Para saber se uma empresa está obtendo o êxito esperado, é preciso usar métricas que ajudem a fazer essa avaliação. Para tanto, existem os indicadores de desempenho, que são considerados grandes aliados da gestão.
Afinal, ao descobrir como anda a performance do seu negócio, é possível fazer os ajustes necessários. E assim ganhar destaque no seu segmento de atuação. Mas quais são as principais métricas para isso?
Se você quer entender mais a respeito do assunto, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, confiras as informações mais relevantes sobre o tema.
- O que são os indicadores de desempenho
- Quais são os indicadores de desempenho
- Como eles se tornam aliados da gestão
O que são os indicadores de desempenho
Conhecidos ainda como indicadores de performance, tratam-se de formas de obter dados relacionados às atividades executadas pela empresa. Com isso, o gestor consegue enxergar com mais clareza se os resultados que a empresa atingiu são os esperados.
Além disso, de acordo com as informações que se quer obter, ou seja, qual atividade ou setor da empresa mais especificamente se quer avaliar, é preciso escolher os indicadores de desempenho adequados. Desse modo, é possível organizar processos, identificar falhas e otimizar os resultados.
De maneira mais ampla, pode-se dizer ainda que essas métricas permitem ao gestor planejar ações com mais assertividade. Também possibilita determinar objetivos e metas com maior precisão e coerência. Os indicadores de desempenho auxiliam ainda o gestor a entender melhor o negócio em que atua.
Quais são os indicadores de desempenho
Há diferentes tipos de indicadores de desempenho, sendo que eles podem ser estratégicos, de produtividade, de qualidade e de capacidade. Os primeiros ajudam a verificar se a empresa está na direção certa rumo aos seus objetivos.
As métricas de produtividade mostram se a quantidade de recursos usados está de acordo com os processos executados. Já os indicadores de qualidade identificam se os clientes estão satisfeitos com o produto ou serviço que a empresa oferece.
Existem ainda as métricas de capacidade, que auxiliam a descobrir se o negócio está atendendo a demanda existente. Vale lembrar que todos esses aspectos devem ser avaliados pelos gestores e da mesma forma estarem alinhados com a missão da empresa.
Além disso, o gestor precisa escolher os indicadores mais úteis para acompanhar. Ou seja, aqueles que mostrem informações relevantes para a tomada de decisões. Então, veja a seguir alguns dos principais:
Indicador de lucratividade
Esse é um dos principais indicadores de desempenho, afinal, apenas ao obter lucro uma empresa consegue manter as suas portas abertas. Para tanto, é preciso reduzir todos os gastos existentes do valor faturado por mês.
Com isso, sabe-se o quanto de lucro a empresa alcançou. E permite que se façam os investimentos necessários para qualificar processos, expandir a marca, entre outras medidas.
Indicador de eficácia
Essa métrica serve para descobrir se a empresa está atingindo os seus resultados. Desse modo, o indicador de performance se baseia no que é realizado, com foco no produto ou serviço e no resultado obtido. Já para analisá-lo, é preciso considerar diferentes aspectos.
Entre eles, o número de reclamação de clientes, o quanto durável é a mercadoria que a empresa vende ou quanto tempo leva para o serviço ser concluído. Conforme a sua atividade, é possível buscar os dados necessários para realizar essa avaliação.
Indicadores de desempenho: eficiência
Por sua vez, essa métrica tem como objetivo avaliar a produtividade da empresa. Isso pode ser feito averiguando a taxa de desperdício de recursos, sejam eles financeiros, sejam humanos e de materiais. Para tanto, é preciso reunir dados sobre o tempo que se gasta nos processos produtivos.
E da mesma forma, quanto dinheiro é necessário para cada processo. Em termos gerais, quanto menos tempo e dinheiro é gasto em um processo, melhor para a empresa, embora seja importante levar em conta os pormenores. De todo o modo, é importante torná-los mais eficientes.
Indicador de atendimento
Essa métrica é um dos indicadores de satisfação e ajuda a entender o nível de qualidade de atendimento ao cliente. Para tanto, é preciso que haja o pós-venda, sendo ele essencial para medir a satisfação dos consumidores.
Nele, a empresa pode fazer uma pequisa de satisfação, controlar o número de clientes que voltam a comprar do seu negócio e contar com um canal que o cliente possa fazer um feedback. Ao acompanhar essa métrica, consegue-se fazer os ajustes necessários para corrigir possíveis falhas.
Indicador de turnover
Os indicadores de desempenho também ajudam na gestão interna da empresa. Ou seja, na relação da marca com os seus colaboradores. Em outras palavras, como está a satisfação dos funcionários.
Afinal, contar com equipes satisfeitas no ambiente de trabalho é uma forma de qualificar o atendimento. Assim como aumentar a produtividade e reduzir os gastos com contratação e dispensa de trabalhadores.
Já para medi-lo, basta calcular o tempo médio que os colaboradores ficam na empresa. Quanto mais, melhor, e se a taxa estiver baixa é urgente identificar as causas e criar maneiras de reter os empregados, inclusive, os mais valiosos para o negócio.
Como eles se tornam aliados da gestão
É possível usar indicadores de desempenho para todas as atividades da empresa, bem como para todos os setores e até mesmo equipes. Isso exige reunir informações pertinentes que possam ser mensuradas.
Dessa forma, o gestor acompanha a performance completa do negócio. Por consequência, fica mais fácil tomar decisões assertivas que contribuam com o sucesso da mesma. Por isso, as métricas são grandes aliadas da gestão de empresas de todos os portes e segmentos de mercado.
Com elas, consegue-se ter um planejamento estratégico com objetivos mais nítidos e contar com um processo orçamentário na medida certa alocando os recursos para onde é realmente necessário. Os indicadores auxiliam ainda na criação de ações de marketing eficientes e na gestão da qualidade.
No entanto, para que isso realmente aconteça, é preciso escolher as métricas certas. Além delas oferecem informações relevantes, devem ser fáceis de medir. Também é importante que as fontes sejam confiáveis e que se faça um acompanhamento permanente dos resultados.
Amanda Almeida