Macroprocesso da Empresa: Saiba como ter uma visão macro do seu negócio

Macroprocesso da Empresa

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Você sabe o que é o macroprocesso da empresa? Trata-se de um conceito muito importante para quem deseja obter uma visão macro do seu negócio. Dessa forma, é possível obter diversas vantagens para todos os envolvidos, sejam os gestores sejam os colaboradores.

Então, se você quer saber mais a respeito do tema, continue com a leitura deste artigo. E confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é e como funciona o macroprocesso da empresa
  • Quais são os tipos de macroprocessos da empresa
  • Vantagens de ter uma visão macro do seu negócio
  • Como aplicar o conceito de macroprocesso da empresa

O que é e como funciona o macroprocesso da empresa

O macroprocesso da empresa consiste em um conjunto de processos e atividades fundamentais para que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Também são as tarefas que acontecem de maneira contínua, em geral, seguindo sempre o mesmo passo a passo.

É comum ainda que esses processos tenham cada um o seu objetivo específico, sendo que podem ser avaliados por indicativos individuais. E que assim contribuam com o objetivo geral do negócio. Além disso, os processos ocorrem em todos os setores.

Por isso, reúnem profissionais com distintos cargos e funções. Outra característica é que as tarefas que englobam o macroprocesso da empresa podem se dar tanto de maneira paralela quanto de modo encadeado.

De todo o modo, se assemelham de alguma forma. Já pra saber quais são os macroprocessos da empresa é necessário entender o negócio como um todo. Para tanto, é possível fazer algumas perguntas. Entre elas, o que a minha empresa oferece?

Para quem e como se realiza a atividade-fim? Quais são as etapas para realizar uma venda? Como cada setor contribui com o resultado final? Se você sabe responder essas perguntas, quer dizer que há uma clareza a respeito dos processos existentes.

Por consequência, significa ainda entender as conexões entre os setores e o grau de complexidade dos processos. E também que você consegue visualizar os macroprocessos do seu negócio. Ter essa compreensão é muito importante, uma vez que oferece vários benefícios, como veremos mais adiante.

De qualquer forma, um ponto essencial é que ao determinar os macroprocessos da empresa é possível agregar novas atividades com facilidade. Ou seja, na hora de expandir o negócio, as chances de haver sucesso estão garantidas, pois existe o hábito de organizar a maneira como as tarefas devem ser feitas.

Quais são os tipos de macroprocessos da empresa

Os macroprocessos da empresa se dividem em três tipos. Um deles é o macroprocesso primário, que está relacionado com a atividade fim do negócio. Assim, é especificamente o motivo da empresa existir, como vender um produto ou prestar um serviço. Ou produzi-lo, como ocorre no setor industrial.

Outro tipo é o macroprocesso gerencial, onde entram os processos que permitem à atividade fim ser executada. Desse modo, engloba-se os processos de controle, monitoramento e gerência. Em geral, consiste no trabalho executado pelos setores financeiro, RH, TI, marketing e outros.

Por fim, existe o macroprocesso de apoio ou suporte, que englobas as atividades que não estão associadas de modo direto à atividade fim da empresa. No entanto, são indispensáveis para os processos primários serem executados do jeito certo.

Portanto, pode-se dizer que são as atividades que tornam a atividade fim mais eficiente. Em muitos setores, as tarefas realizadas com uso da tecnologia, que aumentam a produtividade e rapidez na rotina dos colaboradores, fazem parte dos macroprocessos de apoio.

Vantagens de ter uma visão macro do seu negócio

A partir do momento que se entende quais são os macroprocessos da empresa, os gestores conseguem ter uma visão macro do seu negócio. Por consequência, há uma série de vantagens para todos os envolvidos.

Para o gestor, torna-se mais fácil definir uma estratégia de sucesso para o negócio prosperar. Já para os responsáveis pela supervisão, o benefício está em conseguirem implantar os processos de maneira assertiva e garantir que sejam executados da forma correta.

Os profissionais dos setores operacionais, por sua vez, entendem como fazer uso das ferramentas adequadas para desempenhar a sua função com excelência. Além disso, se houver algum problema, fica muito mais fácil identificá-lo e até mesmo solucioná-lo com agilidade.

Mais uma vantagem de conhecer os macroprocessos da empresa é a redução dos erros. Afinal, como tudo segue um passo a passo pré-definido, o risco de enganos cai bruscamente. Assim, é possível ainda aumentar a performance da equipe e evitar o retrabalho.

Outro benefício, que é também um resultado de tudo isso: a economia de recursos financeiros. Desse modo, o que seria gasto refazendo processos pode ser investido no seu melhoramento. E claro, ocorre uma maior lucratividade, já que os objetivos do negócio, como vender, são mais facilmente atingidos.

Como aplicar o conceito de macroprocesso da empresa

A sua empresa já pode realizar os macroprocessos de forma adequada, mas isso ainda não estar bem identificado. Nesse caso, o primeiro passo é identificá-los e depois validá-los, para que se tornem oficiais. Caso o seu negócio não os tenha organizados, é preciso ordená-los.

Ou seja, se não houver um passo a passo que todos os colaboradores sigam, é recomendado definir um protocolo. Ele deve ser o método mais apropriado para executar um processo e, assim, precisa ser determinado como padrão.

Além disso, pode ser preciso treinar os profissionais para que eles realizem as suas tarefas seguindo os processos estipulados. É importante ainda que todos os colaboradores e gerência estejam a par de quais são os macroprocessos da empresa.

Para tanto, indica-se criar um fluxograma de processos com o cuidado de respeitar a hierarquia da empresa. É necessário que ele indique todos os setores da empresa e para cada um deve-se listar as atividades que lhe cabem.

Em alguns casos, as tarefas podem ser de competência de mais de um setor e isso precisa aparecer no fluxograma. Aliás, as informações devem aparecer de maneira clara, de modo que qualquer pessoa, inclusive, de fora da empresa, ao olhar para o fluxograma entenda o caminho que passa cada processo.

Amanda Almeida

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