O que é planejamento estratégico? Entenda o conceito!

Equipe observa dados de planejamento estratégico

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Equipe observa dados de planejamento estratégico

Identificar oportunidades, planejar crescimento, reter e fidelizar clientes…existem tantas demandas em uma empresa que fica difícil dar conta de tudo sem um bom planejamento estratégico.

Também conhecido como plano estratégico, se trata de uma espécie de escopo que determina as ações que a empresa deve tomar para chegar a determinados resultados. Hoje você saberá como estruturar e montar o seu plano estratégico.

Entendendo o planejamento estratégico

Para a sua empresa crescer você precisa de organização. Isso é feito através de um planejamento estratégico que compreende onde você está e onde quer chegar, determinando datas e previsões para cada resultado.

Para isso, é preciso pensar nos objetivos estratégicos de curto e longo prazo. Somente a partir da definição de objetivos é que se torna possível criar estratégias para alcançá-los.

Prazo:

O planejamento estratégico de uma empresa pode ser anual, semestral ou trimestral. Você também pode pensar em planos mais longos, que contemplem resultados mais ousados.

No entanto, todos eles precisam ser possíveis de serem alcançados e a rota traçada deve caber no orçamento e na estrutura da empresa para que realmente o planejamento funcione.

5 passos para um planejamento estratégico de sucesso

Um planejamento estratégico de sucesso não deve seguir uma receita de bolo. Afinal, as demandas devem se adequar as necessidades e capacidades de cada empresa e de sua equipe. Porém, algumas dicas são úteis para todos os casos.

Objetivos bem definidos:

Tudo começa com a definição dos objetivos. Para isso, é importante estruturar a missão, visão e valores da empresa, pois o planejamento será pautado justamente nessas premissas.

Diagnóstico externo:

Ainda que o planejamento almeje um crescimento particular da sua empresa, é fundamental compreender o mercado em que você está inserido.

Para isso, é importante analisar o mercado e compreender quais são os impactos positivos e negativos dos quais sua empresa pode se aproveitar ou que podem prejudicar as suas ações. E se preparar para lidar com eles.

Pontos fracos e fortes:

Em seguida, e com o diagnostico externo em mãos, é hora de olhar para os pontos fracos e fortes de seu negócio. Em comparação com a concorrência, saiba quais são os fatores em que a empresa se destaca e aqueles em que é insuficiente.

Plano de ação:

Sabendo quais são os pontos fracos e fortes fica mais fácil estruturar o seu plano de ação. Ou seja, qual caminho efetivamente é possível trilhar para conseguir alcançar os objetivos previamente definidos.

Nessa etapa é fundamental também decidir quais métricas e indicadores serão usados para monitorar a estratégia. Por exemplo, se o objetivo principal é diminuir a taxa de churn você precisa acompanhar a satisfação e o sucesso do cliente com cautela.

Monitore o planejamento estratégioco:

Com o plano estruturado é preciso agora acompanhar a sua estratégia.  Coloque em prática a análise das métricas e dados que você deseja monitorar.

Existem muitas ferramentas disponíveis para isso, incluindo softwares ERP que oferecem uma série de funções que permitem emitir dados e relatórios para analisar a saúde do seu negócio.

3 perguntas essenciais

Parece complexo, mas organizar o seu plano de ação é mais simples do que parece. O ponto de partida é encontrar a resposta para as três perguntas essenciais para um bom planejamento:

Onde seu negócio está atualmente?

Entenda em que momento a sua empresa se encontra economicamente falando, mercadologicamente falando e também com relação aos próprios valores e objetivos que foram determinados na abertura do negócio.

Onde pretende chegar exatamente?

A definição clara dos objetivos é essencial e vamos bater nessa tecla algumas vezes. Sem saber onde quer chegar é impossível traçar a melhor rota para o destino.

Como se planeja chegar lá?

O que você precisa para alcançar tudo o que almeja? É com isso que a empresa precisa se preocupar para definir as tarefas que serão determinadas para alcançar o objetivo principal.

Principais benefícios de um planejamento estratégico

Os benefícios de um planejamento bem estruturado são imensos e podem ir muito além dos lucros financeiros. Uma boa estratégia pode também trazer melhorias para a comunicação e organização interna em muitos fatores.

Post its facilitam planos da empresa

Maior organização:

A ideia do planejamento estratégico é justamente tornar a sua empresa mais organizada. Você terá planos mais determinados e objetivos, o que facilita muito qualquer tomada de decisão e torna mais fácil qualquer movimento empresarial, independente do objetivo.

Assertividade nas decisões

Chegar aonde você deseja requer tomar decisões corretas. Mas, a tomada de decisões não é fácil se você não tem um escopo de ações e não entende a sua empresa e o mercado atualmente. Por isso o plano também auxilia nesse processo, tornando as tomadas de decisões mais táticas e certeiras.

Decisões baseada em dados

Basear as ações empresariais em achismo é não somente um sinal de amadorismo, mas também – e principalmente – um claro sintoma de desorganização.

As suas ações precisam ser baseadas em dados, métricas e informações concretas. O planejamento estratégico exige isso e faz com que a coleta de dados se torne algo natural e essencial no dia a dia empresarial.

Maior priorização de tarefas

Organizar a rotina também é um baita desafio. Com tantas demandas simultâneas e sem um plano específico de ação fica muito difícil (para não dizer impossível) definir e respeitar as prioridades.

Criando um cronograma do que precisa ser feito e determinando prazos e ações para que se concretize você terá muito mais facilidade para alcançar todas as metas com sucesso.

Eleva a produtividade do time

mão feminina branca define estratégias em um papel

Um planejamento estratégico inegavelmente contribui para que a equipe se sinta mais motivada e disposta. Afinal, o objetivo é claro, todos sabem o que fazer para alcançá-lo e todo mundo sabe como contribuir para isso.

Também é importante para destacar os talentos e com isso valorizar aqueles que mais contribuem com o sucesso do seu negócio, criando assim uma equipe engajada, talentosa e qualificada.

Vale destacar que um planejamento estratégico pode atender as demandas de empresas de diferentes portes. Não pense você que é destinado apenas a grandes negócios: é uma ação destinada a todos que almejam sucesso.

Amanda Almeida

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