superados. Portanto, nessa hora, é preciso ser realista, franco e objetivo.

Portanto, deve-se perguntar o que não está bom, o que apresenta baixo desempenho e no que a empresa deixa a desejar para os seus clientes. A partir disso, consegue-se criar estratégias para otimizar o que é necessário.

Oportunidades

É importante que a empresa esteja atenda às oportunidades que existem no seu nicho de atuação. Afinal, são elas que podem ajudar o seu negócio a sair de uma crise, por exemplo, ou permitir que ele se mantenha bem posicionado.

Então, na análise SWOT, as oportunidades consiste no que é possível fazer para aumentar as forças e reduzir as fraquezas. Além disso, não só as internas, mas inclusive as externas, uma vez que pontos fracos e fortes podem haver tanto dentro da empresa quanto fora.

Nesse sentido, as oportunidades é tudo o que deve ser feito para melhorar o que não está como o esperado. Ou mesmo atender uma demanda que está desassistida no seu segmento de mercado a fim de aumentar a conversão de vendas.

Ameaças

Por fim, as ameaças da análise SWOT são todos os problemas que atravancam o crescimento da empresa. Da mesma forma, elas podem ser internas ou externas, no entanto, o mais comum é que as ameaças estejam relacionadas aos desafios existentes no seu nicho de atuação.

Assim, pode ser mais difícil criar ações para combater as ameaças. De todo o modo, é essencial conhecê-las e reduzi-las ao máximo, na medida do possível, para garantir o bom funcionamento do seu negócio.

Como aplicar em sua empresa

Para aplicar a análise SWOT, vale a pena reunir todas as pessoas envolvidas no projeto que motivou o uso da metodologia. Afinal, desse modo, consegue-se ter uma ideia mais ampla da situação, pois um maior número de profissionais envolvidos representa uma maior diversidade de pontos de vista.

Além disso, já que eles vão executar o projeto, plano ou outra ação, é fundamental que também conheçam a realidade da empresa. Assim, contribuem de maneira mais assertiva. A análise SWOT pode ser aplicada ainda quando se pretende lançar um novo produto ou serviço.

Mas independe do motivo, é adequado que a reunião seja objetiva, uma vez que não existe a necessidade de se prolongar demais. Por isso, antes mesmo de acontecer, recomenda-se informar os colaboradores sobre os tópicos que serão levantados, para chegarem preparados.

Desse modo, se eles refletirem a respeito das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças antes, a reunião se torna mais dinâmica e produtiva.

Amanda Almeida

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